Mesquita, 19 de Novembro de 2023
Pastor Renato Reis

 

EDITORIAL

“E SE NO MUNDO NÃO PUDÉSSEMOS MAIS OUVIR SONS?”

          Recentemente, assisti a um filme no estilo pós-apocalíptico no qual não era mais permitido produzir sons em todo o mundo. Havia um grande perigo rondando, e todos que sobreviveram e estavam escondidos podiam ser localizados pelos sons que produzissem.

          Isso me fez lembrar de um evento ocorrido no final dos anos 90, na Igreja Soul Survivor em Watford, Inglaterra. Matt Redman, um músico que frequentava essa igreja, conta que ela passava por uma fase difícil. Apesar de estar sempre cheia, com pessoas vindo de outros lugares para participar do culto, eles sentiam que as músicas e o louvor estavam se afastando do que deveria ser o "centro" de tudo, o centro da adoração ao Senhor.

          Um dia, o pastor deles, Mike Pilavachi, decidiu desligar todos os equipamentos e instrumentos da igreja. Ele propôs que ficassem por um longo período, não apenas alguns minutos, mas dias e semanas, apenas com as vozes das pessoas. Isso foi um grande choque para muitos, especialmente para os músicos, que acreditavam fielmente que seu propósito ali era proporcionar o som para que os outros pudessem adorar. Você consegue imaginar sua igreja sem música durante o culto? Sem um som ou "louvor" que está sendo tocado nas rádios gospel ou apresentações musicais de seus artistas evangélicos preferidos?

          A intenção do Pastor Mike era que cada pessoa encontrasse maneiras de vivenciar a experiência de ofertar algo a Deus, não apenas consumir algo oferecido pelos outros. Creio que no início isso deve ter causado bastante transtorno, embaraço e constrangimento, pois agora você ouvia a voz do irmão ao seu lado, ele cantando bem ou não. Agora você deveria cantar a música que estava em seu coração, não apenas seguir as letras, partituras e datashow. Para os músicos, a experiência foi ainda mais intensa, conta Matt, pois suas funções na igreja, como "dirigentes" ou "ministradores" de louvor, ficaram sem sentido.

          Mas Matt Redman conta que aos poucos algo muito diferente começou a acontecer em sua igreja. As pessoas começaram a se conectar mais com Deus, envolvendo-se em outras atividades como ajudar ao próximo, servir em outras áreas e buscar mais conhecimento da Palavra de Deus.

          Um tempo depois, o pastor devolveu os instrumentos e equipamentos, e seus músicos e toda a igreja tiveram uma nova perspectiva da adoração a Deus, percebendo que a adoração não é apenas música, e a música não se resume ao som dos instrumentos.

          Após essa experiência, Matt Redman compôs a linda canção "Jesus, Essência do Meu Louvor", muito cantada e tocada em nossas igrejas nos últimos anos. (Letra completa no final do artigo)

          Em João 4:23-24, Jesus diz: "No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".

          A adoração a Deus não passa apenas pela música. A música pode fazer falta em nossa vida e em nossos cultos, mas a verdadeira adoração, o verdadeiro louvor, vem de nosso coração, de nosso espírito, não apenas de nosso som.

          Que possamos buscar a Deus no coração a cada dia, oferecendo nossa vida como oferta de adoração, utilizando nosso som, nossa música, nossa voz para demonstrar o quanto somos profundamente gratos a este Deus que nos dá vida e cuida de nós.

“Jesus, Essência do Louvor” - Matt Redman – Tradução: PIB de Curtitiba

Quando o som se vai, tudo se desfaz e eu me achego a Ti
Para dar-Te, oh Deus, algo de valor que alegre a Ti
Dar-Te-ei mais que uma canção, pois a música em si não é o que queres de mim
Tu sondas meu interior, sabes tudo o que sou e queres meu coração

Quero adorar-Te com minha alma
És o meu Salvador, a essência do meu louvor
Perdão, Senhor, é o que mais quero
És o meu Redentor, a essência do meu louvor

Não sei explicar Teu grandioso amor, Tu mereces mais!
Pobre e fraco sou, mas o que tenho é Teu! Minha vida dou!
Dar-Te-ei mais que uma canção, pois a música em si não é o que queres de mim
Tu sondas meu interior, sabes tudo o que sou e queres meu coração

Quero adorar-Te com minha alma
És o meu Salvador, a essência do meu louvor
Perdão, Senhor, é o que mais quero
És o meu Redentor, a essência do meu louvor

Elis Sant’Anna de Oliveira

 

ANÚNCIOS

MUSICAIS DE NATAL

MISSÕES

VOCÊ AINDA PODE ENTREGAR SUA OFERTA MISSIONÁRIA

 

PIB MESQUITA EM AÇÃO!

AGENDA E ESCALAS

AGENDA

  20 de Novembro

FERIADO

6h30 -  Fineias de Oração

7h - Saída para o Passeio das Famílias

 

21 de Novembro

6h30 -  Fineias de Oração

19h - Embaixadores do Rei  

19h30 - Mensageiras do Rei 

22 de Novembro

6h30 -  Fineias de Oração

19h30 - Culto de Oração e Estudo Bíblico

23 de Novembro

6h30 -  Fineias de Oração

19h - Embaixadores do Rei  

24 de Novembro

6h30 -  Fineias de Oração

25 de Novembro

6h30 -  Fineias de Oração

18h - Jantar MCM

 

 


ESCALA

Hoje, 19 de Novembro

Data Show: Ingrid (M/N); Som: Billy/ Pedro (M/N); Transmissão: Raquel (M/N); Câmera: João Victor (M/N); Diáconos: Roberto (ass. Pastoral), Elisa, Ivanilton e Salvador (M); Rosana(ass. Pastoral), Jards, Leandro Ferreira e Walace (N);

4ª feira, 22 de Novembro

Data Show: Flávia; Som: Tuninho / Ítallo; Transmissão: João Pedro; Câmera: Helô; Diáconos: Ivanilton e Misiel; 

Domingo, 26 de Novembro

Data Show: Desirée (M/N); Som: Leandro / Davi (M/N); Transmissão: Bernardo (M/N); Câmera: Flávio Marques (M/N); Diáconos: Denízia (ass. Pastoral), Lucídia, Jailson e Sirléa (M); Sílvio (ass. Pastoral), Edvaldo, Leide e Misiel (N);

FELIZ IDADE

O FÓSFORO E A VELA

 

Certo dia, o fósforo disse para a vela:
Hoje te acenderei!

Ah não! Disse a vela.
Você não percebe que se me acender, meus dias estarão contados? Não faça uma maldade dessa.

Então você quer permanecer toda a sua vida assim? Dura, fria e sem nunca ter brilhado? Perguntou o fósforo.

Mas, tem que me queimar? Isso dói demais e consome todas as minhas forças. Murmurou a vela.

O fósforo respondeu:
- Tem toda razão! Mas, essa é a nossa missão. Você e eu fomos feitos para ser luz. O que eu, apenas como fósforo, posso fazer, é muito pouco. Minha chama é pequena e curta. Mas, se passo a minha chama para ti, cumprirei com o sentido de minha vida. Eu fui feito justamente para isso, para começar o fogo. Já você é a vela. Sua missão é brilhar. Toda tua dor e energia se transformará em luz e calor por um bom tempo.

Ouvindo isso, a vela olhou para o fósforo, que já estava no final da sua chama, e disse:
- Por favor, acende-me...
E assim produziu uma linda chama.

          Assim como a vela, às vezes, é necessário passar por experiências ruins, experimentar a dor e sofrimento para que o melhor que temos seja oferecido e que possamos ser luz. E a verdade é que mar calmo não faz bons navegadores. Os melhores são revelados nas águas agitadas.
          Então, se tiver que passar pela experiência da vela, lembre-se que espalhar o Amor é o combustível que nos mantém acesos. Se você não tem forças para ser luz busque em Deus o Sol da Justiça, fonte inesgotável de luz!

          VOCÊ É LUZ NO MUNDO... Brilhe e irradie essa Luz!

AGENDA

- Reunião na quarta-feira, 22/11, às 17 h, com a Palavra do Pastor Júnior Almeida sobre o tema: "Velhice é vida". Logo após, teremos ensaio do Coro.

- Domingo, 26/11, no culto da manhã, participação do Coro em homenagem ao Dia do Músico Batista.

- 20/12, quarta-feira, às 19h30, participação do Coro em comemoração ao Natal.

EVANGELISMO

"VAI-TE EM PAZ"

"E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz" (Lucas 7:50)
          Que diferença entre a entrada e a saída dessa mulher pecadora! Ela entrou na casa de Simão sem ser convidada; pelo contrário, foi desprezada pelo dono da casa. Entrou com o coração partido, a alma cansada de viver na miséria moral. Entrou em busca de Jesus, a sua única esperança para a solução de seus problemas. Entrou disposta a render-se incondicionalmente, a fim de experimentar a paz, esse estado de alma que tanto almejara mas que nunca havia sentido.

          Como foi que essa mulher saiu da casa de Simão? Mediante o seu arrependimento e fé em Jesus, os seus muitos pecados foram perdoados. E Jesus lhe falou: "A tua fé te salvou; vai-te em paz." Pela primeira vez em sua vida, a mulher vai ter uma consciência tranquila, porque vai viver de acordo com os ensinamentos do Mestre. Agora, ela vai poder andar de cabeça erguida, porque o seu modo de vida mudou. Aprendeu a perdoar-se a si mesma, porque tem certeza do perdão de Deus.
          É preciso ressaltar que Jesus não aprovou os pecados da mulher pecadora; só achou desnecessário enumerá-los diante de todos, porque a mulher havia demonstrado o seu profundo arrependimento. Ele repreendeu o fariseu porque ele ignorava os seus próprios pecados, revelando um espírito de superioridade religiosa e moral. Tal atitude nunca agrada a Deus!
          Essa parábola ensina-nos que Jesus está pronto a nos perdoar. Não importa quantos pecados cometemos mas, sim, a sinceridade de nossa súplica para o perdão. O amor que acompanha o espirito de contrição e fé é prova de nossa sinceridade. O Mestre continua a examinar o coração de pecadores arrependidos e ele continua a confirmar-lhes a fé que os leva a ele em busca de salvação.
          Graças a Deus pela paz que inunda a alma de todo aquele que se rende a Jesus Cristo!
EXTRAÍDO 

1ª Convocação 

Boas Vindas 

Oração 

Leitura Bíblica: Hebreus 10: 23-25

Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.
Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.
Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.

Canto “Teu Nome Exaltarei”

Se o amas, ergue tuas mãos.

Se o amas rende adoração.

Se o amas, vem com alta voz dar glória ao Senhor.

Se o amas, busca ao Senhor.

Se o amas, canta o teu louvor.

Todos juntos vamos celebrar com júbilo.

Meu Deus é incomparável.

Quero exaltá – lo.

Teu nome exaltarei!

Teu nome exaltarei!

Ao mundo anunciarei que não há outro.

Não me envergonharei.

Teu nome exaltarei!

Teu nome exaltarei!

Ao mundo anunciarei que não há outro.

Não me envergonharei.

Canto “O Espírito do Senhor”

O Espírito do Senhor

Está presente para consolar

É Deus com a gente exalando vida

Forças para caminhar

O Espírito do Senhor

Está presente para consolar

É Deus com a gente exalando vida

Forças para caminhar

E Ele nos ungiu para pregar libertação

E quebrar cadeias pra restaurar os corações

E anunciar o ano aceitável do Senhor

A fim de que se chamem, afim de que se chamem

A fim de que se chamem carvalhos de justiça

E Ele nos ungiu para pregar libertação

E quebrar cadeias pra restaurar os corações

E anunciar o ano aceitável do Senhor

A fim de que se chamem, afim de que se chamem

A fim de que se chamem carvalhos de justiça

A fim de que se chamem, afim de que se chamem

A fim de que se chamem carvalhos de justiça

Plantados pelo Senhor, carvalhos de justiça

Plantados pelo Senhor para a Sua glória

Convidados 

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa” (Malaquias 3.10)

Fidelidade e Gratidão 

Canto 244 HCC “Oh trazei a casa do tesouro” (Leech)

Oh, trazei à casa do tesouro,
dízimos e ofertas com amor!
Consagrai-vos como bons mordomos,
desfrutamos as divinais promessas.

Sim, provai o,
confiantes, dedicai-vos já ao Senhor,
que 
grandes bênçãos sobre vós derramará.

Quando minha fé vacila e falha,
tudo se escurece ao meu redor;
com ternura meu Senhor me ampara;
pelo seu amor então prossigo.

Sim, provai o,
confiantes, dedicai-vos já ao Senhor,
que 
grandes bênçãos sobre vós derramará.

Eu lhe dediquei a minha vida,
todos os talentos, tempo e bens.
Com mil bênçãos ele me sustenta;
nele achei perdão e paz perenes

Sim, provai o,
confiantes, dedicai-vos já ao Senhor,
que 
grandes bênçãos sobre vós derramará.

Oração de Gratidão 

Mensagem da Palavra – Pastor Renato Reis 

Canto 361 HCC “Meu Senhor, Sou Teu” (Crosby/Doane)

Meu Senhor, sou teu; tua voz ouvi, a chamar-me com amor;
mas de ti mais perto eu almejo estar, ó bendito Salvador.

Mais perto da tua cruz quero estar, ó Salvador!
Mais perto, para a tua cruz, leva-me, ó meu Senhor!

Bem contente está o meu coração em servir-te sem temor.
Seguirei teus passos com retidão, constrangido pelo amor.

Mais perto da tua cruz quero estar, ó Salvador!
Mais perto, para a tua cruz, leva-me, ó meu Senhor!

Oh, que pura e santa alegria é aos teus santos pés me achar,
e, com viva e mui reverente fé, com o Salvador falar.

Mais perto da tua cruz quero estar, ó Salvador!
Mais perto, para a tua cruz, leva-me, ó meu Senhor!

Oração

Bênção

Poslúdio

CULTO DA JUVENTUDE

Canto “Só Tu És Santo/Santo Espírito”

Tudo está preparado aqui
A casa e o meu coração também
Tu és o único motivo que me fez chegar

Os filhos já estão chegando aqui
Agora somos dois ou três, ou mais
Encontre meu coração disposto a queimar por Ti

Todos os versos e canções que eu conseguir cantar
Todas as vezes quebrantado, só quero te falar

Que Teu é o reino e a glória pra sempre
Teu é o domínio e o poder, amém, amém

Teu é o reino e a glória pra sempre
Teu é o domínio e o poder, amém, amém

Só Tu és santo, só Tu és santo
Não há outro como Tu, não há outro como Tu
Não há outro como Tu, não há outro como Jesus

Só Tu és santo, só Tu és santo
Não há outro como Tu, não há outro como Tu
Não há outro como Tu, não há outro como Jesus

Santo Espírito, és bem-vindo aqui
Vem inundar, encher esse lugar
É o desejo do meu coração
Sermos inundados por tua glória, Senhor.

Boas Vindas

Oração 

Leitura Bíblica: 1 Pedro 2: 1-5;9

Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências,
Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação,
Se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso.
Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,
Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.
Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Canto “Estamos de Pé”

Pressionados, mas não desanimados

Perplexos, mas não desesperados

Estamos de pé

Perseguidos, mas não abandonados

Abatidos, mas não destruídos

Estamos de pé

Não caminhamos pelo que vemos

O que nos move é o que nós cremos

Nação santa, somos a igreja

Vivemos por fé

Estamos de pé

Perseguidos, mas não abandonados

Abatidos, mas não destruídos

Estamos de pé

Não caminhamos pelo que vemos

O que nos move é o que nós cremos

Nação santa, somos a igreja

Vivemos por fé

Estamos de pé

A perseguição não parou a igreja

O coliseu não parou a igreja

Os leões não pararam a igreja do Senhor

O inferno não pode prevalecer

Vamos avançar, não vamos parar de crescer

Ninguém pode parar a igreja do Senhor

A perseguição não parou a igreja

O coliseu não parou a igreja

Os leões não pararam a igreja do Senhor

O inferno não pode prevalecer

Vamos avançar, não vamos parar de crescer

Ninguém pode parar a igreja do Senhor

Não caminhamos pelo que vemos

O que nos move é o que nós cremos

Nação santa, somos a igreja

Vivemos por fé

Estamos de pé

A perseguição não parou a igreja

O coliseu não parou a igreja

Os leões não pararam a igreja do Senhor

O inferno não pode prevalecer

Vamos avançar, não vamos parar de crescer

Ninguém pode parar a igreja do Senhor

A perseguição não parou a igreja

O coliseu não parou a igreja

Os leões não pararam a igreja do Senhor

O inferno não pode prevalecer

Vamos avançar, não vamos parar de crescer

Ninguém pode parar a igreja do Senhor

Canto “Vida aos Sepulcros”

No mundo busquei

Mas não preencheu-me

Canções tão vazias

Tesouros que um dia

Se consumarão

 

Então Você veio

E me trouxe pra perto

E todo desejo

É satisfeito em Seu amor

 

Não há nada, nada melhor

Não há nada, nada melhor

Não há nada, nada melhor que meu Deus

 

Não tenho medo

De expor minhas fraquezas

Defeitos e falhas

Não vou esconder

Um amigo encontrei

 

O Deus das montanhas

É o Deus dos vales

E não há lugar

Que a Sua graça

Não possa me achar

 

Não há nada, nada melhor

Não há nada, nada melhor

Não há nada, nada melhor que meu Deus

 

Não há nada, nada melhor

Não há nada, nada melhor

Não há nada, nada melhor que meu Deus

 

Torna o luto em festa

A vergonha em glória

Traz beleza às cinzas

O Senhor pode fazer

 

Traz a vida aos sepulcros

Faz de ossos, soldados

Faz no mar um caminho

O Senhor pode fazer

Só o Senhor pode fazer

 

Não há nada, nada melhor

Não há nada, nada melhor

Não há nada, nada melhor que meu Deus

 

Não há nada, nada melhor

Não há nada, nada melhor

Não há nada, nada melhor que meu Deus

 

Traz a vida aos sepulcros

Faz de ossos, soldados

Faz no mar um caminho

Só o Senhor pode fazer

Só o Senhor pode fazer

O Senhor pode fazer


Fidelidade e Gratidão

Medley 

Oração de Gratidão

Mensagem da Palavra – Pr Carlos Eduardo

Canto “Toma o meu coração”

Este é meu desejo

Senhor, te honrar

Com meu coração, te adorar

Tudo o que há em mim

Te dá louvor

Só a ti adoro, meu Senhor

 

Toma o meu coração

E toda a minha alma

Eu vivo só pra ti

Sempre que eu respirar

Cada vez que eu acordar

Faze o teu querer em mim

 

Este é meu desejo

Senhor, te honrar

Com meu coração, te adorar

Tudo o que há em mim

Te dá louvor

Só a ti adoro, meu Senhor

Oração

Benção 

Poslúdio

OREMOS PELOS IRMÃOS


Ana Luiza Barreira, Antero Volotão Barreira, Antônio Luís da Silva Cavalcante, Danielle da Silva Faria, Ednéa Barreto, Elenice Esmeralda dos Anjos Silva, Elisete Lira, Emília de Souza Baptista, Flávio Mazza, Gael Soares, Gracilene de Melo, João Pedro Oliveira Ferreira, Josivé Cândido, Káthie Crivello (cunhada de Rosane), Kilmarina, Marlete, Maria Helena & Júnior Lira, Maria Eduarda (neta de Catarina), Manuella Aleixo, Maria Inezinha da Silva Rodrigues, Mirian de Lima Soares, Natália (sobrinha de Rosane), Raquel Elizabeth Oliveira da Silva Ferreira, Risomar Ebrenz, Rosane Maria Crivelo, Sandra Mendonça, Severino Ferreira, Tiago (filho de Rita Vital), Yvone Ferreira da Silva, Valmir Anunciação.

 

FELIZ ANIVERSÁRIO!

ANIVERSARIANTES DA SEMANA - 19/11 a 25/11

Dia 22/11: Flora Jerônimo de Souza;

Dia 23/11: Raquel Alves de Araújo (99143-7243);

Dia 25/11: Danielle Lira de L. Bigarini (95100-2333);

 

"Que Deus abençoe nossos irmãos”

 

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO - 19/11 a 25/11 

Dia 19/11: Jansen Soares e Priscila Soares;

Dia 19/11: José Emiliano e Yvone Ferreira;

 

 

 

INFORMATIVO

MEMBRESIA, DÍZIMOS E DIZIMISTAS
Saldo de Set/2023 R$ 52.563,33

 

Total Entradas Outubro/2023 R$ 82.375,76

 

 

Total Saídas Outubro/2023 R$ 87.173,47
Saldo para o mês de Novembro/2023 R$ 47.757,62
Membros 499
Membros Ativos 345
Dizimistas em Outubro/2023 185 53%
Dízimos até 12 de Novembro/ 2023  

R$ 32.466,00

Ofertas até 12 de Novembro/ 2023 R$ 541,50
 

Dízimos + Ofertas até 12 de Novembro/ 2023

R$ 33.007,50