O VERDADEIRO JEJUM

ÍNDICE

"O VERDADEIRO JEJUM"

“Não! Não é esse o jejum que eu quero. Eu quero que soltem aqueles que foram presos injustamente, que tirem de cima deles o peso que os faz sofrer, que ponham em liberdade os que estão sendo oprimidos, que acabem com todo tipo de escravidão. O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que deem roupa aos que não têm e que nunca deixem de socorrer os seus parentes.” (Isaías 58: 6-7).

Este vaticínio proferido por Deus, através do profeta Isaías, contra Israel, um povo muito cioso de sua religiosidade, continua como de resto em toda a Bíblia, atualíssimo, como um libelo acusatório acerca de uma espiritualidade inútil e de uma devoção estéril.

A Cruz aponta dois caminhos, duas vertentes, sempre complementares, jamais antagônicas: o amor devido totalmente a Deus, vertical, e o amor devido às pessoas, criaturas deste mesmo Deus, horizontal. E este amor às pessoas, às gentes, se faz de forma ativa, prática, é materializada através de atitudes objetivas e substantivas, que sempre apontem para Deus e levem as pessoas a glorificarem a Deus através de nossas vidas.

É preciso que cada vez mais, orientados pelo Espírito Santo, instrumentalizemos a Vida de Deus concretamente nas vidas dos que sofrem, dos que choram, dos que são espoliados pelos poderosos.

A Igreja, a genuína, a autêntica, a que tem Jesus como Seu Pastor, precisa pregar com ousadia o Evangelho do Reino de Deus e viver e testemunhar deste Evangelho transformador nas ruas, nas praças, nos becos, nas vielas, nos caminhos onde as pessoas estão morrendo e sofrendo sem Jesus.

Pr. Cláudio Duarte

 

 

"SÉRIE - NOSSOS HINOS E SUAS HISTÓRIAS"

Manso e Suave (222 CC)

Letra e Música: Will Lamartine Thompson (1847-1909)

Texto Bíblico: Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve. (Mateus 11:28-30)

Will Lamartine Thompson, natural de Liverpool, leste do Estado de Ohio, América do Norte, nasceu a 7 de novembro de 1847.

Apesar das dificuldades financeiras por que passavam os compositores de música popular daquela época, possuindo, ele, um bom senso de negociante, enriqueceu e se tornou conhecido como “o compositor milionário”.

Thompson era filho de um casal presbiteriano. Aos 16 anos começou a compor, porem sua fama só apareceu em 1875.

O sucesso alcançado com a publicação de músicas foi tão promissor que Thompson fundou uma casa de música na qual, mais tarde, passou a vender não somente coleções de música populares, clássicas e sacras, como, também, pianos, órgãos e outros instrumentos musicais. Suas publicações foram usadas em diversas partes do mundo. Apesar de haver se tornado “o compositor milionário”, nem por isso Thompson se esqueceu de agradecer a Deus que tanto o abençoou. Apesar de ser um dos cidadãos mais proeminentes de sua cidade, Thompson nunca deixou de dar o testemunho de seu Salvador, que o salvou desde a sua infância. Nas palavras de um de seus amigos íntimos, Thompson possuía “um excelente caráter e um belo espírito que não eram menores do que o seu imenso talento musical”. “Simplicidade, sinceridade, humildade e justiça foram as características de sua vida”.

Thompson sentia que devia algo a Deus e por isso dedicou o seu talento de compositor unicamente a composição de músicas sacras. Muitas vezes colocou o seu piano numa carroça puxada por dois cavalos e foi para a roça, tocando e cantando hinos de sua autoria.

Entre os vários hinos que Thompson escreveu, um deles recebeu uma homenagem toda especial quando, em dezembro de 1899, Thompson foi ao estado de Massachusetts para visitar o famoso evangelista D.L. Moody, que estava gravemente enfermo. Tão grave era o estado de saúde de Moody, que o seu médico não permitiu que Thompson o visitasse. Do seu leito de morte, Moody ouviu a voz de Thompson e pediu que ele entrasse. O grande evangelista, agarrando a mão de Thompson, disse: “Will, preferia ter escrito o seu hino” Manso e Suave”, mais do que qualquer outra coisa que tenho feito em minha vida inteira”. Essa declaração, saída dos lábios de um dos maiores evangelista de todos os tempos, valeu como uma consagração; foi a homenagem máxima.

A música com a qual cantamos o hino “Manso e Suave” é também da autoria de Will Lamartine Thompson, “o compositor milionário”, cuja vida foi distinguida pela “sinceridade, simplicidade, humildade e justiça.”

SE OS HINOS FALASSEM – Vol. 1

Dica Feliz Idade

A vida é um eterno jogo de ciclos, uns mais longos, outros mais curtos, mas o que tudo na vida possui em comum, é uma tendência universal ao efeito gangorra, onde algumas vezes, estamos lá em cima e outras, passamos para baixo.
O importante, é que você tenha consigo sempre presente, que crises, problemas, turbulências, discussões, atribulações, são componentes naturais e frequentes em qualquer relação, mas saiba, que independente do tamanho do furacão, o sol sempre volta e tudo se acalma. E jamais se esqueça da promessa de Deus pra sua vida:
"Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam". Tiago 1:12

É desnecessário mencionar que entre a calmaria e a turbulência, o melhor momento de tomar decisões, é quando a poeira baixa e tudo volta ao seu lugar.
Consequências existem, sempre, mas sejam quais forem, sempre são melhores observadas com o tempo limpo e tranquilo.

Dica Feliz Idade:
Tire um tempo pra você. Não preencha seus dias apenas com atividades obrigatórias. Leia um livro, assista um filme, ouça uma música ou aprenda uma habilidade nova.

A escolha é sua: por você e para você.

Joenice Lopes

                                         

 

A IGREJA E A RECONCILIAÇÃO DO HOMEM COM DEUS

"Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação" (2 Cor 5:18-19).
          A condição do homem é desesperadora sem Deus. O pecado nos afastou dele. Fomos desobedientes e, logo, condenados. Com a obra vicária de Cristo, somos redimidos. O amor de Deus por nós transforma-se em graça e misericórdia. Deus trabalha por nós e através de nós.
          A missão da Igreja consiste em ser "boca de Deus" neste mundo. Mas para que isso seja possível é necessário que ela seja transformada por Cristo e esteja compromissada, amando o próximo e compreendendo que sua maior missão é servir. Sendo assim, a missão da Igreja é uma extensão da missão de Jesus, pois a missão não existe para que a Igreja tenha apenas uma atividade, e sim por causa da missão de Cristo, que é trazer as boas notícias de salvação a todos os moradores da terra.
          A Igreja pode e deve ser um agente transformador da sociedade por meio da aplicação do evangelho em sua totalidade. Assim como Jesus transformou significativamente o mundo com sua vida dedicada em favor da humanidade, a Igreja, se seguir o seu exemplo, não se omitindo nem negligenciando tais aspectos, terá por resultado a transformação tanto dela mesma como da sociedade. A Igreja que anuncia a redenção presente na pessoa de Cristo compreende seu papel de relevância ao mundo. 
                                                                                                        (EXTRAÍDO)

 

PIBMESQUITA EM AÇÃO

“COMPROMETIDOS COM A OBRA DE DEUS”

Prelúdio

Boas Vindas

“Importa que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar” (João 9. 4). 

Oração 

Leitura Bíblica: Salmos 138

Render-te-ei graças, SENHOR, de todo o meu coração; na presença dos poderosos te cantarei louvores.
Prostrar-me-ei para o teu santo templo e louvarei o teu nome, por causa da tua misericórdia e da tua verdade, pois magnificaste acima de tudo o teu nome e a tua palavra.
No dia em que eu clamei, tu me acudiste e alentaste a força de minha alma.
Render-te-ão graças, ó SENHOR, todos os reis da terra, quando ouvirem as palavras da tua boca,
E cantarão os caminhos do SENHOR, pois grande é a glória do SENHOR.
O SENHOR é excelso, contudo, atenta para os humildes; os soberbos, ele os conhece de longe.
Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos; a tua destra me salva.
O que a mim me concerne o SENHOR levará a bom termo; a tua misericórdia, ó SENHOR, dura para sempre; não desampares as obras das tuas mãos. 

Canto “Grande é o Senhor e Mui Digno de Louvor”

Grande é o Senhor e muito digno de louvor
Na cidade do nosso Deus, seu santo monte
Alegria de toda terra.

Grande é o Senhor em quem nós temos a vitória
Que nos ajuda contra o inimigo
Por isso diante dele nos prostramos.

Queremos o seu nome engrandecer
E agradecer-te por tua obra em nossa vida
Confiamos em teu infinito amor
Pois só tu és o deus eterno sobre toda terra e céus.

Queremos o seu nome engrandecer
E agradecer-te por tua obra em nossa vida
Confiamos em teu infinito amor
Pois só tu és o deus eterno sobre toda terra e céus.

Momento de Oração 

Momento de Fidelidade e Gratidão 

Canto “Consagração”

Ao Rei dos reis consagro tudo o que sou
E de gratos louvores transborda o meu coração
A minha vida eu entrego nas tuas mãos, meu Senhor
Pra te exaltar com todo meu amor
Eu te louvarei conforme a tua justiça
E cantarei louvores, pois tu és altíssimo

Celebrarei a ti, ó Deus, com meu viver
Cantarei e contarei as tuas obras
Pois por tuas mãos foram criados
Terra, céu e mar e todo ser que neles há

Toda a terra celebra a ti
Com cânticos de júbilo
Pois tu és o Deus criador

Celebrarei a ti, ó Deus, com meu viver
Cantarei e contarei as tuas obras
Pois por tuas mãos foram criados
Terra, céu e mar e todo ser que neles há

Toda a terra celebra a ti
Com cânticos de júbilo
Pois tu és o Deus criador

Toda a terra celebre a ti
Com cânticos de júbilo
Pois tu és o Deus criador

A honra, a glória, a força
E o poder ao Rei Jesus
E o louvor ao rei Jesus

A honra, a glória, a força
E o poder ao rei Jesus
E o louvor ao rei Jesus

A honra, a glória, a força
E o poder ao rei Jesus
E o louvor ao rei Jesus

Vídeo Missionário                                  

Oração de Gratidão 

“Porque assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tiago 2.26). 

Mensagem da Palavra – Pastor Renato Reis 

Canto 492 HCC “Mãos ao Trabalho” (Coghill/Mason)

Mãos ao trabalho, crentes, com incessante ardor;
vamos, enquanto temos nossa vida em flor.
Vamos, enquanto é dia, com força trabalhar,
pois, quando chega a noite não há lidar.

Mãos ao trabalho, crentes, antes que fuja a luz;
temos agora tempo de servir Jesus.
vamos à santa causa hoje nos dedicar,
pois, quando chega a noite, já não há lidar.

Mãos ao trabalho, crentes, vem já o anoitecer;
firmes, enquanto a morte não nos abater.
Vamos, irmãos, à obra, por Cristo trabalhar,
pois, quando chega a noite, vamos descansar.

Interação 

Oração 

Bênção 

Poslúdio

"CRENDO PARA VIDA ETERNA"

Prelúdio

Boas Vindas

“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna” (João 6.47). 

Oração 

Leitura Bíblica: João 3.14-21

E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,
Para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.
Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras.
Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus. 

Canto “Vim Para Adorar-te”

Luz do mundo
Vieste à terra
Pra que eu pudesse Te ver
Tua beleza me leva a adorar-Te
Quero contigo viver

Vim para adorar-Te
Vim para prostrar-me
Vim para dizer que és meu Deus

És totalmente amável
Totalmente digno
Tão maravilhoso
Para mim

Eterno Rei
Exaltado nas alturas
Glorioso nos céus
Humilde vieste à terra que criaste
Pôr amor ao pobre se fez

Vim para adorar-Te
Vim para prostrar-me
Vim para dizer que és meu Deus

És totalmente amável
Totalmente digno
Tão maravilhoso
Para mim

Vim para adorar-Te
Vim para prostrar-me
Vim para dizer
Que és meu Deus

És totalmente amável
Totalmente digno
Tão maravilhoso
Para mim

Eu nunca saberei o preço
Dos meus pecados lá na cruz (6x)

Vim para adorar-Te
Vim para prostrar-me
Vim para dizer
Que és meu Deus

És totalmente amável
Totalmente digno
Tão maravilhoso
Para mim

Momento de Fidelidade e Gratidão 

Canto “Pão da Vida”

Cristo levou sobre Si as nossas dores
Ele levou sobre Si as nossas transgressões
O castigo que nos traz a paz estava sobre ele
E por Suas chagas fomos sarados

Ele tomou sobre Si as nossas maldições
Ele sofreu para que tivéssemos perdão
O Seu sangue derramou para nos resgatar das trevas
E nos lavar de toda iniquidade

Jesus, pão da vida
Jesus, luz do mundo
Príncipe da paz
Maravilhoso conselheiro
Fonte de eternidade e amor

Jesus, Deus Emanuel
Jesus, Santo dos santos
Árvore da vida, rio que brota do trono de Deus
Alegria profunda no meu coração

Ele tomou sobre Si as nossas maldições
Ele sofreu para que tivéssemos perdão
O Seu sangue derramou para nos resgatar das trevas
E nos lavar de toda iniquidade

Jesus, pão da vida
Jesus, luz do mundo
Príncipe da paz
Maravilhoso conselheiro
Fonte de eternidade e amor

Jesus, Deus Emanuel
Jesus, Santo dos santos
Árvore da vida, rio que brota do trono de Deus
Alegria profunda no meu coração

Recebe adoração, Jesus
És digno de louvor, Jesus, Jesus, recebe adoração

Oração de Gratidão 

“Mas Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades” (Isaías 53.5). 

Mensagem da Palavra – Pastor Renato Reis 

Canto 124 HCC “Morri na Cruz por ti” (Havergal/Bliss)

Morri na cruz por ti,
morri pra te livrar;
meu sangue, sim,
verti, e posso te salvar.

Morri, morri na cruz por ti;
que fazes tu por mim?
Morri, morri na cruz por ti;
que fazes tu por mim?

Aqui vivi por ti,
sofri desprezo e dor.
Eu tudo fiz aqui
pra ser teu Salvador.

Morri, morri na cruz por ti;
que fazes tu por mim?
Morri, morri na cruz por ti;
que fazes tu por mim?

Sofri na cruz por ti,
a fim de te remir;
a vida consegui,
que tu irás fruir.

Morri, morri na cruz por ti;
que fazes tu por mim?
Morri, morri na cruz por ti;
que fazes tu por mim?

Eu trouxe salvação,
dos altos céus favor;
é livre meu perdão,
sincero meu amor.

Morri, morri na cruz por ti;
que fazes tu por mim?
Morri, morri na cruz por ti;
que fazes tu por mim?

Ceia do Senhor 

“Rude Cruz” – Orquestra de Câmara PIB de Mesquita (Vídeo) 

Agradecimentos – Min. Lindalva 

Interação 

Oração 

Avisos 

Bênção 

Poslúdio

OREMOS PELOS IRMÃOS


Ana Luiza Barreira, Ednéa Barreto, Emília de Souza Baptista, Káthie Crivello (cunhada de Rosane), Kilmarina, Marlete, Maria Helena & Júnior Lira, Josiane e Maria Eduarda (filha e neta de Catarina), Natália (sobrinha de Rosane), Tiago (filho de Rita Vital), Valmir Anunciação e Dc. Valter Ferreira.

 

FELIZ ANIVERSÁRIO!

Dia 06/05: José Ferreira de O. Jr (3765-3388);

Dia 08/05: Paulo Sérgio M. de Oliveira (3763-0577), Rogério Gomes Aguiar (2796-3318);

PARABÉNS! QUE DEUS ABENÇOE NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS!

 

 

CULTO PRESENCIAL

Clique no botão para fazer a sua inscrição