Primeira Igreja Batista de Mesquita
Fundada em 22 de março de 1942
Edição nº 46/ 08 de novembro de 2020
ÍNDICE
Navegue
pelos
atalhos
O PRAZER DE SERVIR
Os batistas brasileiros celebram no segundo domingo de novembro o "DIA DO DIÁCONO BATISTA". A palavra "DIÁCONO" é uma palavra de origem Grega que significa SERVO.
DIÁCONO é "Servo dos servos", todos nós somos DIÁCONOS por excelência, servidores do REINO, servidores do SENHOR, não servimos porque somos DIÁCONOS OU DIACONISAS, servimos, pois SOMOS DO SENHOR.
O hino 410 CC, expressa a felicidade no serviço. No serviço do meu REI eu sou feliz satisfeito e abençoado, no serviço do meu REI, minha vida empregarei gozo, paz felicidade tem quem serve ao meu bom REI. Quanto tenho no serviço gastarei no serviço do meu REI.
Jesus ensinou que o serviço a ELE seria uma condição fundamental para ter comunhão com DEUS. "se alguém me serve, siga-me, e, aonde eu estou, ali estará também o meu servo. E se alguém me servir, o PAI o honrará” (João 12:26).
Paulo incentivou o zelo no serviço a DEUS: "No zelo, não sejais remissos, sede fervorosos de espirito, servindo ao SENHOR" (Romanos 12:11).
Servindo com voluntariedade, refletindo a gratidão a DEUS por tudo o quanto ELE nos dá. A gratidão a DEUS deve ser o motivador do nosso SERVIÇO. É impossível servir ao SENHOR e ignorar as pessoas.
Nossa relação vertical (com DEUS) está ligada as nossas relações horizontais (com outros seres humanos).
O servo do SENHOR necessariamente serve aos outros. "Porque vós irmãos, fostes chamados à liberdade, porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne, sede, antes, servos uns dos outros, pelo AMOR. Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Gálatas 5:13).
Servir aos outros se torna um procedimento natural de quem recebe os benefícios que DEUS nos oferece pela graça.
"Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de DEUS". (I Pedro 4:10). Em todo o serviço seja o LOUVOR dirigido a DEUS.
"Servi ao SENHOR com alegria, apresentai-vos diante DELE com cânticos" (Salmos 100:2).
Refazer, no entanto, o que fez JESUS não consiste apenas em copiar os seus gestos, mas em reproduzir em nós as atitudes que foram as de CRISTO JESUS, (Filipenses 2:5), o qual deu sua própria vida por nós, para que também déssemos a nossa vida por nossos irmãos (I João 3:16). A verdadeira forma de fazer em memoria de CRISTO é, portanto AMAR. O SENHOR SE FEZ SERVO, SIGAMOS OS SEUS PASSOS.
Não poderíamos deixar de destacar um diácono muito especial, um servidor do REINO, um homem de DEUS, em quem tocamos e que tocou os nossos corações com singeleza e serviço. Nosso querido irmão OLIVIO FREITAS VIEIRA, que se notabilizou por sua dedicação a DEUS, a família, a igreja e aos amigos. Louvamos a DEUS por tão preciosa vida, que foi morar com o PAI.
"BEM AVENTURADO AQUELE SERVO QUE O SEU SENHOR QUANDO VIER ACHAR SERVINDO ASSIM. EM VERDADE VOS DIGO QUE O PORÁ SOBRE TODOS OS SEUS BENS” ( MATEUS 24: 46-47).
QUE DEUS NOS CAPACITE PARA SERVIRMOS COM ALEGRIA E SINGELEZA DE CORAÇÃO.
Valdir Belizario Rodrigues
O que Aprendemos Quando Ensinamos a Bíblia às Crianças
- Ensinar crianças nos ajuda a simplificar aquilo que complicamos demais.
Ensinar crianças exige simplicidade. Requer que os professores usem ilustrações e sejam concretos e não abstratos. Isto afia a nossa linguagem teológica, forçando-nos a dizer as coisas com simplicidade.
O problema é que a maioria dos adultos pensa que são mais claros na comunicação do que realmente são. Poucas coisas tornam isto tão evidente quanto ensinar um grupo de crianças — esse é o teste decisivo. Quando se trata de crianças, usar jargões religiosos é um disparate. Nobres monólogos teológicos causam impaciência e expressões de tédio.
Mas quando sabemos como ensinar crianças, nossas explicações eloquentes são reformuladas de maneira simples. Em vez de repetir a mesma coisa do mesmo jeito, apresentamos aquilo de múltiplos ângulos para cativar diferentes tipos de aprendizagem. Nossas mensagens, antes coalhadas por ideias demais, agora giram em torno de uma só ideia central do texto.
Ensinar crianças desmascara o mito de que a complexidade se equivale à profundidade. Tal como Woody Guthrie gracejou: “Qualquer tolo pode fazer algo complicado, mas é preciso um gênio para tornar aquilo simples”.
(Continua...)
IDOSOS VIVENDO A SIMPLICIDADE CRISTÃ
Uma vez que vivemos num mundo cada vez mais globalizado, em que as informações são instantâneas e os padrões são determinados num lapso temporal cada vez menor, entender o Retiro de Deus, sua relevância e sua aplicabilidade neste tempo, constitui-se imperativo para todo cristão. As exigências, as respostas imediatas e as realizações excelentes, mais rápidas e importantes, são cada vez mais comuns.
Como resultado disso, somos pressionados de todos os lados. Podemos destacar e entender como um conselho, ou um alerta para uma vida simples e sem ostentação o texto de 1 Timóteo: 6.8. Leia e medite!
Kátia Francisco
DESAFIO 60+
ESCOLHAS
"Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e alegre-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas essas coisas te trará Deus a juízo" (Ec 11.9).
Nossa vida é resultado de nossas escolhas. Nosso presente é resultado de escolhas que fizemos no passado. Nosso futuro será o resultado das escolhas que fizermos hoje.
Infelizmente, muitos andam fazendo péssimas escolhas e colhendo péssimos frutos.
A Bíblia está cheia de ensinamentos que nos ajudam a fazer escolhas de maneira sábia. No meio das muitas escolhas que temos que fazer nessa vida, existe uma muito importante: Como jovens e adolescentes cristãos, precisamos decidir "qual será a nossa conduta no mundo em que vivemos, pois essa decisão afetará o restante de nossa vida”.
Precisamos viver nesse mundo, desempenhando a função de fazer diferença, mas escolhendo não ser do mundo.
O meu desejo é que vocês decidam todos os dias pelo equilíbrio de estar no mundo, sem permitir que o mundo esteja dentro de vocês.
NOSSAS ATIVIDADES
Nosso primeiro encontro ZOE foi maravilhoso e vai acontecer uma vez por mês. O próximo acontecerá no último sábado de novembro, dia 28. Reserve esta data para celebrar a vida conosco.
Atenção!
Toda segunda, 19h, encontro dos adolescentes, e toda a quinta, 20h, dos jovens. Acontecem pela plataforma Zoom. Tempo de oração e estudo. Não fique de fora. Entre em contato com seus líderes e participe.
NOSSAS PALAVRAS PRECISAM ABENÇOAR!
“As palavras bondosas nos dão vida nova, porém as palavras cruéis desanimam a gente” (Provérbios 15:4).
Este é um dos muitos versículos na Bíblia que nos ensinam e advertem acerca do uso das nossas palavras. As palavras podem construir, edificar, orientar, aconselhar, trazer vida de Deus às vidas das pessoas, mas também podem destruir, confundir, desanimar, e marcar negativamente a vida de pessoas. Que tenhamos muito cuidado com as palavras que proferimos! Que as palavras que saírem da nossa boca estejam carregadas do Amor, da Graça, do Perdão e da Vida de Deus.
UM POUCO DE HISTÓRIA DA MÚSICA NA IGREJA
A base para o nosso louvor e adoração está na Bíblia, mas podemos aprender um pouco mais também, através da História da Igreja Cristã.
*Ambrósio de Milão (340-397) desenvolveu um cantochão simples, rítmico e silábico, que fazia apelo às massas de adoradores.
*Papa Gregório, o grande (590—604) através do chamado canto gregoriano, com melodia uníssona;
*A popularização musical incentivada por Lutero (1483-1546), que foi buscar na cultura secular subsídios para suas composições sob o princípio de que “não se deve deixar que o diabo tenha todas as boas melodias”, buscou na cultura e na música popular, a melhor maneira de comunicar o Evangelho ao povo de sua geração.
*Aprendemos com o progresso da música erudita (séc. 17 a 19), ocorrido principalmente na Europa;
*A música produzida em grandes avivamentos, na Europa (John e Charles Wesley, 1703-1791) e nos Estados Unidos (com Moody e seu compositor Ira D. Sankey, 1840-1908);
*A música gospel, desenvolvida por escravos negros norte-americanos, divulgadas principalmente após 1870.
*Vibramos com a música trazida pelos primeiros missionários chegados ao Brasil e com a confecção dos cancioneiros evangélicos.
Duas características são observadas nesses eventos históricos: um processo cumulativo quando o conhecimento anterior é básico para o que vem adiante. E também um processo aberto para o novo. Tirando dos novos estilos o que há de melhor, pois o nosso Deus merece muito mais que isso.
É PRECISO TER SEDE ESPIRITUAL
Quando ficamos fisicamente com sede, experimentamos uma angustiosa sensação de secura, um grande desejo pela água. Assim deve ser nossa sede espiritual, nossa alma deve desejar ardentemente as águas da graça de Deus. Ele dá suas bênçãos unicamente àqueles que a desejam (Hb 11.16). Deus só é encontrado por aqueles que o desejam intensamente.
Logo, a primeira coisa necessária é que nós tenhamos sede espiritual. Paulo em Cl. 3.1-3 nos alerta "a buscar e pensar nas coisas que são de cima". O problema é que nossos desejos nem sempre são espirituais, e sim materialistas e carnais, nos impossibilitando de receber as bênçãos de Deus. Nosso Senhor, conhecendo esta dificuldade, instruiu: "porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segunda a sua a vontade" (Fl 2.13).
Observe, Deus trabalha em nós em duas frentes: a primeira é com a finalidade de suprir os meios necessários (tanto espirituais quanto materiais) para a execução do seu serviço; a segunda é na nossa mente, dando-nos desejo de nos tornarmos crentes cada vez melhores, não é isso que acontece conosco? Como nossa salvação vem de Deus, e Ele habita em nossos corações, significa que os desejos mais profundos e santos que sentimos em relação às coisas espirituais vêm Dele; podemos abrir nossa alma e orar como sugere o Dr. Crane "querido Pai, eu confesso quão pouco espirituais têm sido os meus desejos mais profundos. Eu realmente não estou tendo sede de tuas ricas bênçãos, como deveria. Purifica-me, eu te suplico, de todos os desejos carnais e egoístas, e dá-me um profundo desejo de ser controlado pelo teu Espírito em minha vida diária". Deus responderá a esta oração porque está de acordo com a sua vontade. (1Jo 5:14,15).
(EXTRAÍDO)
PIBMESQUITA EM AÇÃO
DIÁCONOS CELEBRANDO O REINO DA GLÓRIA DE DEUS
Prelúdio
Boas Vindas
“Os reinos do mundo vieram a ser de nosso SENHOR e do seu CRISTO, e ELE reinará para todo o sempre” (Apocalipse 11.15b).
Oração
Leitura Bíblica: Mateus 5. 13-16
- Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.
14. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte
15. Nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.
16. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
Canto “Te adorar é o Meu Prazer”
Momento de Fidelidade e Gratidão
Canto “Mais Que Uma Voz”
Oração de Gratidão
Poesia – Diác. Zaly Barbosa
“Os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si um lugar honroso e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus” (1 Timóteo 3.13).
Mensagem da Palavra – Pastor Thiago Marcelino
Canto 478 HCC “Tua Voz Escuto a Convocar-me” (Rollo JR.)
Oração
Bênção
Poslúdio
EXPRESSEMOS NOSSA FÉ NO SENHOR JESUS
Prelúdio
Boas Vindas
“Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno” (Hebreus 4. 16)
Oração
Canto “Aclame ao Senhor”
Leitura Bíblica: Efésios 3. 14-21
- Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai,
15. De quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra,
16. Para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior
17. E, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor,
18. A fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade
19. E conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.
20. Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,
21. A ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
Momento de Fidelidade e Gratidão
Canto “Infinitamente mais”
Oração de Gratidão
Mensagem Musical – Luana Vasconcelos
Mensagem da Palavra – Pastor Renato Reis
Canto 352 HCC “Cristo Te Estende Tua forte Mão” (Carmichael)
Oração
Bênção
Poslúdio
FELIZ ANIVERSÁRIO!
Dia 08: Carla Valéria Coutinho (96957-7147), Eliane de Moura (2697-1176);
Dia 09: Gabriela Cristina da Silva (2792-4972), Osvaldo da Paixão (2796-0334), Taiana de Melo, Wellington da Cruz (2697-4225);
Dia 10: Bruna Silva, Leandro Barbosa (96426-4758);
Dia 11: Felipe Alexandre Damázio (99973-4099);
PARABÉNS! QUE DEUS ABENÇOE NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS!