Mesquita, 23 de outubro de 2022.
Organizada em 22 de março de 1942.
Pastor Renato Reis de Oliveira

EDITORIAL

CRIANÇAS QUE ENSINAM

   

"Sabemos que Adão e Eva foram criados sem pecado e inocentes tal como uma criança. Andavam nus como toda criança e não se envergonhavam. Mas notemos ainda mais o extraordinário padrão de criança estabelecido: geração divina, criação especial (barro/costela), feitos surpreendentes (comeram do fruto proibido), exílio num mundo hostil e inóspito (expulsão do paraíso) e assim surge neles uma saudade sem fim do paraíso (germe da esperança messiânica). Desde então, o padrão de criança vem se repetindo, não só em histórias bíblicas particulares, mas em toda a humanidade.

  • Na gênese do povo de Deus está Isaque, filho de Abraão e sua mulher estéril. Por intervenção divina ele escapa do sacrifício, cena recorrente em muitas culturas primevas. A despeito disso, ele se tornou um dos três grandes patriarcas de seu povo (Gênesis 22).

Ismael, seu meio-irmão, filho de uma concubina. Deserdado e abandonado, morreria de fome não fosse a mesma intervenção divina. Ele se tornou o pai de outra grande nação (Gênesis 21).

  • Moisés, filho de escravos, por providência divina e astúcia de algumas mulheres e uma menina, consegue escapar do “massacre dos inocentes” deflagrado por Faraó. Ele se tornou o maior libertador de todos os tempos (Hebreus 11).
  • Samuel, filho de mulher estéril, é consagrado por seus pais para servir no templo junto ao sumo sacerdote. Foi assim que, por intervenção divina, se tornou o sucessor de Eli, ocupando o lugar de um dos filhos desleixados do velho sacerdote (Salmos 113:9).
  • Davi, antes de se tornar rei, não passava de uma criança desqualificada e subestimada pelos mais velhos. Mas justamente essa criança foi escolhida pelo desígnio divino para ser um grande herói de Israel: o menino poeta que matou gigantes e se tornou rei, o maior deles (1 Samuel 17:45-47).
  • João Batista, filho de um casal de idosos: ele sacerdote, ela estéril. Um anjo surge ao pai e anuncia o nascimento dessa criança especial, que haveria de ser o precursor do Messias. O menino tem manias esquisitas: come gafanhoto, veste-se com pele de camelos, perambula pelo deserto, prega contra a corrupção e a imoralidade (Mateus 3:13-17).
  • Dentre eles, está também o apóstolo João que começou a seguir Jesus quando ainda era uma criança pequena. Ele fazia perguntas indiscretas e se deitava no colo do Mestre na hora do jantar. Mais tarde escreveu epístolas nas quais tratou a todos por “meus filhinhos”.

Outro foi o próprio apóstolo Paulo, que, “nasceu de novo” na estrada de Damasco e de perseguidor passa a perseguido. Ele se exilou na Arábia, antes de se tornar o maior de todos os missionários cristãos. Escreveu muitas cartas, nas quais questionava os valores do Império Romano, da cultura grega e do legalismo judaico. Naturalmente, acabou preso e foi martirizado – não sem antes gerar muitos filhos na fé, alimentá-los com leite espiritual e, à medida que cresciam, com alimento teológico consistente.

Poderíamos estender a lista das “crianças” bíblicas, mas consideramos estas suficientes para entender um padrão e compreender o paradigma: Crianças ensinam. Sim, à luz destes exemplos, pode-se concluir que relacionar com crianças traz a reponsabilidade de entendê-las e respeitá-las como quem ensina muitas verdades.

Maria Iracema de Oliveira Almeida de Andrade

Diaconisa

 

 

MISSÕES NACIONAIS

Todos com as mãos na corda!

Todos nós estávamos mortos em nossos delitos e pecados, e fomos vivificados por meio de Cristo (Efésios 2.1). Ao nascer de novo, todos recebemos a missão deixada por Jesus em Mateus 28.19: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações…”. A responsabilidade de levar a mensagem de salvação é de todos nós!

Mas, existem alguns que têm maior responsabilidade do que outros? Os missionários nos campos são mais responsáveis em anunciar o Evangelho do que os que ficam?

Em Atos 1.8, Jesus disse que receberíamos todo o poder ao descer sobre nós o Espírito Santo, para que pudéssemos testemunhar tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. Todo nascido de novo recebe este poder para testemunhar em sua Jerusalém!

A obra missionária é simultânea, pois enquanto nós testemunhamos onde estamos, missionários estão espalhados pelo Brasil e mundo, testemunhando por onde não podemos ir! Estamos todos com as mãos na mesma corda, todos trabalhando na missão mais sublime e importante de toda a história da humanidade, a missão de Deus: buscar e salvar o homem perdido. Fazemos isso anunciando que Só Jesus Cristo Salva, pois Ele é o caminho, a verdade e a vida!

Todos temos a mesma missão: fazer discípulos! Alguns recebem um chamado específico para ir a lugares distantes, outros não, mas todos temos a mesma missão: proclamar a salvação em Jesus Cristo. O centro da vontade Deus é o melhor lugar para estar, aqui ou lá!

Mas, de quem é a responsabilidade de sustentar os que se dedicam integralmente como missionários?

Rapidamente, pensamos que essa é a missão da igreja local. Sim, é verdade, mas ofertar é para pessoas espirituais, pois quem compreende que o sustento vem do Senhor, sente o desejo de ofertar e o faz com alegria. Isso não tem a ver com o quanto temos, mas com o quanto amamos a Deus e a sua missão. Ofertar é um ato de fé. Investir em missões vai além dos recursos financeiros. 

Quando penso na viúva pobre me emociono, pois ali não estava uma grande oferta financeira, mas estava alguém que, voluntariamente, dava tudo o que tinha por amor. Aprendemos duas coisas com esse texto. A primeira é que Deus não olha o que damos, mas o que guardamos! Não é a porção, mas a proporção! O que chamou a atenção de Jesus foi o fato dela não guardar nada para si. A segunda é que Jesus continua olhando para nós quando ofertamos. Ele continua nos observando. Ele sabe exatamente quem somos, o que damos e o que guardamos.

Por isso, a missão de sustentar os missionários também é de todos! Você sabia que os missionários também sustentam outros missionários? Sim, porque eles sabem que o sustento vem do Senhor e sentem profunda alegria em contribuir para que o Evangelho chegue aonde eles não podem ir. A missão é de todos! Você sabia que nos campos missionários também são feitas campanhas missionárias? Sim, pois a missão de sustentar a obra missionária é de todos, aqui e lá!

Da mesma forma todos somos intercessores! Não há nada que impeça alguém de orar! Devemos orar uns pelos outros, aqui e lá! Quando oro, reconheço o poder da oração no cumprimento da missão! 

Estamos todos segurando a mesma corda, cada um servindo onde está, orando, testemunhando e ofertando! E você, está segurando esta corda?

Silvana S. P. Martines

Coordenadora da Mobilização Voluntária

 

FELIZ IDADE

Carregando o fardo uns dos outros (Obadias 1: 11-14)

   No Livro de Obadias, vemos que uma rivalidade entre dois irmãos foi perpetuada pelas futuras gerações. Quando o inimigo babilônico invadiu Judá (onde habitavam os descendentes de Jacó) para destruí-la e levar os israelitas para o exílio, os edomitas (que descendiam de Esaú, irmão de Jacó) recusaram-se a socorrê-los. Mais do que isso, alegraram-se com a desgraça de seus parentes e agiram como inimigos. Deus envia o profeta para anunciar o julgamento que viria sobre a nação de Edom por ter se esquivado de sua responsabilidade e participado da violência.

  Muitas vezes, nossas desavenças pessoais e orgulho nos impedem de ajudar o nosso irmão, mesmo quando podemos estender a mão. Tiago 4:17 nos adverte que saber o que devemos fazer, mas não fazê-lo, é pecado. Diante do sofrimento alheio, devemos fazer o que tiver ao nosso alcance para minorar essa dor, esquecendo qualquer rivalidade existente. Não podemos ficar indiferentes às mazelas do nosso próximo. Somos chamados a carregar os fardos uns dos outros, obedecendo assim à lei de Cristo (Gálatas 6:2). 

Jesus se compadece da nossa dor e, como discípulos do Mestre, devemos imitá-lo! Seremos julgados não só pelo o que fazemos, mas também pelo que deixamos de fazer!

Ministra Joenice Lopes

Feliz Idade em Ação!

 

 

 

 

EVANGELISMO

ENTREGUES À MORTE

"Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal" (2 Co 4.11 )
         

           Deixar de ser para que Cristo seja. Essa parece ser a mensagem central no texto acima. Mas deixar de ser não significa que deixamos de existir. Paulo não deixou de ser Paulo a partir do momento em que deixou Cristo viver nele.
          O que podemos descrever aqui é um fenômeno interessante. A grandeza de Cristo, sua excelência, sua bondade, sua misericórdia, seu amor, sua graça, passam a manifestar-se em nós. Ora, isso não seria um enorme peso de responsabilidade sobre os ombros de pecadores? Quando toda essa grandeza se manifesta em nós, como um grande excesso, nosso ser automaticamente se retrai, pois, o que somos diante de toda bondade, misericórdia, amor e graça? Nossa alma se retrai para dar espaço à manifestação de Cristo, a cada vez, a cada dia, constantemente. Mas isso demanda uma decisão. Estamos dispostos a nos retrair? Estamos dispostos a dar lugar a Cristo? Estamos dispostos a ser um canal de seu amor, de sua misericórdia, de sua graça? Isso significa retrairmos nosso próprio ser, significa ser sempre "entregue à morte". Deus, em Cristo, quer manifestar sua vida em nós, através de nós, para alcançar a outros. 
                                                                                                   (EXTRAÍDO)

 

PIBMESQUITA EM AÇÃO

1ª Convocação 

Boas Vindas 

Oração 

Canto “Mais Que Uma Voz”

Eu queria ter mais que uma voz, mais que um amor
E uma vida pra te oferecer
Pois tu és muito mais que eu possa ter em meu ser

Tu és o autor
Aquele que pintou com perfeição a vida
Tu és o senhor
Aquele que me amou e é o meu Deus
Meu senhor, minha vida é para o teu louvor
Meu Deus, meu senhor
Minha vida é para o teu louvor

Canto “Bem Aventurado”

Bem aventurado é o que está
Firmado em Tua casa
Aqueles que Te louvam
Cujo coração está no nosso Deus

Bem aventurado é o que tem
Sede da justiça de Deus
Aqueles que são filhos da luz
Cuja força vem do nosso Deus

Que o Teu reino venha sobre nós
Queremos Tua glória sobre nós

Ouve, oh Deus
Nossa oração, Altíssimo
Sara esta nação
É o clamor da igreja que Te adora

Só Tu és Santo, só Tu és Santo
Só Tu és Santo, Senhor

Só Tu és Santo, só Tu és Santo
Só Tu és Santo, Senhor

Só Tu és Santo, só Tu és Santo
Só Tu és Santo, Senhor

Só Tu és Santo, só Tu és Santo
Só Tu és Santo, Senhor

Ouve, oh Deus
Nossa oração, Altíssimo
Sara esta nação
É o clamor da igreja que Te adora

Leitura Bíblica: Efésios 4. 4-7

Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação
Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.
E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo.

Fidelidade e Gratidão 

Canto 574 HCC “Um só Rebanho” (Freire/Morris)

Um só rebanho, um só Pastor.
Uma só fé em um só Salvador.
Em teu amor, unidos aqui,
num mesmo Espírito vamos a ti.

Um só rebanho, um só Pastor.
Fruto, ó Senhor, desse teu grande amor.
Só nos gloriamos na tua cruz.
 tu louvado, bendito Jesus!

Um só rebanho, um só Pastor.
Ó Cristo, és digno de nosso louvor.
Tu és o ímã que nos atrai,
e só por ti adoramos o Pai.

Um só rebanho, um só Pastor.
Nós esperamos por ti, ó Senhor.
É face a face que vamos ver
quem nos amou e por nós quis morrer.

Oração de Gratidão 

Convidados 

Participação da Feliz Idade 

Mensagem da Palavra – Pastor Renato Reis

Canto “Consagração”

Ao Rei dos reis consagro tudo o que sou
E de gratos louvores transborda o meu coração
A minha vida eu entrego nas tuas mãos, meu Senhor
Pra te exaltar com todo meu amor
Eu te louvarei conforme a tua justiça
E cantarei louvores, pois tu és altíssimo

Celebrarei a ti, ó Deus, com meu viver
Cantarei e contarei as tuas obras
Pois por tuas mãos foram criados
Terra, céu e mar e todo ser que neles há
Toda a terra celebra a ti
Com cânticos de júbilo
Pois tu és o Deus criador
Toda a terra celebra a ti
Com cânticos de júbilo
Pois tu és o Deus criador

Celebrarei a ti, ó Deus, com meu viver
Cantarei e contarei as tuas obras
Pois por tuas mãos foram criados
Terra, céu e mar e todo ser que neles há
Toda a terra celebra a ti
Com cânticos de júbilo
Pois tu és o Deus criador

Toda a terra celebre a ti
Com cânticos de júbilo
Pois tu és o Deus criador
Pois tu és o Deus criador
Pois tu és o Deus criador
A honra, a glória, a força
E o poder ao Rei Jesus
E o louvor ao rei Jesus

A honra, a glória, a força
E o poder ao rei Jesus
E o louvor ao rei Jesus
A honra, a glória, a força
E o poder ao rei Jesus
E o louvor ao rei Jesus

A honra, a glória, a força
E o poder ao rei Jesus
E o louvor ao rei Jesus
A honra, a glória, a força
E o poder ao rei Jesus
E o louvor ao rei Jesus! 

Oração 

Bênção 

Poslúdio 

2ª Convocação 

Assembleia da Igreja

Boas Vindas 

Oração 

Canto “Tributo a Yehovah”

Eu sou grato por tudo que tenho
O Tesouro maior desse mundo
Me foi dado como herança eterna
Maior prova de um amor tão profundo

Tenho vida, alegria em todo tempo
Tenho amigos, família, muitos irmãos
Foi Jesus meu Amigo verdadeiro
Que fez tudo ao me dar a salvação

Louvarei ao Senhor em todo tempo
Seu louvor estará continuamente
Em meus lábios e também no coração
Jesus Cristo será sempre minha canção

Ye, Ye, Yehovah
Ye, Ye, Yehovah, Jesus
Ye, Ye, Yehovah
Ye, Ye, Yehovah

Canto “Te Agradeço”

Por tudo o que Tens feito
Por tudo que Vais fazer
Por Tuas promessas e tudo que És
Eu quero Te agradecer
Com todo meu ser

Te agradeço meu Senhor
Te agradeço meu Senhor

Te agradeço por me libertar e salvar
Por ter morrido
Em meu lugar, Te agradeço
Jesus, Te agradeço
Eu Te agradeço
Te agradeço

Canto “Teu Reino”

Os reinos se abalam
Os povos se curvam
As bocas se abrem
As mãos se levantam
Pra dizer que Tu és o Rei
Pra dizer que Tu és o Senhor

Os reinos se abalam
Os povos se curvam
As bocas se abrem
As mãos se levantam
Pra dizer que Tu és o Rei
Pra dizer que Tu és o Senhor

Teu Reino é sempre eterno
Firmado em misericórdia
Justiça e igualdade
Bondade e fidelidade
A Tua igreja Te adora
A Tua igreja Te adora

Teu Reino é sempre eterno
Firmado em misericórdia
Justiça e igualdade
Bondade e fidelidade
A Tua igreja Te adora
A Tua igreja Te adora

Leitura Bíblica: João 3. 17-21

Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.
Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras.
Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.

Fidelidade e Gratidão 

Canto “Cantarei Teu Amor Pra Sempre”

Dos montes corre para o mar
Teu rio de amor por mim
Eu abrirei meu coração
Deixando tua cura entrar
Me alegro por te pertencer
Levantarei as minhas mãos
Teu amor me alcança e me faz louvar-te

Cantarei teu amor pra sempre
Cantarei teu amor pra sempre

Meu coração exulta
Com alegria eu canto
Se o mundo conhecer a Ti
Ele se encherá com a sua alegria

Cantarei teu amor pra sempre
Cantarei teu amor pra sempre

Cantarei teu amor pra sempre
Cantarei teu amor pra sempre

Cantarei teu amor pra sempre
Cantarei teu amor pra sempre

Oração de Gratidão 

Convidados 

Mensagem Musical – Natiele e Walace Jr. 

Mensagem da Palavra – Ivanilton Júnior 

Canto “Ser Conhecido de Deus”

Quero me apresentar a Ti, oh Deus
Te ofertar em louvor
Me entregar, me derramar
Os Teus planos cumprir

Que possas achar em mim a voz
Que deseja ouvir
Que toca o Espírito, abre os céus
E enche o Teu coração

Ser reconhecido, marcado por transformação
Provado pelo fogo, habilitado pela unção
Sabe todos os meus dias, que pra vida e para morte
Eu vou andar com Deus

O Senhor conhece os que são Seus
Ouve a voz sincera de um adorador
Me separou, me marcou no Seu altar
Para servir

Oração 

Bênção 

Poslúdio – “Cordeiro e o Leão”

Nas nuvens Ele vem
Os reis irão se prostrar
As algemas vão quebrar
E nós vamos cantar a ti
Quem pode impedir o Eterno?

Nosso Deus é o leão, leão de Judá
Rugindo com poder, é o que luta por nós
Todo joelho dobrara
Nosso Deus é o cordeiro que ressuscitou
E dos nossos pecados seu sangue nos salvou
Os joelhos dobrarão ao cordeiro e o leão
Todo joelho dobrará

Abram os portões
Preparem o caminho ao Rei
O Deus que vem salvar
Aqui está pra libertar
Quem pode impedir o Eterno?

Nosso Deus é o leão, leão de Judá
Rugindo com poder, é o que luta por nós
Todo joelho dobrara
Nosso Deus é o cordeiro que ressuscitou
E dos nossos pecados seu sangue nos salvou
Os joelhos dobrarão ao cordeiro e o leão
Todo joelho dobrará

Quem pode impedir o Eterno?

Quem pode impedir o Eterno?

Quem pode impedir o Eterno?

Quem pode impedir o Eterno?

Quem pode impedir o Eterno?

Quem pode impedir o Eterno?

Quem pode impedir o Eterno?

Quem pode impedir o Eterno?

Nosso Deus é o leão, leão de Judá
Rugindo com poder, é o que luta por nós
Todo joelho dobrara
Meu Deus é o Cordeiro que ressuscitou
E dos nossos pecados seu sangue nos salvou
Os joelhos dobrarão ao cordeiro e o leão
Todo joelho dobrará

OREMOS PELOS IRMÃOS


Ana Luiza Barreira, Antero Volotão Barreira, Antônio Luís da Silva Cavalcante, Danielle da Silva Faria, Ednéa Barreto, Elisete Lira, Emília de Souza Baptista, Káthie Crivello (cunhada de Rosane), Kilmarina, Marlete, Maria Helena & Júnior Lira, Maria Eduarda (neta de Catarina), Maria Inezinha da Silva Rodrigues, Mirian de Lima Soares, Natália (sobrinha de Rosane), Severino Ferreira, Tiago (filho de Rita Vital), Yvone Ferreira da Silva, Valmir Anunciação.

 

FELIZ ANIVERSÁRIO!

Dia 24/10: Iara Anália Ganeto de Castro (2696-7769);

Dia 25/10: Elizete Gonçalves Lyra (2669-9077), Vanessa Cristina da S. B. Xavier (98437-5325);

Dia 26/10: Leide Marisa P. de Almeida (2796-0766), Livia Sophia O. L. Vargas (99589-2576);

 

 

 

Que Deus abençoe nossos irmãos”

 

 

INFORMATIVO

MEMBRESIA, DÍZIMOS E DIZIMISTAS

 

Saldo do mês Agosto/2022

 R$   72.613,17

Total dízimos + ofertas mês Setembro/2022

 R$   60.023,37

Total saídas mês Setembro/2022

 R$   69.936,81

Saldo para mês Setembro/2022

 R$   62.718,03

Membros

457

Membros Ativos

320

Dizimistas em Setembro/2022

147

46%

Dízimos em 16 de Outubro/2022

R$ 27.907,28

 

Ofertas em 16 de Outubro/2022

 

R$ 965,00

 

Total dízimos + ofertas 16 de Outubro/2022

 

R$ 28.872,28