Primeira Igreja Batista de Mesquita
Fundada em 22 de março de 1942
 Edição nº 06/ 07 de Fevereiro de 2021

ÍNDICE

A PANDEMIA, A QUARTA ONDA E O QUE PODEMOS APRENDER COM JESUS

Depressão, transtornos de ansiedade e doenças relacionadas ao estresse já eram comuns em nossa sociedade. Porém especialistas alertam para o aumento de casos destas doenças emocionais relacionadas à Pandemia de Covid-19. O que estão chamando de a QUARTA ONDA!  

Infelizmente, esta Quarta Onda, ou agravamento da saúde mental da população, já esta aqui. Temos visto e ouvido relatos de pessoas que estão passando por situações de estresse e ansiedade causadas pelo longo período de isolamento social e outras que após saírem dos difíceis momentos de internação, apresentam sintomas de depressão, tristeza profunda ou estresse pós-traumático. Precisamos começar a agir para minimizar o sofrimento e os danos que esta pandemia tem nos trazido.

Neste momento, volto meus olhos para Jesus e o que podemos aprender com ele, quando em um momento de extrema tristeza e depressão (termo contemporâneo, que ainda não existia nos tempos das Escrituras), estava no Jardim do Getsêmani e foi “tomado de tristeza e angústia” e disse aos seus discípulos: “a minha alma está profundamente triste até a morte”.

Jesus nos ensina passos importantes para a luta contra os transtornos emocionais ou o que poderemos enfrentar na Quarta Onda, segundo o que encontramos em Mt. 26.37-39:

  1. Jesus escolheu os amigos para estarem próximo a ele (V.37)Quando sofremos costumamos não querer ninguém perto de nós. Porém aprendemos aqui que a comunhão fraternal é um instrumento divino para o coração ferido. Os amigos nos ajudam a enxergar melhor, quando nossa esperança está turva. E Jesus, mesmo sendo o Filho de Deus, não abriu mão destas companhias.
  2. Jesus abriu seu coração (V.38) – Uma das grandes dificuldades de quem passa por um momento emocional difícil é compartilhar a sua dor com aqueles que estão próximos. Jesus não teve qualquer receio de imaginar o que os discípulos pensariam dele, ou se o julgariam com medo e menos “Rei dos Reis” neste momento. Ele não se preocupou com sua reputação. Ao expressarmos para os outros o quanto estamos sofrendo aliviamos a carga e o peso daquilo que carregamos nesta dor.
  3. Jesus pediu que intercedessem e lutassem por ele (V.38) – Neste momento o Mestre não queria apenas que soubessem de sua angústia, mas que também lutassem com ele para afastar todo o mal. Ao compartilhar nossa dor com nossos irmãos, o Corpo de Cristo, convidamos a todos para um dos melhores aspectos da Vida Cristã: a união em meio às tribulações.
  4. Jesus derramou seu coração diante do Pai (V.39) – Normalmente em nossos momentos de dor, confiamos mais em nossas emoções, em nossas ações, do que nos fatos e nas Palavras de Deus. Com Jesus aqui aprendemos que podemos levar qualquer assunto ao Pai, mesmo quando nossas emoções até desejariam ir contra a vontade Deus (“Se possível, passa de mim este cálice!”). Deus possui a última palavra para todas as nossas dores e aflições. Como afirma o salmista: “É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças;” (Sl 103.3).
  5. Jesus olhou para sua Glória futura (Hb.2) – Jesus não se apegou apenas nas circunstancias presencias, na dor que estava passando naquele momento. Não ficou pensando somente no sofrimento que estava passando, mas se apegou a Glória futura que lhe era reservada. Neste trecho de Hebreus aprendemos que devemos “olhar firmemente” para Jesus e aprender com seus sofrimentos terrenos. O que Deus nos reserva, será muito melhor do que tudo que podemos imaginar.

As doenças emocionais podem ser complexas, algumas ainda não encontramos curas ou os tratamentos são longos e difíceis. Muitas vezes por não compreendermos, ou não aceitarmos, buscamos “curas rápidas”. Em Jesus, diante de seu momento mais difícil, vemos como Ele deixa o exemplo de luta contra o sofrimento da alma. Lembremo-nos que Ele, não é apenas o nosso exemplo, mas também nosso Redentor, que sofreu e venceu a morte. E que podemos recorrer a Ele em nossos momentos de aflição. Que Deus nos ajude em nossa caminhada, por mais difícil que ela possa parecer, enquanto aguardamos o Encontro Glorioso, com Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!

Elis Sant’Anna

REAVIVAMENTO

Nestes dias em que tanto ouvimos o desafio para um avivamento em nossas Igrejas, não podemos esquecer que uma das marcas horizontais do povo avivado no livro de atos, era a conversão de toda a família. Foi assim nas casas de Lidia (At. 16:15), do carcereiro (At. 16:34), de Cornélio (At. 10:24,48) e de Cristo (At. 18:8).

Nossas vidas cristãs precisam influenciar os nossos lares.

Reavivamento é o mesmo que "fazer reviver". Vamos buscar em Deus, condições, graça e misericórdia para reavivamento dos nossos lares.  Reviver o amor, o perdão, o respeito.

Uma fábula:

             A falência da família: diz que três mocinhas estavam no inferno e resolveram fazer uma ligação telefônica para as famílias.

A primeira foi, e ligou, e contou para mãe como estava lá, como era quente, como era feio, ...falou ...falou, quando terminou, passou no caixa e pediu a conta. A telefonista cobrou U$ 1.200(dólares).

A segunda da fila foi, ...falou ...falou contou para mamãe quem tinha encontrado ali, ...falou ...falou ao sair, procurou a moça do caixa e foi pagar o seu interurbano, U$ 3.500(dólares).

Veio à terceira conversar com seus familiares mais tempo que as outras. Falou um bom tempo com o pai, mãe, irmão. Ao sair, esperava ser cobrada uma taxa maior, para sua surpresa a telefonista acionou o sistema, e não veio valor nenhum "é de graça". Mas de graça não pode, ela falou mais tempo que as outras.

Como boa funcionária, procurou o gerente para lhe dar uma boa explicação ou ver se a máquina estava com defeito.

O gerente explicou rápido: "- é que ligação local, não cobramos". É que a casa da terceira menina era o próprio inferno ou era um inferno.

E quantas casas não se parecem? Identificam-se bem com o inferno?

Cristo pode mudar a realidade dos nossos lares pela ação viva do espírito santo.

Aviva nos Senhor! Deus abençoa nossa casa.

Extraído de Reavivamento na família

Simontom Cesar de Araujo

 

                                                 

 

Celebração da juventude

Nossa celebração de fevereiro já está com data marcada. Dia 20/02 estaremos juntos para adorarmos o Deus da vida. Reservem esta data e participem.

Encontro ZOE

Nossa quadra de vôlei já foi inaugurada no dia 30 e foi um sucesso. Dia 27/02 acontecerá nosso segundo encontro ZOE do ano, daremos continuidade ao nosso projeto esportivo e estenderemos aos pais de nossos adolescentes e jovens. Será um momento muito agradável onde filhos e pais poderão estar juntos desfrutando da alegria de viver em comunhão.

Atenção para nossos encontros semanais !!!

Todas as quintas às 20h estão acontecendo encontros de oração dos jovens e todas as segundas às 19h dos adolescentes pela plataforma Zoom. Tem sido momentos preciosos de oração neste período difícil que estamos vivendo. Os links das reuniões estão sendo disponibilizados pelos grupos de Whatsapp dos Jovens e dos adolescentes. Fiquem ligados!

 

Pregues a Palavra!

Na segunda carta a Timóteo, capítulo 4, dos versículos 1 a 4, Paulo não somente pede, mas determina a Timóteo que pregue a Palavra.

E este é também o tempo de nós pregarmos a Palavra: que Jesus é O Caminho, a Verdade e a Vida; que só Jesus é o Mediador entre Deus e os homens; que só em Jesus há Salvação e sempre acontece pela Graça; que Jesus voltará e julgará a todos os homens; que há uma Eternidade, que há céu e que inferno. Precisamos pregar Jesus, a Única Verdade absoluta!

ESPECIAIS E ADMIRÁVEIS

Pai, graças te damos pela maneira como fomos criados; tu és tremendo e maravilhoso! Tu nos alegras a alma, com os teus feitos; as obras das tuas mãos motivam-nos a cantar de alegria! (Salmos 139.14; 92. 4).

            Cremos num Deus que está ao nosso lado independente do que estejamos vivenciando. Às vezes, quando o achamos distante, este grandioso salmo serve de consolo e lembrete de que Deus está sempre presente ciente dos nossos problemas e necessidades. É maravilhoso reconhecermos que coisas preciosas vem das mãos Dele, e anunciar seu amor e a sua fidelidade, são atitudes que produzem profunda alegria. Vale a pena fazermos disso uma prática diária.

Min. Lindalva M. Costa

 

EVANGELIZAR É TRAVAR RELACIONAMENTOS

 Travar relacionamentos se constitui numa necessidade básica do ser humano, não importa a época ou local. Foi o próprio Deus quem avaliou que não era boa a solidão do homem e providenciou uma companhia. O isolamento do homem, especialmente o moderno, mesmo em meio a uma multidão, se constitui num desafio epidêmico. Muito além das considerações necessárias e relativas à saúde, falamos aqui em relacionamento para cumprir o propósito de Deus quanto à evangelização.
          O cerne da ordem evangelizadora, dada por Jesus aos discípulos, inclui o travar relacionamentos. Isso porque não é possível ensinar a guardar todas as coisas que Jesus nos mandou (Mt 28.20) em um encontro de poucos minutos, muitos menos em sermões para uma multidão .Talvez por isso, a Igreja tenha optado por "ensinar todos os dias no templo e de casa em casa" (At 5.42) e Jesus tenha chamado doze discípulos para formar um Pequeno Grupo (Lc 6.12-19).
          Por outro lado, travar relacionamentos é uma arte a ser aprendida. No caso do encontro deste texto, a mulher respondeu com certa dureza e recriminação, quando Jesus lhe pediu água. Mesmo considerando a rivalidade entre judeus e samaritanos, os orientais, geralmente, eram sensíveis a um pedido de água, portanto, era de se esperar que a súplica fosse atendida de pronto (Jó 22.7 e Pv 25.21). Se não fosse a habilidade e o amor genuíno, além do senso de missão do Messias, estaria armado o cenário para o encerramento da conversa ali mesmo. Mas, por trás da mulher endurecida pela vida, estava alguém que precisava de apoio, compreensão e amor. Se o homem tem, muitas vezes, dificuldade de tolerar a si mesmo, quanto mais a travar relacionamentos, Mas o Mestre Jesus só tem mais uma aula. Aprendamos!

                                                                                      (EXTRAÍDO)

 

PIBMESQUITA EM AÇÃO

DEUS NOS AMA COM AMOR PERFEITO, SALVADOR E ETERNO

Prelúdio

Boas Vindas

Oração

 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3. 16).

Canto “Amor Maior”

Tua Santidade é grande
Teu amor imensurável
Tuas palavras, dentro em mim
Me fazem ver que eu sou teu

Te adorarei, te bendirei
És para mim Amor maior
És para mim amor melhor

Em teus braços eu me aconchego
Tua doce voz me leva à descansar
Tua palavra me faz sentir consolo e paz
Pois sou teu

Te adorarei, te bendirei
És para mim Amor maior
És para mim amor melhor

Amor maior não há
Amor melhor não há

Te adorarei, te bendirei
És para mim Amor maior
És para mim amor melhor

Canto “Oh, Quão Lindo esse Nome é”

No início eras a palavra

Um com deus, o altíssimo

O mistério de tua glória

Cristo, em ti, se revelou

Oh quão lindo esse nome é

Oh quão lindo esse nome é

O nome de Jesus, meu rei

Oh quão lindo esse nome é

Maior que tudo ele é

Oh quão lindo esse nome é

O nome de Jesus

Deixou o céu para buscar-nos

Veio pra nos resgatar

Amor maior que o meu pecado

Nada vai nos separar

Oh quão maravilhoso é

Oh quão maravilhoso é

Oh nome de Jesus, meu rei

Oh quão maravilhoso é

Maior que tudo ele é

Oh quão maravilhoso é

O nome de Jesus

Oh quão maravilhoso é

O nome de Jesus

A morte venceste

O véu tu rompeste

A tumba vazia agora está

O céu te adora

Proclama tua glória

Pois ressuscitaste e vivo estás

És invencível

Inigualável

Hoje e pra sempre reinarás

Teu é o reino

Tua é a glória

Acima de todo nome estás

Poderoso esse nome é

Poderoso esse nome é

O nome de Jesus meu rei

Poderoso esse nome é

Mais forte que tudo é

Poderoso esse nome é

O nome de Jesus

És invencível

Inigualável

Hoje e pra sempre reinarás

Teu é o reino

Tua é a glória

Acima de todo nome estás

Poderoso esse nome é

Poderoso esse nome é

O nome de Jesus meu rei

Poderoso esse nome é

Mais forte que tudo é

Poderoso esse nome é

O nome de Jesus 

Leitura Bíblica: 1 João 4. 7-12

 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.
Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele.
Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.
Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros.
Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado.

Momento de Fidelidade e Gratidão

Canto 32 HCC “Ao Deus de Amor e de Imensa Bondade” (Ginsburg/Stebbins)

Ao Deus de amor e de imensa bondade,
com alegria, bem alto, aclamai.
Com coração trasbordante de graças,
seu grande amor todos juntos louvai.

No céu, na terra, que maravilhas
vai operando o poder do Senhor!
Mas, seu amor aos 
homens perdidos
das maravilhas é sempre a maior.

Já nossos pais nos contaram a glória
de Deus, falando com muito prazer,
que nas tristezas, nos grandes perigos,
ele os salvou por seu grande poder.

No céu, na terra, que maravilhas
vai operando o poder do Senhor!
Mas, seu amor aos 
homens perdidos
das maravilhas é sempre a maior.

Hoje também exultantes cantamos
que as orações ele nos atendeu.
Seu forte braço, que faz maravilhas,
em nosso auxílio ele sempre estendeu.

No céu, na terra, que maravilhas
vai operando o poder do Senhor!
Mas, seu amor aos 
homens perdidos
das maravilhas é sempre a maior.

Foi até hoje e daqui para sempre
ele será nosso eterno poder,
nosso castelo bem forte e seguro
e nossa fonte de excelso prazer.

No céu, na terra, que maravilhas
vai operando o poder do Senhor!
Mas, seu amor aos 
homens perdidos
das maravilhas é sempre a maior.

Oração de Gratidão

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor” (1 Coríntios 13.13).

Mensagem Musical – Alisson Moraes

Mensagem da Palavra – Pastor Renato Reis

Ceia do Senhor

Canto 499 HCC “Ouvi Contar a História de Jesus” (Barlet)

Ouvi contar a história de Jesus, o Rei da glória, que do céu desceu e aqui viveu porque me quis salvar. Ouvi do sofrimento que ele padeceu, morrendo. Arrependi-me e confiei em Cristo, o Salvador.

Jesus me dá vitória, vitória completa.
Buscou-me, comprou-me com sangue remidor.
De 
coração amou-me, da perdição salvou-me.
Vitória me assegurou Jesus, meu Salvador.

Jesus aqui curava; seu poder favor mostrava.
Aleijados Cristo fez andar e aos cegos deu visão. Clamei a Cristo: “Cura meu espírito em tortura.” Minha alma ele então limpou e deu-me a salvação.

Jesus me dá vitória, vitória completa.
Buscou-me, comprou-me com sangue remidor.
De 
coração amou-me, da perdição salvou-me.
Vitória me assegurou Jesus, meu Salvador.

Ouvi de um lar glorioso que Jesus, meu Rei bondoso, preparou nos céus, e um dia ali com ele habitarei. E no celeste coro cantarei a antiga história. Ao meu Senhor e Salvador pra sempre louvarei.

Jesus me dá vitória, vitória completa.
Buscou-me, comprou-me com sangue remidor.
De 
coração amou-me, da perdição salvou-me.
Vitória me assegurou Jesus, meu Salvador.

Interação

Oração

Poslúdio

 

NEGUE-SE A SI MESMO

Prelúdio

Boas Vindas

“Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me” (Mateus 16.24).

Leitura Bíblica: Romanos 12. 1-8

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função,
Assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,
Tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé
Se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo
Ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que preside, com diligência; quem exerce misericórdia, com alegria.

Oração

Canto “Reina em Mim”

Sobre toda a terra Tu és o Rei
Sobre as montanhas e o pôr-do-Sol
Uma coisa só meu desejo é
Vem reinar de novo em mim

Reina em mim com Teu poder
Sobre a escuridão
Sobre os sonhos meus
Tu és o Senhor de tudo o que sou
Vem reinar em mim, Senhor

Sobre o meu pensar, tudo que eu falar
Faz-me refletir a beleza que há em ti
Tu és para mim mais que tudo aqui
Vem reinar de novo em mim

Reina em mim com Teu poder
Sobre a escuridão
Sobre os sonhos meus
Tu és o Senhor de tudo o que sou
Vem reinar em mim, Senhor

Sobre o meu pensar, tudo que eu falar
Faz-me refletir a beleza que há em ti
Tu és para mim mais que tudo aqui
Vem reinar de novo em mim

Reina em mim com Teu poder
Sobre a escuridão
Sobre os sonhos meus
Tu és o Senhor de tudo o que sou
Vem reinar em mim, Senhor

Reina em mim com Teu poder
Sobre a escuridão
Sobre os sonhos meus
Tu és o Senhor de tudo o que sou
Vem reinar em mim, Senhor

Canto “O Meu Querer”

Cada vez que eu abrir a minha boca
Cada vez que eu olhar na direção de alguém
Cada vez que, passo a passo, eu chegar em algum lugar
Seja a tua voz, sejam teus olhos, sejam os teus pés

Cada vez que eu tocar num rosto em pranto
Cada vez que eu fizer o que já não se faz
Cada vez que, em silêncio, eu doar a outra face
Sejam Tuas mãos, seja Tua graça e o teu amor

Eu quero te servir, eu quero te obedecer
Viver tua vontade, refletir tua verdade
Te honrar com minha vida, em tudo te adorar
Mestre, amigo, amado Jesus
Esse é o meu querer.

Cada vez que eu tocar num ombro amigo
Cada vez que eu fizer o que já não se faz
Cada vez que, em silêncio, eu doar a outra face
Serei tuas mãos, venha tua graça e o teu amor

Eu quero te servir, eu quero te obedecer
Viver tua vontade, refletir tua verdade
Te honrar com minha vida, em tudo te adorar
Mestre, amigo, amado Jesus
Esse é o meu querer.

Eu quero te servir, eu quero te obedecer
Viver tua vontade, refletir tua verdade
Te honrar com minha vida, em tudo te adorar
Mestre, amigo, amado Jesus
Esse é o meu querer.

Momento de Fidelidade e Gratidão

Mensagem musical – Walace Lopes

Oração de Gratidão

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5. 16)

Mensagem da Palavra – Renato Reis

Canto 462 HCC “Cristo me Amou e Me Livrou” (Rowe)

Eu, perdido pecador, longe do meu Jesus,
já me achava sem vigor, a perecer sem luz;
meu estado Cristo viu e me estendeu a mão
e salvar-me conseguiu da perdição.

Cristo me amou e me livrou.
O seu imenso amor me transformou.
Por seu poder e seu querer,
Cristo meu Salvador, me libertou.

Minha vida, todo o ser quero lhe consagrar.
A seu lado vou viver, o seu amor cantar
e a mensagem transmitir aos que perdidos são.
Vou ao meu Senhor servir com gratidão.

Cristo me amou e me livrou.
O seu imenso amor me transformou.
Por seu poder e seu querer,
Cristo meu Salvador, me libertou.

Mensagem Musical – Lidiane Macedo

Interação

Oração

Poslúdio

OREMOS PELOS IRMÃOS


Ana Luiza Barreira, Ednéa Barreto, Emília de Souza Baptista, José Vicente Neto, Káthie Crivello (cunhada de Rosane), Kilmarina, Marlete, Maria Helena & Júnior Lira, Josiane e Maria Eduarda (filha e neta de Catarina), Natália (sobrinha de Rosane), Tiago (filho de Rita Vital) e Valmir Anunciação.

 

FELIZ ANIVERSÁRIO!

Dia 07: Leonardo de Oliveira Barbosa (2796-2165);

Dia 08: Thaisa Gonzaga Simões (2658-4556); 

Dia 10: Arthur Lopes Vieira Souza (2792-6632), Hugo Francisco da Silva (2797-7194), Laércio Pinto da Cruz de Matos (2696-3034), Maria José T. N. Pinto (3765-0301), Reginaldo Ferreira de Oliveira (3540-1188);

Dia 12: Júlio César Barreto Ribeiro (2696-7614), Rejane Jorge (2697-1388);

Dia 13: Jéssica da Silva Colombo Sigolis (2697-0444), Rosana Lúcia Santos de C. N. da Cunha (3765-4783);

PARABÉNS! QUE DEUS ABENÇOE NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS!

 

 

CULTO PRESENCIAL

Clique no botão para fazer a sua inscrição