A PIB DE MESQUITA

VIVE O PODER DE TRANSFORMAR!

ÍNDICE

"A PIB de Mesquita vive o poder de transformar!"

A Primeira Igreja Batista de Mesquita foi e continua sendo uma igreja missionária. Podemos dizer que temos o DNA missionário. Sempre participamos ativamente das Campanhas das nossas Juntas de Missões, fazemos missões em nosso município, temos amor pelo evangelismo e discipulado e, em 79 anos de história, contabilizamos missionários que foram para o campo, após atenderem ao chamado no tradicional templo da rua Paraná.

Hoje finalizamos mais uma campanha missionária em nossa igreja. Mais uma campanha em que nos esforçamos para arrecadar recursos para os campos missionários, mas desde o ano passado podemos dizer que essa movimentação tem sido diferente. Com a pandemia, assim como as demais atividades em nossa igreja, precisamos nos adaptar e transformar o modo de fazer uma campanha missionária. Exatamente! Justamente transformar, que é o principal foco da Campanha de Missões Mundiais neste ano de 2021.

“Viva o poder de transformar” foi o tema proposto para este ano, um ano tão diferente de todos os outros que já vivemos. Ano que o abraço se tornou perigoso e o isolamento social virou o “novo normal”. No caso de nossa igreja, as tão gostosas aglomerações em frente a cantina após o culto precisaram parar, as feiras missionárias se tornaram um risco. Como aceitar o desafio de enviar uma oferta missionária diante desta realidade?

Bem, precisamos transformar tudo o que estávamos acostumados a fazer. Em 2 Timoteo 1.7, na divisa desta campanha, o apóstolo Paulo fala ao seu jovem discípulo Timóteo: “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” E foi assim que desde o ano de 2020, com o início da pandemia, arregaçamos as mangas e criamos um novo jeito de fazer esta mobilização.

A pandemia refletiu também na situação econômica de muitos e com isso, combinado a tantos outros empecilhos, nós poderíamos, simplesmente, dar um tempo nas campanhas missionárias e aguardar um tempo mais oportuno para isso. Mas o espírito de covardia não faz parte do caráter cristão e, como eu disse anteriormente, nossa igreja tem DNA missionário. Então as dificuldades não foram capazes de nos parar e muito menos de nos impedir de sonhar com um alvo de fé ainda não alcançado.

Neste tempo, a internet se tornou nossa aliada, além das transmissões dos cultos e outras programações, iniciamos uma série de Testemunhos Missionários On-line e recebemos uma quantidade de missionários jamais imaginada em outros tempos em tão pouco tempo. Foram nestas oportunidades que temos descoberto que eles, os missionários pelo Brasil e mundo, também não cultivam o espírito de covardia. Muito pelo contrário, eles têm transformado realidades guiados pela ação do Espírito Santo, através de poder, de amor e de equilíbrio.

Assim como a missionária Maria Rejane que não desistiu de atuar na Nicarágua mesmo diante de tantos desastres naturais, como o missionário Luiz Cláudio Marteletto que segue enfrentando a frieza do povo europeu para plantar igrejas na Itália, como a missionária Carla Freitas que junto ao seu esposo leva a paz de Cristo para as ruas violentas da Colômbia ou como o missionário Sandro Rocha que do outro lado do mundo, na Ásia, sofreu perseguição para propagar o evangelho de Cristo, devemos seguir transformando o mundo conduzidos por Ele.

Que o desafio de viver o poder que transforma permaneça em nós mesmo depois desta campanha. Transformar não pelo ódio e nem pela destruição, mas pelo amor e com equilíbrio. E que o amor por missões nos motive cada dia mais a não nos conformar com as adversidades e seguir cumprindo o Ide de Jesus para a glória de Deus.

Desirée Aguiar

 

 

"SÉRIE - NOSSOS HINOS E SUAS HISTÓRIAS"

329 HCC “SOU FELIZ COM JESUS”

Por muitas vezes você já deve ter cantado o hino "Sou Feliz" na igreja, mas você conhece a história desse hino?

Horatio G. Spafford (1828-1888) nascido em North Troy-NY, no dia 10 de outubro, foi um presbiteriano convertido a Cristo através do evangelista Moody (grande evangelista e avivalista do século XIX). Horatio se tornou um advogado próspero na cidade de Chicago e, mesmo depois de seu sucesso financeiro, continuou mantendo um relacionamento estreito com Moody e com um profundo interesse pelas campanhas de evangelização.

Tinha apurado gosto pela música e era devotado ao estudo das Escrituras. Meses antes do grande incêndio que atingiu a cidade de Chicago, em 1871, Horatio tinha feito pesados investimentos financeiros em uma área que foi totalmente destruída pelo fogo. Não bastasse esse terrível abalo financeiro, Spafford passou por uma dolorosa perda de um filho. Esta morte trouxe grande sofrimento para toda a família.

O piedoso advogado, procurando um tempo de refrigério e descanso, resolveu viajar com a esposa e as quatro filhas para a Europa, onde se encontraria com Moody e Sankey em uma cruzada evangelística na Inglaterra, em 1873.

Em novembro daquele ano, devido a inesperados compromissos de negócios, Spafford precisou permanecer em Chicago, mas ele enviou sua esposa e as suas quatro filhas, conforme já estava programado no navio S.S. Ville du Havre. Sua expectativa era seguir viagem dias depois.

No dia 22 de novembro de 1873, o navio sofreu um acidente e naufragou em 12 minutos. Dias depois, os sobreviventes finalmente chegaram em Cardiff, no País de Gales, e a senhora Spafford mandou um telegrama ao seu marido, com a seguinte mensagem: “SALVA, PORÉM SÓ. O QUE DEVO FAZER?” As quatro filhas morreram naquele naufrágio. Imediatamente após receber o telegrama da esposa, Spafford tomou um navio e foi ao encontro de sua esposa. Próximo ao local do acidente, Spafford profundamente comovido e sustentado pelo Deus que inspira, escreveu a seguinte canção:

 Se paz a mais doce me deres gozar
Se dor a mais forte sofrer
Oh! Seja o que for
Tu me fazes saber
Que feliz com Jesus sempre sou

REFRÃO:
Sou feliz com Jesus
Sou feliz com Jesus, meu Senhor;

Embora me assalte o cruel Satanás,
E ataque com vis tentações;
Oh, certo eu estou, apesar de aflições
Que feliz eu serei com Jesus!

A vinda eu anseio do meu Salvador
Em breve virá me levar
Ao céu onde vou para sempre morar
Com os remidos na luz do Senhor

SE OS HINOS FALASSEM – Vol. 1

Dica Feliz Idade

Seja um idoso bem informado, mas não medite nas notícias de noite e de dia.
Debata sobre os seus pontos de vista, mas não faça disso uma guerra.
Cobre os seus direitos, mas não os trate como se fossem a sua salvação.
Exponha o seu descontentamento, mas não ao ponto de se esquecer de falar de esperança.
Denuncie o que está errado, mas não aja como um justiceiro vingativo.
Exerça a sua liberdade de expressão, mas tempere as suas palavras no amor de Cristo.
Lute para mudar o mundo, mas use as armas da fé.
Enfrente a injustiça, mas corra da tentação de fazer disso uma oportunidade de esconder as suas próprias falhas.
Defenda as suas ideias, mas não desista de colocar os joelhos no chão.

Adaptado
Grulha

Joenice Lopes

                                         

 

EVANGELIZANDO COM SABEDORIA

"Ora, o que vocês adoram, apesar de não 
conhecerem, eu lhes anuncio" At 17.23b.
          Certa ocasião, ouvi um pregador referir-se à sabedoria como a capacidade espiritual de notarmos a diferença. Diferença em situações. Diferença em pessoas. Diferença em oportunidades.
          Para ele, nossos problemas constituem tão somente ausência de sabedoria. Por exemplo: não temos problemas financeiros, mas, sim, ausência de sabedoria financeira; não temos problemas familiares, mas, sim ausência de sabedoria familiar. E assim por diante.
          Sabedoria na evangelização, portanto, é a capacidade espiritual de cada um de nós encontrar a melhor maneira de falar de Jesus Cristo como Senhor e Salvador pessoal. E não foi isso exatamente o que Paulo fez no Areópago de Atenas?
          Indignado diante de tanta idolatria, o apóstolo chamou a atenção de seus ouvintes para um altar no qual estava inscrito "Ao Deus desconhecido". Em vez de criticá-los, encontrou um ponto de identificação com seus auditório: "Ora o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio" (At 17.23). Isso é sabedoria na evangelização
          O resultado? "Alguns homens juntaram-se a ele e creram. Entre eles estava Dionísio, membro de Areópago, e também uma mulher chamada Dâmaris, e outros com eles" (At 17.34).
          Testemunhemos com sabedoria!
ESBOÇO DE VISITA PONTE DA ESPERANÇA
  • Apresentação da Equipe
  • Interesse Quebra gelo
  • Envolvimento
a) Pergunte se frequenta alguma igreja ou religião
b) Testemunho da EBD
c) Testemunho de Conversão
  • Indagação
  • Apresentação
  • Três passos para o Céu
1) Reconhecer que é pecador (Rm 3.23)
2) Se arrepender dos pecados (At 3.19a)
3) Crer em Jesus Cristo como único Salvador e Senhor (Rm 10.9; Jo 3.16)
  • Aplicação
  • Convidar

 

PIBMESQUITA EM AÇÃO

TRANSFORMANDO O MUNDO COM A MENSAGEM DE JESUS

Prelúdio

Boas Vindas

Oração

 “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura” (Marcos 16.15)

Canto 80 HCC “Bendito Seja Sempre o Cordeiro” (Kerr/Camargo)

De todas as tribos, povos e raças,
muitos virão te louvar.
De tantas culturas, línguas e nações,
no tempo e no espaço, virão te adorar.

Bendito seja sempre o Cordeiro,
Filho de Deus, Raiz de Davi;
bendito seja o seu santo nome,
Cristo Jesus, presente aqui.

Remidos, comprados, do mundo inteiro,
muitos virão te louvar.
Teus filhos eleitos, povo especial,
no tempo e no espaço, virão te adorar.

Leitura Bíblica: Isaías 61. 1-4; 10,11

O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados
A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram
E a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória.
Edificarão os lugares antigamente assolados, restaurarão os de antes destruídos e renovarão as cidades arruinadas, destruídas de geração em geração.

Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegra no meu Deus; porque me cobriu de vestes de salvação e me envolveu com o manto de justiça, como noivo que se adorna de turbante, como noiva que se enfeita com as suas jóias.
Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o SENHOR Deus fará brotar a justiça e o louvor perante todas as nações.

Momento de Fidelidade e Gratidão

Canto “O Espírito do Senhor”

O espírito do Senhor
Está presente para consolar
É Deus com a gente exalando vida
Forças para caminhar

O espírito do Senhor
Está presente para consolar
É Deus com a gente exalando vida
Forças para caminhar

E Ele nos ungiu, para pregar libertação
E quebrar cadeias
Pra restaurar os corações
E anunciar o ano aceitável do Senhor

A fim de que se chamem
A fim de que se chamem
A fim de que se chamem carvalhos de justiça

E Ele nos ungiu, para pregar libertação
E quebrar cadeias
Pra restaurar os corações
E anunciar o ano aceitável do Senhor

A fim de que se chamem
A fim de que se chamem
A fim de que se chamem carvalhos de justiça

A fim de que se chamem
A fim de que se chamem
A fim de que se chamem, carvalhos de justiça 

Oração de Gratidão

“A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para sua seara” (Lucas 10.2).

Mensagem da Palavra – Pastor Renato Reis

Canto 534 HCC “Sim, Conquistar o Mundo Pra Cristo” (Thompson)

“O mundo vasto, imenso, pra Cristo conquistar”,
esse é o grande lema do nosso labutar.
Humilde, desprezado, por nós Jesus morreu.
Glorificado reina na terra e lá no céu.

Sim, conquistar o mundo pra Cristo.
O mundo, sim, pra Cristo, o Salvador.

O mundo vasto, imenso: o povo do Brasil,
nações além dos mares, famílias, tribos mil,
os povos da Europa, da China e do Japão,
a todos proclamemos de Cristo a salvação

Sim, conquistar o mundo pra Cristo.
O mundo, sim, pra Cristo, o Salvador.

O mundo vasto, imenso: seus lares, corações,
impérios, tronos, reinos, as grandes multidões
ao Salvador bendito terão de se entregar,
pois no universo inteiro Jesus há de imperar.

Sim, conquistar o mundo pra Cristo.
O mundo, sim, pra Cristo, o Salvador.

Mensagem Musical – Família Vasconcelos

Interação

Oração

Poslúdio

VIVA O PODER DE TRANSFORMAR

Prelúdio

Boas Vindas

Oração

 “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio” (Timóteo 1.7).

Canto “Cantarei teu amor Pra Sempre”

Dos montes corre para o mar
Teu rio de amor por mim
Eu abrirei meu coração
Deixando tua cura entrar
Me alegro por te pertencer
Levantarei as minhas mãos
O teu amor me alcança e me faz louvar-te

Cantarei teu amor pra sempre
Cantarei teu amor pra sempre
Cantarei teu amor pra sempre
Cantarei teu amor pra sempre

Dos montes corre para o mar
Teu rio de amor por mim
Eu abrirei meu coração
Deixando a tua cura entrar
Me alegro por te pertencer
Levantarei as minhas mãos
Teu amor me alcança e me faz louvar-te

Cantarei teu amor pra sempre
Cantarei teu amor pra sempre
Cantarei teu amor pra sempre
Cantarei teu amor pra sempre

Meu coração exulta
De alegria eu canto
Se o mundo conhecer a Ti
Ele se encherá com a tua alegria

Cantarei teu amor pra sempre
Cantarei teu amor pra sempre
Cantarei teu amor pra sempre
Cantarei teu amor

Cantarei teu amor pra sempre
Cantarei teu amor pra sempre
Eu cantarei teu amor, Senhor
Cantarei teu amor pra sempre

Leitura Bíblica: Atos 1. 6-11

Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel?
Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade
Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos.
E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles
E lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir.

Momento de Fidelidade e Gratidão

Canto “Jesus É Vencedor”

Por amor numa cruz se entregou
Por amor cravo espinhos suportou
Ele fez, tudo pensando em mim
Me amou, me amou, meu Jesus
Me amou, me amou

Lá na cruz, minha história começou
O meu pecado, o seu sangue apagou
Ele fez, tudo pensando em mim
Me amou, me amou
Meu Jesus, me amou, me amou

Jesus é Vencedor
Venceu a morte e ressuscitou
Ele vive, Ele Reina

Por amor numa cruz se entregou
Por amor cravo espinhos suportou
Ele fez, tudo pensando em mim
Me amou, me amou, meu Jesus
Me amou, me amou

Lá na cruz, minha história começou
O meu pecado, o seu sangue apagou
Ele fez, tudo pensando em mim
Me amou, me amou
Meu Jesus, me amou, me amou

Jesus é Vencedor
Venceu a morte e ressuscitou
Ele vive, Ele Reina

Oração de Gratidão

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna” (João 3. 16).

Mensagem Musical – Filipe Moreira

Mensagem da Palavra – Pastor Tomé Fernandes (Miss. Sul da Ásia)

Levantamento da Oferta

Música Oficial “Viva o Poder de Transformar”

Foi por sua graça e pelo poder do espírito
Deus nos chamou, não por obras, mas pelo seu poder
Queremos testemunhar, despertar esse dom de Deus
Do testemunho do nosso senhor não me envergonharei

Lágrimas e aflições não poderão impedir
A palavra que vence o mundo e a morte
Cristo Jesus é poder!

Viva! Jesus é poder!
Vida, para todo o que crer
Ao cativo, liberdade, e ao mundo transformação
Viva! Jesus é poder!
Vida, para todo o que crer
Para o ferido a cura, do aflito a esperança e pra todos, Jesus é poder!

Lágrimas e aflições não poderão impedir
A palavra que vence o mundo e a morte
Cristo Jesus é poder!

Viva! Jesus é poder!
Vida para todo o que crer
Ao cativo, liberdade, e ao mundo transformação
Viva! Jesus é poder!
Vida para todo o que crer

OREMOS PELOS IRMÃOS


Ana Luiza Barreira, Ednéa Barreto, Elisete Lira, Emília de Souza Baptista, Káthie Crivello (cunhada de Rosane), Kilmarina, Marlete, Maria Helena & Júnior Lira, Josiane e Maria Eduarda (filha e neta de Catarina), Natália (sobrinha de Rosane), Tiago (filho de Rita Vital), Valmir Anunciação.

 

FELIZ ANIVERSÁRIO!

Dia 16/05: Matheus Sant'Anna de Oliveira (2697-0066);

Dia 17/05: Arthur Marconi L. Raboeira (3765-3955);

Dia 19/05: Larissa Cristina R. de J. Santos (2696-3124);

Dia 20/05: Cristina Concas Ribeiro (2696-4236);

Dia 22/05: Augusto Belieny Maia (99315-1861), Marlon Lucas I. de Oliveira (2696-9786), Renato Reis de Oliveira (2143-4107);

PARABÉNS! QUE DEUS ABENÇOE NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS!

 

 

CULTO PRESENCIAL

Clique no botão para fazer a sua inscrição