Mesquita, 17 de Dezembro de 2023
Pastor Renato Reis
EDITORIAL
"PRANTO EM FESTA, DOR EM TESTEMUNHO"
O telefone tocou às 5h30min. Meu irmão Benilton foi o primeiro dos quatro a receber a notícia fatal, justamente aquele que, por ser o mais novo, teve menor tempo cronológico com nossa mãe. Dessa forma se deu o enredo inicial. Dura responsabilidade a dele em dar a pior notícia a seu pai e seus irmãos. Ao Benilton falar com meu pai, ele, longe de absorver tamanha perda, se juntou ao caçula para reproduzir aquilo que os havia deixado com o coração sangrando. Meu irmão me acordou e só lembro de ouvir as palavras do meu pai: “Filho, sua mãe faleceu!”. Não preparamos reações para esses momentos.
Naquele primeiro contato, só falei repetidamente a frase “Isso é impossível!” incontáveis vezes. Eu havia acabado de receber a pior notícia da minha vida. No primeiro abraço que dei e recebi do meu irmão esse inconformismo se transformou em pranto. Um filme passa na cabeça. Pensa-se em vários momentos da vida. Aquilo que eu não deveria e o que deveria ter feito, o sorriso que eu deveria ter dado, o abraço que poderia ser muito mais prolongado e até mesmo as lágrimas que deveriam ter rolado e um dia segurei. No caminho para o hospital, fomos em busca de encontrarmos Betânia, minha irmã, e juntos informarmos sobre a dura perda. Porém, a grande verdade é que gostaríamos de viver a experiências dos filmes em que o personagem volta à vida diante da presença de todos o amam.
Iniciou-se para nós a trajetória do luto. A realidade é que esse sentimento representa uma parte essencial da nossa nova identidade: enlutados. A breve narrativa acima não dá conta de esgotar os minutos mais demorados que já vivenciamos em um espaço de 24 horas. Tudo que faço a partir desse dia é refletir em como a minha fé responde ao meu sofrimento em meio ao luto. Esse sentimento representa o vazio de uma perda irreparável que, sendo irreparável, traz consigo questionamentos complexos. Um vazio inexplicável ao ponto de, ao estarmos os quatro juntos, ficar evidente que a ausência de minha mãe é tão real quanto a nossa presença.
Lembro-me de Jesus e faz eco a certeza de que o sofrimento também se fez presente em sua trajetória. Ele, que nem mesmo teve lugar para nascer. Afinal de contas, não havia lugar para Jesus (Lc. 2:7). Ele que, sendo Deus, um dia exclamou ao Pai: “Meu Deus! Por que me abandonaste?” (Mc. 15:34). E, numa condição de profunda dor, chorou a morte de um amigo (Jo. 11:35). Quando reflito nessas histórias de Jesus, encontro alimento para minha fé e vejo em Jesus a semelhança de minha dor e sofrimento.
É fato que a morte de quem amamos tem a capacidade de ofuscar nossa paixão pela vida. Porém, é fundamental que não encaremos o luto como uma experiência de negação da vida daquele que está enlutado. Ao contrário, é preciso que nosso luto se transforme em testemunho. O testemunho de vida destes que amamos e partiram deve nos impulsionar a viver, nos ajudando a alimentar o amor e paixão pela vida. Esse mesmo amor e paixão que percebíamos no caminhar de amigos, familiares e irmãos que partiram. A jornada deles nos deixa o que nós identificamos como legado.
Quanto à minha mãe, a tão amada Maria Iracema, ela nos deixa uma história de extrema dedicação vocacional na causa da educação em serviço à sociedade. Um amor e entrega sem igual à família e extremo zelo e cuidado pela igreja de Jesus. No dia de hoje (17/12), minha mãe alcançaria a tão especial marca de 60 anos de idade, porém aprouve ao Senhor recolhê-la para si. Diante da morte de quem amamos, apresenta-se a nós o luto. Luto como sofrimento, é a realidade da perda. Porém, não é apenas isso. O luto também pode ser um lugar de testemunho. É testemunho da história de fé daqueles a quem amamos, mas que partiram.
É quando honramos o legado desses que vivenciamos o que o autor da carta aos Hebreus retrata sobre os heróis de nossa fé, que, mesmo mortos, ainda falam (Hb. 11:4). É testemunho porque podemos fazer dessa dor um lugar autêntico da ação de Deus em nossas vidas, vivendo a graça de, como nas palavras de Henri Nouwen, ter nosso pranto transformado em dança. Destaco, sobretudo, que o luto é uma experiência de amor. Jürgen Moltmann, teólogo cristão que viveu os terrores da 2ª Guerra Mundial, presenciando inúmeras mortes, disse as seguintes palavras: “Quem entra em luto profundo amou intensamente”. O profundo luto de minha família e de todos os irmãos que se juntaram a nós nesta dor é a realidade de que minha mãe foi profundamente amada.
Juninho, da Iracema.
ANÚNCIOS
MUSICAIS DE NATAL
CONVITE - 19/12 - 3ª FEIRA - 19H
PIB MESQUITA EM AÇÃO!
AGENDA E ESCALAS
AGENDA
18 de Dezembro
6h30 - Fineias de Oração
19 de Dezembro
6h30 - Fineias de Oração
19h - Culto de Gratidão - Zilda
20 de Dezembro
6h30 - Fineias de Oração
19h30 - Musical de Natal - "O Natal é tempo de Amar"
21 de Dezembro
6h30 - Fineias de Oração
22 de Dezembro
6h30 - Fineias de Oração
23 de Dezembro
6h30 - Fineias de Oração
ESCALA
Hoje, 17 de Dezembro
Data Show: Raquel (M/N); Transmissão: Ingrid (M/N); Câmera: Leart (M/N); Diáconos:Roberto (ass. Pastoral), Elisa, Ivanilton e Salvador (M); Rosana (ass. Pastoral), Jards, Leandro Ferreira e Walace (N);
4ª feira, 20 de Dezembro
Data Show: Raquel; Transmissão: Bia; Câmera: Igor; Diáconos: Valdir e Ivanilton;
Domingo, 24 de Dezembro
Data Show: Raquel (M); Transmissão: João Pedro (M); Câmera: Léo (M/N); Diáconos: Denízia (ass. Pastoral), Lucídia, Jailson e Sirléa (M);
FELIZ IDADE
Morre lentamente quem se torna escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos itinerários, quem não muda de marca, não arrisca vestir uma nova cor e não fala com quem não conhece, quem faz da televisão seu guia.
Quem evita uma paixão, quem não arrisca para correr atrás de um sonho, quem não se permite, pelo menos uma vez na vida, ouvir os conselhos sensatos.
Morre lentamente, quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo.
Martha Medeiros
(Adaptado)
AGENDA
- Terça-feira, 19/12, às 17h30, ensaio do Coro para o nosso Musical de Natal.
- Musical "O Natal é tempo de amar", do Coro Feliz Idade, no dia 20/12, às 19h30. Convide seus familiares e amigos para celebrarmos juntos nesta data.
EVANGELISMO
SAULO, SAULO, POR QUE ME PERSEGUES?
DIA DA BÍBLIA
1ª Convocação
Boas Vindas
Oração
Canto “Poderoso pra vencer”
Poderoso pra vencer
Rei de Glória e Poder
Sobre a terra, céu e mar
Derrotou o inimigo
Sobre a morte triunfou
Hoje reina soberano
Sobre o céus Tu És Senhor
Poderoso pra vencer
Rei de Glória e Poder
Sobre a terra, céu e mar
Derrotou o inimigo
Sobre a morte triunfou
Hoje reina soberano
Sobre os céus Tu És Senhor
Nosso Deus é poderoso pra vencer
Nosso Deus é poderoso pra fazer
Muito mais do que pedimos
Muito mais do que pensamos
Muito mais do que sonhamos e esperamos
Leitura Bíblica: Salmos 96: 6-7; Provérbios 3: 9-10;
Glória e majestade estão diante dele, força e formosura, no seu santuário.
Tributai ao SENHOR, ó famílias dos povos, tributai ao SENHOR glória e força.
Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda
E se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.
Convidados
Fidelidade e Gratidão
Apresentação de Enrico Ravi de Andrade
Canto “Oferta de Amor”
Venho, Senhor, minha vida oferecer
Como oferta de amor e sacrifício
Quero minha vida a Ti entregar
Como oferta viva em Teu altar
Venho, Senhor, minha vida oferecer
Como oferta de amor e sacrifício
Quero minha vida a Ti entregar
Como oferta viva em Teu altar
Pois pra Te adorar foi que eu nasci
Cumpre em mim o Teu querer
Faça o que está em Teu coração
E que a cada dia eu queira mais e mais
Estar ao Teu lado, Senhor
Pois pra Te adorar foi que eu nasci
Cumpre em mim o Teu querer
Faça o que está em Teu coração
E que a cada dia eu queira mais e mais
Estar ao Teu lado, Senhor
E que a cada dia eu queira mais e mais
Estar ao Teu lado, Senhor
Estar ao Teu lado, Senhor
Oração de Gratidão
Mensagem da Palavra – Pastor Renato Reis
Canto 244 HCC “Oh trazei a casa do tesouro” (Leech)
Oh, trazei à casa do tesouro,
dízimos e ofertas com amor!
Consagrai-vos como bons mordomos,
desfrutamos as divinais promessas.
Sim, provai o,
confiantes, dedicai-vos já ao Senhor,
que grandes bênçãos sobre vós derramará.
Quando minha fé vacila e falha,
tudo se escurece ao meu redor;
com ternura meu Senhor me ampara;
pelo seu amor então prossigo.
Sim, provai o,
confiantes, dedicai-vos já ao Senhor,
que grandes bênçãos sobre vós derramará.
Eu lhe dediquei a minha vida,
todos os talentos, tempo e bens.
Com mil bênçãos ele me sustenta;
nele achei perdão e paz perenes
Sim, provai o,
confiantes, dedicai-vos já ao Senhor,
que grandes bênçãos sobre vós derramará.
Oração
Bênção
Poslúdio
A CANÇÃO DE NATAL
Boas Vindas
Oração
Leitura Bíblica: Isaías 9:2-7
O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz.
Tens multiplicado este povo, a alegria lhe aumentaste; alegram-se eles diante de ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando repartem os despojos.
Porque tu quebraste o jugo que pesava sobre eles, a vara que lhes feria os ombros e o cetro do seu opressor, como no dia dos midianitas
Porque toda bota com que anda o guerreiro no tumulto da batalha e toda veste revolvida em sangue serão queimadas, servirão de pasto ao fogo.
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz
Para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.
Canto “Oh, Quão Lindo este Nome É”
No início eras a palavra
Um com Deus, o Altíssimo
O mistério de Tua glória
Cristo, em Ti se revelou
Quão lindo esse nome é
Quão lindo esse nome é
O nome de Jesus, meu Rei
Quão lindo esse nome é
Maior que tudo Ele é
Quão lindo esse nome é
O nome de Jesus
Deixou o céu para buscar-nos
Veio pra nos resgatar
Amor maior que o meu pecado
Nada vai nos separar
Quão maravilhoso é
Quão maravilhoso é
O nome de Jesus, meu Rei
Quão maravilhoso é
Maior que tudo Ele é
Quão maravilhoso é
O nome de Jesus
Quão maravilhoso é
O nome de Jesus
A morte venceste
O véu Tu rompeste
A tumba vazia agora está
O céu Te adora
Proclama Tua glória
Pois ressuscitaste e vivo estás
És invencível
Inigualável
Hoje e pra sempre reinarás
Teu é o reino
Tua é a glória
Acima de todo nome estás
Poderoso esse nome é
Poderoso esse nome é
O nome de Jesus, meu Rei
Poderoso esse nome é
Mais forte que tudo é
Poderoso esse nome é
O nome de Jesus
És invencível
Inigualável
Hoje e pra sempre reinarás
Teu é o reino
Tua é a glória
E acima de todo nome está
Poderoso esse nome é
Poderoso esse nome é
O nome de Jesus, meu Rei
Poderoso esse nome é
Poderoso esse nome é
O nome de Jesus, meu Rei
Poderoso esse nome é
Poderoso esse nome é
O nome de Jesus, meu Rei
Convidados
Fidelidade e Gratidão
Canto “Maravilhosa Graça”
Quem tem poder sobre o pecado?
O seu amor é poderoso
O Rei da glória
O poderoso Deus
A terra treme com Sua voz
E nos deixa maravilhado
O Rei da glória
O poderoso Deus
Maravilhosa graça
Teu amor que não falha
Tomou o meu lugar
Levou a minha cruz
Teu sangue me salvou
Minha dívida pagou
Jesus, eu canto porque hoje livre sou
És quem traz paz ao caos do homem
És escudo aos indefesos
O Rei da glória
O poderoso Deus
Reina em justiça sobre as nações
A luz que brilha na escuridão
O Rei da glória
O poderoso Deus
Maravilhosa graça
Teu amor que não falha
Tomou o meu lugar
Levou a minha cruz
Teu sangue me salvou
Minha dívida pagou
Jesus, eu canto porque hoje livre sou
Digno é o Cordeiro de Deus
Digno é o Cordeiro que a morte venceu
Digno é o Cordeiro de Deus
Digno é o Cordeiro que a morte venceu
Digno é o Cordeiro de Deus
Digno é o Cordeiro que a morte venceu
Digno é o Cordeiro de Deus
Digno é o Cordeiro que a morte venceu
Digno é o Cordeiro de Deus
Digno é o Cordeiro que a morte venceu
Maravilhosa graça
Teu amor que não falha
Tomou o meu lugar
Levou a minha cruz
Teu sangue me salvou
Minha dívida pagou
Jesus, eu canto porque hoje livre sou
Jesus, eu canto porque hoje livre sou
Jesus, eu canto porque hoje livre sou
Oração de Gratidão
Cantata “A Canção de Natal” – Coro Louvarte – Regência MM Lindalva Moreira da Costa
Palavra Pastoral – Pastor Denílson Novaes
Oração
Benção
Poslúdio
OREMOS PELOS IRMÃOS
Ana Luiza Barreira, Antero Volotão Barreira, Antônio Luís da Silva Cavalcante, Danielle da Silva Faria, Ednéa Barreto, Elenice Esmeralda dos Anjos Silva, Elisete Lira, Emília de Souza Baptista, Flávio Mazza, Gael Soares, Gracilene de Melo, Josivé Cândido, Káthie Crivello (cunhada de Rosane), Kilmarina, Marlete, Maria Helena & Júnior Lira, Maria Eduarda (neta de Catarina), Manuella Aleixo, Maria Inezinha da Silva Rodrigues, Mirian de Lima Soares, Natália (sobrinha de Rosane), Raquel Elizabeth Oliveira da Silva Ferreira, Risomar Ebrenz, Rosane Maria Crivelo, Sandra Mendonça, Severino Ferreira, Tiago (filho de Rita Vital), Yvone Ferreira da Silva, Valmir Anunciação.
FELIZ ANIVERSÁRIO!
ANIVERSARIANTES DA SEMANA - 17/12 a 23/12
Dia 17/12: Anselmo Santana de Oliveira (99825-5737), Zilda Maria S. G. Freire (96439-9309);
Dia 18/12: Renan Coropos de Oliveira (97455-7656);
Dia 20/12: Paulo Marcos de J. Bomfim (2796-8010);
Dia 21/12: Sandra Mendonça Fernandez (3746-3123), Sheron Angel L. dos Santos (98149-4117);
Dia 22/12: Raimundo Rodrigues do Nascimento (96721-2281);
Dia 23/12: Flávia Santos da Silva;
"Que Deus abençoe nossos irmãos”
ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO - 17/12 a 23/12
Dia 18/12: Júlio Ribeiro e Márcia Ribeiro;
Dia 20/12: Misiel Teixeira e Deliana Teixeira;
Dia 21/12: Cláudio Luiz e Eronete Ferreira; Raimundo do Nascimento e Andreza Monsores;
Dia 22/12: Jailson Santos e Giselle Santos; Vanderlei Ganeto e Iara Ganeto;
Dia 23/12: Marcelo Bellieny e Myrtes Bellieny;
MEMBRESIA, DÍZIMOS E DIZIMISTAS | ||
Saldo de Out/2023 | R$ 47.757,62
|
|
Total Entradas Novembro/2023 | R$ 95.211,06
|
|
Total Saídas Novembro/2023 | R$ 117.358,43 | |
Saldo para o mês de Dezembro/2023 | R$ 25.610,25 | |
Membros | 499 | |
Membros Ativos | 345 | |
Dizimistas em Novembro/2023 | 160 | 47% |
Dízimos até 10 de Dezembro/ 2023 |
R$ 34.855,55
|
|
Ofertas até 10 de Dezembro/ 2023 | R$ 966,65 | |
Dízimos e Ofertas até 10 de Dezembro/ 2023 | R$ 35.822,20 |