ÍNDICE
Navegue
pelos
atalhos
"UM PASTOR APROVADO POR DEUS"
Há pastores que se apresentam bem e outros nem tanto. O conselho de Paulo ao jovem pastor Timóteo foi: “Procura apresentar-te a Deus aprovado…” Olhando para as instruções paulinas, vejo que essa apresentação não é a aparência física e nem a indumentária, mas a maneira do pastor se relacionar com a Palavra de Deus nos seguintes termos:
- Ama a Palavra
Antes de tudo, a Palavra deve ser o amor da vida pastoral. O salmista disse que bem-aventurado é quem tem prazer na Palavra, mas o pastor vai além: ele ama a Palavra. O Salmo 119:97-119 é um hino à Palavra que todo pastor deveria decorar: “Oh! quanto amo a tua lei! Ela é a minha meditação o dia todo. O teu mandamento me faz mais sábio do que meus inimigos, pois está sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação. Sou mais entendido do que os velhos, porque tenho guardado os teus preceitos”.
Assim, a Palavra é mais do que fonte de sermões, de esboços e de estudos. Qualquer ovelha atenciosa sabe quanto seu pastor ama a Palavra. Portanto, pastor, ama a Palavra.
- Viva a Palavra
Paulo também disse ao jovem pastor Timóteo: “Sê tu o exemplo”. Um pastor é chamado a testemunhar primeiro com a vida. É por isso que um vocacionado é reconhecido pela Igreja ao receber o testemunho desse vocacionado desde o chamado de Deus. Um jovem disse a seu pastor: “Eu entendi meu chamado ao ver sua maneira de viver a Palavra”. Se a Palavra for amada e vivida por um pastor, ele terá a consciência tranquila de que é fiel.
- Prega a palavra
Quando? “A tempo e fora de tempo”, foi o que Paulo também disse ao jovem Timóteo. Vivemos num tempo em que a pregação perdeu seu vigor porque muitos pregam as modas, as pesquisas de interesse e as ciências humanas, esquecendo as doutrinas bíblicas, inclusive as impopulares. Um pastor deve pregar a Palavra e pregar a Palavra é não escolher e nem esconder o que diz a Palavra.
Quem escolhe os pastores para as igrejas é o Senhor. À igreja cabe o discernimento na descoberta. Mas a aprovação de Deus para um pastor é por amar, por viver e por pregar a Palavra de Deus.
Renato Reis de Oliveira
Meu Salmo de Fé, Confiança e Esperança!
Meu Salmo de Fé, Confiança e Esperança!
Confiança em ver um Brasil mais justo, mais cristão e um mundo mais evangelizado
(Baseado em Habacuque 3)
Ainda que haja no Brasil 20 milhões de pessoas com fome, 110 milhões sem segurança alimentar e milhares sem perspectivas de futuro, dá-me a graça, Senhor, de crer que pela cidadania, oração e profetismo, o país pode mudar e ser um pouco mais humano e um pouco mais justo.
Ainda que seja hoje um país onde apenas 5 pessoas concentram a renda de 100 milhões de brasileiros mais pobres e ser um país onde impera o alcoolismo, drogas e violência, dá-me a graça, Senhor, de crer que pela cidadania, oração e profetismo, o Brasil pode ser um pouco mais igualitário.
Ainda que haja cristãos que reproduzem mais a ideologia de suas classes do que os valores do Reino de Deus cf Romanos 14:17 e haver uma parcela da população vivendo em condomínios fechados com qualidade de primeiro mundo, enquanto de fora estão os 100 milhões sem esgoto nas casas e 36 milhões sem água encanada, dá-me a graça de crer que o país pode ser, pela tua graça, cidadania, oração e profetismo, um pouco mais solidário.
Ainda que Brasília com o Congresso Nacional ter as costas voltadas para o Brasil, os interesses eleitoreiros e pecuniários polpudos serem a motivação de um grupo significativo dos parlamentares, mensalões e peculato continuarem a circular nos corredores do poder, os sonhos de um país melhor continuar a ser uma utopia, dá-me a graça Senhor, de confiar em Ti e, pela cidadania, oração e profetismo, ver o país ser governado por gente mais decente.
Ainda que seja levado a entrar num imobilismo histórico diante da realidade anormal do mal, dá-me a graça Senhor, de não cair na tentação farisaica caracterizada pelo isolamento e acomodação; na tentação saduceia caracterizada pela perda de identidade e adesão ao sistema e ajustamento ao desajuste; na tentação essénica de enfiar a cabeça na areia e na tentação zelota de mudar a situação pela força das armas. Pelo contrário, dá-me a perseverança da inconformação e da fidelidade a Cristo e Seu Reino.
Ainda que os recursos sejam poucos e muitos os desafios de sobrevivência, dá-me a graça de crer que vale a pena pregar o evangelho, vale a pena se envolver com o Reino de Cristo e se envolver com a agenda missionária do Deus Tri-Pessoal para alcançar os 80 grupos tribais no Brasil sem o Evangelho e os povos ainda não alcançados no mundo, Mateus 24:14.
Ainda que a figueira não floresça, não haja uvas nas videiras, falhe a safra de azeitonas, não haja produção de alimentos nas lavouras, nem ovelhas no curral e nem bois nos estábulos, dá-me a graça de permanecer fiel a Ti e ao teu projeto para a história, de lutar contra a maré tendo como referencial o teu Reino porque um dia “a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor como as águas cobrem o mar”, Habacuque.2:14.
SENHOR, “... na tua ira, lembra-te da misericórdia”3:2b. “Venha o teu Reino” no Brasil e no mundo!
Pr. Tomé Fernandes
Junho de 2021
"SÉRIE - NOSSOS HINOS E SUAS HISTÓRIAS"
“TU ÉS FIEL SENHOR”
Este é mais um daqueles hinos maravilhosos que identifica plenamente a hinódia cristã. Ele também está no Hinário do Culto Cristão das igrejas Batistas, sob o número 25. Dentre outros hinários.
Segundo Bill H. Ichter autor de “Se os hinos falassem”, um homem lia com cuidado as várias poesias que tinha diante de si. Elas lhe foram enviadas por um amigo, para que ele sentindo a devida inspiração, escrevesse músicas para acompanhá-las.
Uma das poesias logo chamou a sua atenção, “está poesia tinha tal apelo, que orei com todo o fervor para que a minha melodia pudesse transmitir a sua mensagem duma maneira digna. ”
Hoje, podemos verificar que a música do compositor faz exatamente o que ele tão ardentemente desejou e pediu em oração.
A cena que acabamos de descrever transcorreu em 1923. O compositor era o Reverendo William J. Runyan, metodista norte-americano.
Runyan nasceu no dia 21 de janeiro de 1870 em Marion, Nova Yorque, quando tinha 14 anos, o seu pai, que era pastor, mudou-se para o Kansas, o jovem Willian tinha uma vocação muito acentuada para a música. Iniciou seus estudos de música quando tinha cinco anos, e com doze já servia como organista da igreja.
Apesar do seu grande talento musical, Deus tinha outros planos para Runyan. Aos seus 21 anos de idade, foi consagrado ao Santo Ministério. Por 32 anos serviu como pastor e evangelista entre os metodistas do Kansas.
Por causa de um problema de surdez, Runyan deixou o pastorado em 1923, para assumir responsabilidades da John Brow University, trabalhando também como redator da revista Christian Workers Magazine e como compilador de hinários.
De 1931 a 1944 ele serviu no Instituto Bíblico Moody, em Chicago. Foi nesse instituto que o hino “Tú És Fiel, Senhor” se tornou muito conhecido, tornando-se um dos prediletos dos alunos daquela instituição.
Quando o Dr. Houghton, presidente da mesma, faleceu, o hino foi entoado por todos os presentes ao culto fúnebre.
Em 1923, quando Thomas O. Chisolm enviou aquelas poesias a William Runyan, este compositor de quase 300 hinos, já havia feito umas vinte ou vinte e cinco músicas para acompanhar poesias de Chisolm, seu colega e grande amigo.
Thomas Obediah Chisolm nasceu no estado de Kentucky no dia 29 de julho de 1866. Nasceu em circunstâncias humildes e teve de instruir-se por si mesmo. Apesar do fato de que só completou o curso primário pelo esforço próprio, mais tarde se tornou professor. Com 21 anos já era o redator auxiliar do jornal local.
Com 27 anos, Chisolm se converteu durante uma série de conferências evangélicas. Mais tarde, foi consagrado ao ministério pela igreja metodista, mas o seu estado de saúde, bastante precário, proibiu que desenvolvesse muitas atividades. Por esta razão, ele deixou o pastorado.
Chisolm escreveu um total de aproximadamente 1.200 poesias. Faleceu no Lar Metodista de Ocean Grove, New Jersey, em 29 de fevereiro de 1960.
O hino “Tú És Fiel, Senhor” foi publicado pela primeira vez em 1923, em um hinário intitulado “Cânticos de Salvação”, da autoria de Runyan.
A tradução em português é uma colaboração de Joan Larie Sutton (1931-2016), Lydia Cassano Bueno e Hope Gordon Silva, as duas últimas eram professoras de Português na “Escola de Português e Orientação” em Campinas - SP.
Referências bibliográficas:
Harpa Cristã – CPAD - Rio de Janeiro - 2011
Ichter, H, Bill – Se os hinos Falassem – JUERP – Rio de Janeiro - 1984
"Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação" (2 Coríntios 4:16-17)
O que devemos fazer quando temos vontade de desistir? Sejamos honesto com Deus sobre os nossos sentimentos, Ele conhece nosso coração! Deus nos promete fortaleza quando necessitamos, então vamos recorrer ao Pai e lhe pedir o socorro. Deus têm prazer em fazer milagres, por isso façamos aquilo que está ao nosso alcance e o sobrenatural Deus proverá, pois Ele nos ama. Sejamos perseverantes, porque quando desistimos, perdemos o melhor que Deus tem para nós, que é a recompensa eterna.
Joenice Lopes
CONGRESSO FELIZ IDADE
Ore pelo 6° Congresso do Ministério Feliz Idade que acontecerá nos dias 01, 02 e 03 de Outubro em Angra dos Reis.
COMISSIONADO PARA DAR AVISOS
PIBMESQUITA EM AÇÃO
“QUÃO FORMOSOS SÃO OS PÉS DOS QUE ANUNCIAM COISAS BOAS!"
Prelúdio
Boas Vindas
Oração
“Não Tenhas sobre Ti” – Alice, Manu e Juliana
Leitura Bíblica Alternada: Deuteronômio 32. 1-4
Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca.
Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a relva e como gotas de água sobre a erva.
Porque proclamarei o nome do SENHOR. Engrandecei o nosso Deus.
Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto.
Canto “Quando Deus Escolhe Alguém”
Quando Deus escolhe alguém
Ele mesmo faz
Tudo o que determinou em Seu coração
Capacita os chamados
Fortalece os seus braços
Pois a obra é dEle, e não falhará
Quando Deus escolhe alguém
Bom é obedecer
Custe o que custar é sempre o melhor
Ele cumpre a palavra
Que diz boa e agradável
Perfeita é a vontade do Senhor
Deus te criou para triunfar
Te escolheu para reinar
E viver como um herdeiro do que Jesus conquistou
Ele te fez um sonhador
Com um propósito, uma visão
E nada vai frustrar os planos do Senhor
Você é um vencedor
Quando Deus escolhe alguém
Ele mesmo faz
Tudo o que determinou em Seu coração
Capacita os chamados
Fortalece os seus braços
Pois a obra é dEle, e não falhará
Quando Deus escolhe alguém
Bom é obedecer
Custe o que custar é sempre o melhor
Ele cumpre a palavra
Que diz boa e agradável
Perfeita é a vontade do Senhor
Deus te criou para triunfar
Te escolheu para reinar
E viver como um herdeiro do que Jesus conquistou
Ele te fez um sonhador
Com um propósito, uma visão
E nada vai frustrar os planos do Senhor
Você é um vencedor
Deus te criou para triunfar
Te escolheu para reinar
E viver como um herdeiro do que Jesus conquistou
Ele te fez um sonhador
Com um propósito, uma visão
E nada vai frustrar os planos do Senhor
Você é um vencedor
Canto “Consagração”
Ao rei dos reis, consagro tudo o que sou
De gratos louvores transborda o meu coração
A minha vida eu entrego nas tuas mãos, meu senhor
Pra te exaltar com todo meu amor
Eu te louvarei conforme a tua justiça
E cantarei louvores pois tu és altíssimo
Celebrarei a ti, ó Deus, com meu viver
Cantarei, contarei as tuas obras
Pois por tuas mãos foram criados
Terra, céu e mar e todo ser que neles há
Toda a Terra celebra a ti
Com cânticos de júbilo
Pois tu és o deus criador
Toda a Terra celebra a ti
Com cânticos de júbilo
Pois tu és o deus criador
Celebrarei a ti, ó Deus, com meu viver
Cantarei, contarei as tuas obras
Pois por tuas mãos foram criados
Terra, céu e mar e todo ser que neles há
Toda a Terra celebra a ti
Com cânticos de júbilo
Pois tu és o deus criador
Toda a Terra celebra a ti
Com canticos de júbilo
Pois tu és o deus criador
Pois tu és o deus criador
Pois tu és o deus criador
Criador, criador
A honra, a glória, a força
E o poder ao rei Jesus
E louvor ao rei Jesus
A honra, a glória, a força
E o poder ao rei Jesus
E louvor ao rei Jesus
A honra, a glória, a força, ó senhor!
E o poder seja dado a ti
E o louvor ao rei Jesus
A honra, a glória, a força
E o poder ao rei Jesus
E louvor ao rei Jesus
A honra, a glória, a força
E o poder ao rei Jesus
E o louvor ao rei Jesus
Momento de Fidelidade e Gratidão
Oração de Gratidão
“Proclamei as boas-novas de justiça na grande congregação; não ocultei no coração a tua justiça; proclamei a tua fidelidade e a tua salvação; a tua graça e a tua verdade” (Salmos 40. 9,10)
Mensagem da Palavra – Prof. Vitor Hugo
Poesia – Eula e Zaly
Homenagem aos Pastores
Interação
Oração
Poslúdio instrumental 478 HCC “Tua voz Escuto a Convocar-me” (Rollo Jr)
JESUS TEM O CONTROLE DE TODAS AS COISAS
Prelúdio
Boas Vindas
“O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia; e conhece os que nele se refugiam” (Naum 1.7)
Oração
Leitura Bíblica: Romanos 16.25-27
Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos,
E que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações,
Ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém!
Canto “Louvor e Honra”
Louvor e honra, poder e glória
Pertencem ao nosso Deus
Todos os povos, tudo que existe
Louvem ao eterno Deus
Toda língua confessará
Tua grande glória
Todo joelho se dobrará em louvor
Exaltado sempre serás
E o teu reino jamais passará
Oh eterno Deus
Louvor e honra, poder e glória
Pertencem ao nosso Deus
Todos os povos, tudo que existe
Louvem ao eterno Deus
Toda língua confessará
Tua grande glória
Todo joelho se dobrará em louvor
Exaltado sempre serás
E o teu reino jamais passará
Toda língua confessará
Tua grande glória
Todo joelho se dobrará em louvor
Exaltado sempre serás
E o teu reino jamais passará
Oh eterno Deus
Teu reino será para sempre
Cantem ao eterno Deus
Pois nada consegue se comparar
Cantem ao eterno Deus
Toda língua confessará
Tua grande glória
Todo joelho se dobrará em louvor
Exaltado sempre serás
E o teu reino jamais passará
Toda língua confessará
Tua grande glória
Todo joelho se dobrará em louvor
Exaltado sempre serás
E o teu reino jamais passará
Oh eterno Deus
Canto “Bem Mais Que Tudo”
Bem mais que as forças
Poder e reis
Que a natureza e tudo que se fez
Bem mais que tudo, criado por tuas mãos
Deus tu és o início, meio e fim
Bem mais que os mares
Bem mais que o sol
E as maravilhas que o mundo conheceu
E as riquezas, tesouros desta Terra
Incomparável és pra mim
Por amor, sua vida entregou
Meu senhor, humilhado foi
Como a flor machucada no jardim
Morreu por mim, pensou em mim
Me amou
Momento de Fidelidade e Gratidão
Oração de Gratidão
Mensagem musical – Walace Lopes
Mensagem – Pastor Renato Reis
Canto 447 HCC “Mas Eu Sei Em Quem Tenho Crido” (Whitle/McGranahan)
Não sei por que de Deus o amor a mim se revelou,
por que razão o Salvador na cruz me resgatou.
Mas eu sei em quem tenho crido
e estou seguro que é poderoso
pra guardar bem o meu tesouro
até o dia final.
Ignoro como o Espírito me convenceu do mal,
mostrou-me Cristo, o Salvador, o Verbo divinal.
Mas eu sei em quem tenho crido
e estou seguro que é poderoso
pra guardar bem o meu tesouro
até o dia final.
Não sei o que de mal ou bem é destinado a mim,
se bons ou tristes dias vêm até da vida o fim.
Mas eu sei em quem tenho crido
e estou seguro que é poderoso
pra guardar bem o meu tesouro
até o dia final.
E, quando vem Jesus, não sei, se breve ou tarde vem,
mas, sei que meu Senhor virá na glória que ele tem.
Mas eu sei em quem tenho crido
e estou seguro que é poderoso
pra guardar bem o meu tesouro
até o dia final.
Interação
Oração
Bênção
Poslúdio
Amanda Xavier da Silva (filha de Eumineia), Ana Luiza Barreira, Danielle da Silva Faria, Ednéa Barreto, Elisete Lira, Emília de Souza Baptista, Káthie Crivello (cunhada de Rosane), Kilmarina, Marlete, Maria Helena & Júnior Lira, Josiane e Maria Eduarda (filha e neta de Catarina), Natália (sobrinha de Rosane), Tiago (filho de Rita Vital), Valmir Anunciação.
FELIZ ANIVERSÁRIO!
Dia 15/06: Ana Cláudia dos Santos Miranda (2796-1335), Margareth de Andrade Miranda (2697-0279), Soraya Coutinho Leite Salomão (3746-1052), Tiago Gomes de Oliveira (2696-4057);
Dia 16/06: Hugo dos Santos Xavier de Lima (97973-3128);
Dia 18/06: Daniela dos Santos Cruz Albino (98303-6203);
Dia 19/06: Amauri Costa Silva (2797-0294), Deborah Gomes Azevedo de Lima (98163-2085);
PARABÉNS! QUE DEUS ABENÇOE NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS!