Dia da Escola Bíblica Dominical

ÍNDICE

"Dia da Escola Bíblica Dominical"

Na próxima semana, 4º domingo do mês de Abril, nós, batistas brasileiros, celebramos o dia da Escola Bíblica Dominical (EBD).

 A história da EBD(1) remonta do ano 1780, na cidade de Gloucester, no Centro-Oeste da Inglaterra com o jornalista episcopal, anglicano, Robert Raikes.

No Brasil a EBD surge em 1855, na cidade de Petrópolis-RJ, com a chegada do casal de missionários escoceses Robert e Sarah Kalley.

Gostaria de chamar a sua atenção para o texto de Neemias 8:1-12.

Quando da libertação do exílio na Babilônia e após a reconstrução do templo e do muro de Jerusalém, registrados nos capítulos anteriores de Neemias e no livro de Esdras, nestes versos podemos contemplar um momento especial e por que não dizer um marco na história do povo de Israel e de todos nós estudantes da palavra de Deus.

 “...todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da Porta das Águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o Senhor tinha prescrito a Israel” (V.2).

O povo faz uma solicitação a Esdras e o que era restrito ao estudo particular entre homens instruídos tornou-se público para todos.

“E leu no Livro, diante da praça, ...desde a alva até ao meio-dia, perante homens e mulheres e os que podiam entender; e todo o povo tinha os ouvidos atentos ao Livro da Lei” (V.3).

Em um período de cerca de seis horas todos estavam atentos. Geralmente as mulheres estão implicitamente presentes nas reuniões de grupos; aqui, elas são mencionadas explicitamente assim como as crianças com mais idade (os que podiam entender).

“Leram no Livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia” (V.8).

Esdras, Neemias e os levitas explicaram a Lei de forma que o povo depreendesse o sentido e obtivesse o discernimento do que estava sendo lido.

“...Este dia é consagrado ao Senhor, vosso Deus, pelo que não pranteeis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da Lei” (V.9)

Uma vez que o povo compreendeu a Palavra de Deus, chorou. Ouvindo os altos padrões da Lei e reconhecendo sua baixa posição diante do Senhor, os judeus se converteram. Neemias, Esdras e os levitas estavam, sem dúvida, alegres em ver a conversão do povo. Mas, mesmo assim, encorajaram-no a parar de chorar e lembraram que aquele dia era consagrado ao Senhor.

Vimos que o estudo da Palavra de Deus não é restrito, muito pelo contrário, devemos nos dedicar em estudar e aprender cada vez mais com as escrituras desde a mais tenra idade, discipulando àqueles que tem sede de conhecer e experimentar o Deus das escrituras, consolando, fortalecendo e encorajando-nos uns aos outros na caminhada aos Céus.

Estejamos sempre ávidos pelo estudo da Palavra de Deus e também na propagação àqueles que ainda não a entendem e/ou reconhecem como alimento para o crescimento espiritual e salvação para a alma.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver; a fim de que todo homem de Deus tenha capacidade e pleno preparo para realizar todas as boas ações.” (2 Timóteo 3:16-17).

 

(1)http://www.escoladominical.com.br/home/historia.html#:~:text=A%20Escola%20B%C3%ADblica%20Dominical%20surgiu,19%20de%20agosto%20de%201855.

DC. Janilson Ribeiro

 

"LOUVANDO EM TODO O TEMPO"

Mais uma vez, identifico em Davi um outro aspecto: o louvor durante o tormento. O Salmo 34 é um convite à adoração e à maturidade espiritual. Nele o salmista manifesta o seu compromisso de louvar ao Senhor em “todo o tempo” (v.1).

Louvar a Deus ao ganhar o que se desejou, ao ter o pedido atendido ou ser surpreendido por uma ótima notícia não exige muito esforço do nosso coração. A proposta bíblica, porém, é bem mais radical: louvar a Deus em “todo o tempo”! Tanto no dia bom quanto no dia mau, em plena saúde e nos dias de enfermidade, sob aplausos ou críticas.

Louvar a Deus em “todo o tempo” implica reconhecer que todos os planos do Pai são planos de amor, além de enxergar que todas as coisas cooperam, de alguma forma que pouco compreendemos no momento, para o bem dos que sinceramente amam a Deus.

Louvar a Deus é reconhecer que sua bondade será sempre maior do que qualquer enfrentamento ou decepção da vida. É cantar a sua bondade nos dias de luz e alegria, e não deixar de fazê-lo nas noites de neblina e tristeza. Sua bondade é maior que a vida!

Assim canta Davi:

“Busquei o Senhor, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores. Clamou este aflito, e o Senhor o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra. Oh! Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia. Temei o Senhor, vós os seus santos, pois nada falta aos que o temem. Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome, porém aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará” (Sl 34:4-10).

Um dia, em plena e eterna luz, cantaremos a sua bondade, em “todo o tempo”. Não precisaremos de fatos da vida para fazê-lo, pois a sua presença nos bastará. Talvez a oração mais marcante na Palavra tenha sido proferida pelo salmista quando clamou:

“Sonda-me ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno” (Sl139:23,24).

Essa oração do salmista reconhece a nossa incapacidade de autoconhecimento, portanto, precisamos de Deus para nos sondar. Ademais, reconhece a incapacidade humana para fazer a escolha certa, então precisamos de Deus para nos guiar. Igualmente, expressa as áreas da vida onde a luta se trava: não nos palácios ou nas ruas, mas no coração e nos pensamentos, o que mostra a necessidade de Deus para nos provar. “Guia-me pelo caminho eterno” deve ser o nosso pedido a cada nova manhã.

 Louvar a Deus é uma atitude do coração convicto de que “muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra” (Sl 34:19). Que nesses dias nos lembremos da constante bondade do Senhor. Ele nos deu força em dias de fraqueza. Sustentou-nos nas carências profundas da alma. Livrou-nos de perigosas armadilhas. Consolou-nos na hora da angústia. Proveu quando mais precisamos e alegrou-se conosco quando buscamos a retidão.

Reconheçamos a sua insuperável bondade e busquemos ama-lo mais a cada dia.  E peçamos ao Eterno graça e força para, de coração, louva-lo em todo o tempo.

Ronaldo Lidório

"Reúna-se no amor "

Passar tempo com a nossa família e amigos é uma grande bênção.  Portanto, amar aqueles com quem passamos tempo e desfrutar verdadeiramente desses relacionamentos é muito importante. Este é um momento para ajustarmos a forma como nos vemos e vivemos.

Devemos lembrar também, que não há favoritos nos reino dos céus. Cada ser humano é precioso pra Deus. Nosso foco em família e entre amigos deve ser sem comparações, competições, brigas e contendas. Devemos procurar apenas nos tornamos um com o Senhor, tendo sempre a vida eterna como meta. Procure amar as pessoas ao seu redor de uma maneira ainda maior.

Jesus disse: “Estou lhes dando um novo mandamento, que vocês se amem.  Assim como eu te amei, vocês também devem amar uns aos outros ”(João 13:34).

 

                                         

 

"ATENÇÃO"

Devido ao agravamento da pandemia, nossas atividades presenciais estão suspensas. Trata-se de uma medida de proteção e amor ao próximo. Cremos que em breve tudo isso passará e seguiremos com nossas atividades normalmente. Mas enquanto isso não acontece, é importante que vocês fiquem ligados em nossas redes sociais. Compartilhamos todas as nossas atividades em nossa página no Instagram e no Facebook. Acompanhem.

Atenção para nossos encontros semanais !!!

Todas as quintas às 20h acontecem nossos encontros de oração dos jovens e todas as segundas às 19h dos adolescentes pela plataforma Zoom.

Tem sido momentos preciosos de oração neste período difícil que estamos vivendo. Os links das reuniões estão sendo disponibilizados pelos grupos de Whatsapp dos Jovens e dos adolescentes. Caso você ainda não esteja participando de nossos grupos, entre em contato com um de nossos líderes ok. Fiquem ligados!

 

“Ser bondoso com os pobres é emprestar ao Senhor, e ele nos devolve o bem que fazemos” (Provérbios 19: 17- NTLH). 

O Evangelho é uma prática de vida, não solitária e egoísta, mas solidária e distributiva.

Não feche seus ouvidos e olhos para os pobres e que estão ao seu lado.

 

SEGUIR A JESUS

"Quando andavam pelo caminho, um homem lhe disse: Eu te seguirei por onde quer que fores" (Lc 9.57).
          Ser discípulo é seguir o mestre. Foi isso que fizeram os primeiros discípulos de Jesus: abriram mão de suas vidas para segui-lo. No texto lido, alguém que se aproxima do Senhor cheio de disposição: "Eu te seguirei por onde quer que fores". O desenrolar da conversa mostra a dureza dessa decisão e o preço a ser pago.
          É assim até hoje: seguir a Cristo tem um preço. Não existe discipulado sem renúncia e, por isso, muitos desistem. A palavra daquele homem, contudo, é significativa. Somos desafiados por aquela coragem, atitude e desprendimento. Não sabemos o que se sucedeu depois, mas fica pra nós o desafio de termos o mesmo desprendimento.
          Quando entregamos nossa vida a Jesus e, pela fé, nós o recebemos como Salvador e Senhor, deixamos de viver para nós mesmos e abrimos mão de nossos próprios planos.
          Há uma questão importante a ser considerada: o alto preço do discipulado dará verdadeiro sentido à nossa vida. Quanto mais renunciarmos por Jesus, mais viveremos com ele. Quanto mais abrirmos mão de nós mesmos, mais de perto o seguiremos. Quanto menos de nós evidenciarmos, mais dele experimentaremos. Quanto mais obedientes ao seu comando, mais felizes seremos ao seu lado.
          Que tenhamos a mesma coragem de dizer como aquele homem: "eu te seguirei por onde quer que fores!"
                                                                                                        (EXTRAÍDO)

 

PIBMESQUITA EM AÇÃO

“IGREJA, HABITAÇÃO DE DEUS NO ESPÍRITO”

Prelúdio

Boas Vindas

“Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora pois glorificai a Deus no vosso corpo” (1 Coríntios 6. 19-20)

Oração

Canto “Vinho e Pão”

Óh quão bom e agradável
Ter amigos e irmãos
Comunhão, vinho e pão

Como o orvalho desce da montanha
Sobre a relva, nosso chão
Comunhão, vinho e pão

Encontrar em Cristo o bom tesouro
Meus amigos e irmãos
Todos juntos em adoração

Alegria enche toda a casa
Aleluia, glória a Deus
Comunhão, vinho e pão

Óh quão bom e agradável
Ter amigos e irmãos
Comunhão, vinho e pão

Como o orvalho desce da montanha
Sobre a relva, nosso chão
Comunhão, vinho e pão

Encontrar em Cristo o bom tesouro
Meus amigos e irmãos
Todos juntos em adoração

Alegria enche toda a casa
Aleluia, glória a Deus
Comunhão, vinho e pão

Alegria enche toda a casa
Aleluia, glória a Deus
Comunhão (comunhão) vinho e pão

Alegria enche toda a casa
Aleluia, glória a Deus (glória a Deus)
Comunhão, vinho e pão (vinho e pão)

Alegria enche toda a casa
Aleluia, glória a Deus
Comunhão, vinho e pão

Leitura Bíblica: 1 João 1. 5-7; Atos 4.32; 1 João 3.18

Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma.
Se dissermos que mantemos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade.
Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum.

Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.

Canto 566 HCC “Jesus, Pastor Amado” (Kalley/Webb)

Jesus, Pastor amado, contempla-nos aqui;
concede que sejamos um corpo só em ti.
Intrigas e contendas queremos evitar,
e em paz nós desejamos teu culto celebrar.

Pois, sendo resgatados por ti, ó Salvador,
queremos ser unidos por um fraterno amor,
humildes perdoando as faltas de um irmão,
os fracos ajudando com branda compaixão.

Jesus, querido Mestre, ensina-nos a amar,
seguindo o teu exemplo, perfeito e singular.
Oh, quanto carecemos do auxílio teu, Senhor,
a fim de que vivamos unidos em amor!

Se tua igreja toda andar em santa união,
então, será bendito o nome de “cristão”.
Aquilo que pediste em nós se cumprirá,
e assim o mundo inteiro a ti conhecerá.

Momento de Fidelidade e Gratidão

Oração de Gratidão

Mensagem da Palavra – Seminarista Ivanilton Júnior 

Canto “Alto Preço”

Eu sei que foi pago um alto preço
Para que contigo eu fosse um, meu irmão
Quando Jesus derramou sua vida
Ele pensava em ti, ele pensava em mim
Pensava em nós

Eu sei que foi pago um alto preço
Para que contigo eu fosse um, meu irmão
Quando Jesus derramou sua vida
Ele pensava em ti, ele pensava em mim
Pensava em nós

E nos via redimidos por seu sangue
Lutando o bom combate do Senhor
Lado a lado trabalhando
Sua igreja edificando
E rompendo as barreiras pelo amor

E na força do Espírito Santo
Nós proclamamos aqui
Que pagaremos o preço de sermos
Um só coração no Senhor
E por mais que as trevas militem
E nos tentem separar
Com os nosso olhos em Cristo
Unidos iremos cantar

E na força do Espírito Santo
Nós proclamamos aqui
Que pagaremos o preço de sermos
Um só coração no Senhor
E por mais que as trevas militem
E nos tentem separar
Com os nosso olhos em Cristo
Unidos iremos andar

Unidos iremos andar
Unidos iremos andar

Interação

Oração

Bênção

Poslúdio

"SOMOS DE JESUS"

Prelúdio

Boas Vindas

“Nós temos visto, e testificamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo” (1 João 4. 14)

Oração

Canto “Sou Feliz”

Cantarei para sempre Tuas misericórdias
Os meus lábios confessarão
Tua fidelidade, aliança que não quebrará
É a Tua palavra, eu sei

Sou feliz por Te conhecer
E andar em Tua luz Senhor
Em Teu nome me alegrarei
NEle está minha força

Quem nos céus se compara a Ti?
Quem é como o Senhor?
Deus tremendo entre anjos
E temido na terra
O Teu reino jamais passará
Rocha da minha salvação

Teus são os céus
Tua a terra e eu vivo
Pra Te adorar 

Leitura Bíblica: Filipenses 2.5-11

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus
Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,
A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,
E toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Canto “Ao Único Que é Digno”

Ao único que é digno
De receber
A honra e a glória
A força e o poder
Ao Rei eterno, imortal
Invisível, mas real
A Ele ministramos o louvor.

Coroamos a Ti ó Rei Jesus
Coroamos a Ti ó Rei Jesus.

Adoramos o Teu Nome
Nos rendemos aos Teus pés
Consagramos todo nosso ser a Ti.

Momento de Fidelidade e Gratidão

Oração de Gratidão

Mensagem Musical – Saulo Lira

“A graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor. Visto como, pelo seu divino poder, nos tem sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e a piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para sua própria glória e virtude” (2 Pedro 1. 2-3)

Mensagem da Palavra – Júlio Aleixo

Canto 454 HCC “Eu Sou de Jesus” (Rowe/Ackley)

Mui triste eu andava, aflito e sem paz,
mas eu hoje tenho alegria veraz
e constantemente bendigo a meu Deus.
É claro o motivo: eu sou de Jesus.

Eu sou de Jesus, aleluia!
Eu sou de Jesus, meu Senhor.
Não quero falhar, mas quero falar,
andar e viver com Jesus.

Sofrendo vivia nas garras do mal;
o mundo atirou-me no abismo fatal.
Agora , qual ave que voa nos céus,
eu vivo contente, pois sou de Jesus.

Eu sou de Jesus, aleluia!
Eu sou de Jesus, meu Senhor.
Não quero falhar, mas quero falar,
andar e viver com Jesus.

Se estás perturbado, por que lamentar?
Encontras em Cristo riquezas sem par:
perdão, alegria , amor, salvação.
Oh, vem, vem a Cristo sem hesitação.

Eu sou de Jesus, aleluia!
Eu sou de Jesus, meu Senhor.
Não quero falhar, mas quero falar,
andar e viver com Jesus.

Interação

Oração

Avisos

Bênção

Poslúdio

OREMOS PELOS IRMÃOS


Ana Luiza Barreira, Ednéa Barreto, Emília de Souza Baptista, Káthie Crivello (cunhada de Rosane), Kilmarina, Marlete, Maria Helena & Júnior Lira, Josiane e Maria Eduarda (filha e neta de Catarina), Natália (sobrinha de Rosane), Tiago (filho de Rita Vital) e Valmir Anunciação.

 

FELIZ ANIVERSÁRIO!

Dia 18/04: Antero Volotão Barreira (2696-2405), Yvone Ferreira da Silva (2669-6268);

Dia 19/04: Karina dos Santos Ebrenz (2696-8878);

Dia 20/04: Simone Marques Moreira (2696-4146);

Dia 21/04: Jards Cledonor N. da Cunha (3765-4783), Kauan dos Santos Ebrenz (2696-8878), Olívia Angélica S. da Silva (2796-5102);

Dia 22/04: Lucas Borges Hazelmam, Robson Oliveira dos Santos (3665-3027);

Dia 23/04: Djavan Faria do Amaral (2796-6962), Eula Mariza de A. Pereira (2796-0766), Leda Emília de A. Pereira (99345-4115;

PARABÉNS! QUE DEUS ABENÇOE NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS!

 

 

CULTO PRESENCIAL

Clique no botão para fazer a sua inscrição