Primeira Igreja Batista de Mesquita
Fundada em 22 de março de 1942
 Edição nº 47/ 15 de novembro de 2020

***
Convocação para a assembleia
dia 29/11

Culto da manhã
***

ÍNDICE

APRENDENDO PARA ENSINAR

"Só ensina quem aprende". Apesar de parecer uma verdade unânime, fato é que muitos querem ensinar sem aprender. A Igreja de Cristo - um organismo vivo e educacional - deveria tomar para si com crescente responsabilidade a missão de ser SAL e LUZ onde estiver temperando a sociedade e trazendo a verdadeira Luz aos “alunos” - os “sem luz” não parece disposta a aprender. Portanto, como ensinar?

O grave problema é que, embora tenhamos a credencial de ENSINAR o jeito de viver ao mundo sem Cristo, passamos a nos acomodar no pouco: Não estudamos a Bíblia. Não temos o que dizer. Dizemos de nós, quando deveríamos dizer de Cristo. Tudo errado... Seguimos cedendo às distrações de temas que nos dividem, enfraquecem e nos fazem alvo de chacota. Como “geração eleita, povo adquirido”, deveríamos estar afiados dentro da Palavra para dizermos da “razão da esperança que há dentro de nós”, mas... continuamos a mostrar, um resultado pobre, abaixo do esperado e do desejável, quando se trata de aprender para ensinar as coisas de Deus.

Vamos pensar juntos sobre aprender para ensinar?

  1. Aprender para ensinar é abrir o coração para a comunicação e para as relações com tranquilidade. Os professores e professoras sabem muito bem o quanto recebem todos os dias em sala de aula. A troca, as dúvidas, a bagagem, as experiências não são via de mão única: é por isso que temos ouvido muito o termo ensino-aprendizagem que, nada mais é que o acolhimento e compartilhamento de saberes. Significa que, uma avó ensina ao neto, mas o neto também tem o que ensinar à avó. Os tempos tecnológicos deixam claro que a nova geração dá um banho nos mais experientes quando o assunto é internet, celular, jogos e tudo mais, não é?
  2. Aprender para ensinar é reconhecer sua identidade, sua inteligência e a identidade e inteligência do outro. Quando entendemos a riqueza de sermos Corpo de Cristo, com dons e propósito diversos e complementares, damos um salto de qualidade na vida cristã e, então, aprender para ensinar fica bem mais resolvido dentro da mente e do coração. Somos membros uns dos outros e, nossa força, está em reconhecermos que nossas fraquezas e limitações estarão amparadas pelo outro. Que bonita é essa comunhão, quando ajustada! O que, o cientista Gardner chamou de Inteligências Múltiplas, a Bíblia já ensina faz muito tempo. Será que já aprendemos?
  3. Aprender para ensinar é um exercício constante. Nossa natureza tem a tendência de se acomodar na “Síndrome de Gabriela” (eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim...), mas a Bíblia propõe a renovação da mente para que experimentemos a “boa, perfeita e agradável” vontade de Deus. Nunca é tarde para estudar, para ampliar o que já conhece, para ter mais sabedoria, sobretudo quando ela vem do Pai das Luzes.

“Ah! Quanto amo a tua lei...”, disse o salmista. Podemos fazer coro com ele?

Aprender para ensinar nos coloca inevitavelmente, prostrados diante do trino Deus, reconhecendo que, sem o Espírito Santo nos inflamando em poder e submissão, nossa luz não terá o brilho que pode ter. Nosso sal salgará menos do que pode salgar. Salvar, Discipular, Ministrar, Tocar, Fazer, Orar, Abençoar, Adorar e Ser.

Vivamos perseguindo o desejo de Aprender para ensinar. Os céus se abrem para quem se dispõe a ouvir e a obedecer à voz do Mestre.

                                                                                                                                             Mônica Coropos

O que Aprendemos Quando Ensinamos a Bíblia às Crianças

  1. Ensinar crianças une a teologia à criatividade.

     Ensinar crianças nos desafia a apresentar verdades de modo criativo. Sendo Jesus a fonte de sabedoria e conhecimento (Cl 2.3), ele poderia ter ensinado exclusivamente fazendo declarações diretas e denotativas. Mas ele não fez isto. Ele usou histórias e metáforas com frequência, traduzindo com maestria o evangelho para a vida cotidiana. Seu ensino modela tanto a franqueza bíblica quando um imaginário vibrante — um equilíbrio que necessitamos imitar.

     Em uma apresentação na Canvas Conference de 2018, Ross Lester compartilhou o modo como a teologia gera criatividade:

Muito do que percebemos como precisão teológica carece de beleza, textura, nuance e tensão. […] A beleza e a clareza não são mutuamente exclusivas. Se descrevermos a Deus o mais claro que pudermos, então a beleza e a criatividade serão a reação pronta e certa.

     Mais recentemente, observei professores que usam todo o tipo de métodos criativos — placas de trânsito, megafones, unicórnio de plástico, gesticulação, projeção de slides e vozes divertidas. Métodos criativos como estes ajudam os adultos a deslocarem a teologia das prateleiras do intelecto para o centro do coração (Lc 24.32).

(Continua...)

 

GRATIDÃO, ONDE ANDA VOCÊ?

LÉCIO DORNAS (Adaptado)

Se você souber por onde anda a gratidão avise, pois está sendo procurada. Há, inclusive, recompensa atraente para quem encontrá-la. 

Hoje as pessoas vivem na coluna do crédito. Estão sempre achando que os outros lhes devem algo, que têem sempre a haver. Então, por isso, instalou-se um clima de cobrança generalizado; a tal ponto de muitos simplesmente ignorarem coisas singelas, gestos pequenos que as pessoas fazem em seu favor, mas que eles sequer notam e, muito menos, agradecem. 

É alguém que lhe abre uma porta, oferece um assento, apresenta uma pessoa estratégica, divide com você um sanduiche. Alguém que lhe dá uma oportunidade oferece um trabalho, intermedia uma grande experiência. 

 É Alguém que lhe ajuda numa prova difícil, num relatório complicado, numa tarefa desafiadora. Ou ainda alguém que lhe socorre numa hora de dor, faz uma visita, dá um conselho ou faz uma oração.

Na parábola de Jesus, um dos 10 leprosos que foram curados, voltou para agradecer; proporção reveladora. O Senhor deu pela falta dos outros nove; a ingratidão não costuma passar despercebida. A bênção, no entanto, restringiu-se ao que foi grato.

Por falar nisso, se você souber por onde anda a gratidão avise, pois está sendo procurada. Há, inclusive, recompensa atraente para quem encontrá-la.  

Seja uma pessoa grata! Não ceda à tentação de ser juiz implacável, credor incompassivo, alguém que está na vida para retirar dela. Procure ser uma pessoa cheia de gratidão, como aquele ex-leproso que voltou, prostrou-se e agradeceu a Jesus. 

É verdade: A gratidão está sendo procurada. Não seria maravilhoso vê-la sendo encontrada em você?

Valdir Belizario

                                                   

 

AMOR INCOMPARÁVEL

Já parou pra pensar no amor de Cristo por você?

Ao meditar na força espiritual desse amor, Paulo escreveu: "O amor de Cristo nos constrange" (2º Coríntios 5:14), ou, como dizem outras versões, "nos impulsiona" , "nos move", "nos domina".

Em contraste com o egoísmo humano, que submete a arruína, o amor de Cristo nos impulsiona em direção à liberdade, à retidão e ao regozijo da vida; guia-nos para a redenção e nos distancia da destruição. Trata-se de um amor inesgotável, terno, imutável, infinito, perdoador, transformador, sublime, imparcial, protetor, purificador, redentor.

Todos os adjetivos positivos e qualquer linguagem humana  é insuficiente para descrever de maneira completa o amor de Cristo.  É tão profundo que a mente humana não o entende até que o coração esteja cheio dele.

Você realmente já se entregou ao amor de Cristo? Já entregou sua vida totalmente ao filho de Deus? Quando você crer que lhe falta o amor dos demais, lembre-se do amor de Jesus por você.

NOSSAS ATIVIDADES

Nosso primeiro encontro ZOE foi maravilhoso e vai acontecer uma vez por mês. O próximo acontecerá no último sábado de novembro, dia 28. Reserve esta data para celebrar a vida conosco.

Atenção!

Toda segunda, 19h, encontro dos adolescentes, e toda a quinta, 20h, dos jovens. Acontecem pela plataforma Zoom. Tempo de oração e estudo. Não fique de fora. Entre em contato com seus líderes e participe.

 

Uma palavra de advertência

“A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem mandamentos de Deus” (Marcos 7: 7).

Esta palavra foi proferida por Jesus, citando o profeta Isaías, se referindo aos fariseus e mestres da lei, os responsáveis pelo ensino da Palavra de Deus às pessoas.

Esta advertência de Jesus  é atualíssima, pois muitos que deveriam pregar e ensinar a Palavra de Deus, que é a Bíblia, estão sim pregando e ensinando filosofias humanas e carnais, anulando a Cruz, e obscurecendo a centralidade de Jesus, a essência do Evangelho.

Precisamos sair de uma timidez paralisante, e de um bom mocismo que cheira a hipocrisia, e dizer Não, um Não forte e contundente aos mistificadores da Palavra e seus ensinos danosos e letais.

 

 

CURIOSIDADES MUSICAIS

A HISTÓRIA DO RARO VIOLINO STRADIVARIUS   

O instrumento musical mais caro do mundo é o violino Stradivarius foi vendido em 2011 por nada mais nada menos de 15,9 milhões de dólares. Tudo começou em CREMONA cidade ao norte da Itália. Lá que se deu a invenção do violino.

 O primeiro grande fabricante de violino foi Andrea Amatti, depois veio o Giuseppe Guarnieri e Antônio Stradivari o italiano que viveu entre 1644 e 1740 e estima-se que fabricou cerca de 1000 violinos mas além da quantidade ele se destacou também pela qualidade, de uma sonoridade distinta.

Mas porque será que esse violino era tão especial? Descobriram que tudo se devia à substancias químicas utilizadas pra tratar a madeira daquele violino. Então o sucesso desses violinos serem tão caros e tão bons foi acidentalmente, por causa do produto químico que eles passaram na madeira para proteger das larvas não comerem.

O QUE FAZER PARA NOS CORRIGIRMOS

  1. Precisamos reconhecer os nossos pecados

 "Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós" (1 Jo 1.18). "A carne luta contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis" (Gl 5.17). Este conflito interior prosseguirá por todos os dias de nossa vida, só estaremos livres do pecado quando partirmos para os céus. Por isso, precisamos reconhecer os nosso pecados.

  1. Precisamos tratar nossos pecados na sua relação com Deus

"Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 Jo 1.9). Nossos pecados significam repúdio ao amor de Deus, e violação da sua Palavra. Quando o salvo confessa o seu pecado, recebe, não só o perdão, como também a purificação. Vamos, pois, confessar os nossos pecados a Deus para que o Espírito Santo atue livremente em nossas vidas.

  1. Devemos tratar os nossos pecados em sua relação com o nosso próximo

"Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois, vem apresentar a tua oferta" (Mt 5.23,24). Quando o nosso pecado envolve também o próximo, somente a confissão a Deus não é suficiente para removê-lo como empecilho ao recebimento da Plenitude do Espírito. É preciso efetuar a reconciliação com o nosso irmão. Mas, se este não quiser reconciliar-se conosco, não tem problema, porque Deus está vendo a nossa intenção. Neste estágio, ficamos livres da barreira, sendo totalmente perdoados por Deus.

  1. Devemos entregar, por inteiro, o recipiente (a nossa vida) a Deus

Um dos propósitos do Espírito é glorificar a Jesus; logo, quando falamos do enchimento do Espírito, estamos falando do controle de Cristo. Como Deus nos fez moralmente livres (Gn 1.27), precisamos entregar completamente a direção da nossa vida a Cristo, para que possamos ser cheios do Espírito.

  1. É preciso beber

Jesus disse, de forma figurada, que é preciso beber:"se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva" (Jo 7.37,38). Nesses versículos os verbos beber e crer têm o mesmo sentido. Fisicamente, quando bebemos a água, nós nos apropriamos do seu valor para benefício do nosso corpo, pois água nos dá vida. Da mesma maneira acontece no terreno espiritual, quando bebemos espiritualmente crendo em Jesus pela fé, somos perdoados e mais uma vez abastecidos com a plenitude do Espírito Santo.

                                                                                                          (EXTRAÍDO)

 

 

PIBMESQUITA EM AÇÃO

NÃO TENHAM MEDO

Prelúdio 

Boas Vindas 

Leitura Bíblica: Salmos 23

  1. O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.
    2. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso
    3. Refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
    4. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.
    5. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.
    6. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.

Oração 

Canto “Mais de Ti”

Momento de Fidelidade e Gratidão 

Oração de Gratidão 

Canto “A Cada Manhã”

“Ó minha alma, espera silenciosa somente em Deus, porque dele vem a minha esperança” (Salmos 62.5).

Mensagem Musical – Filipe Moreira 

Mensagem da Palavra – Pastor Renato Reis 

Canto 408 HCC “Mestre, o Mar se Revolta” (Baker/Palmer). 

Interação 

Momento de Oração 

Bênção 

Poslúdio

 

OREMOS PELOS IRMÃOS


Ana Luiza Barreira, Arildo & Marlete, Ednéa Barreto, Káthie Crivello (cunhada de Rosane), Márcia Sanches, Kilmarina, Maria Helena & Júnior Lira, Josiane e Maria Eduarda (filha e neta de Catarina), Natália (sobrinha de Rosane), Tiago (filho de Rita Vital) e Valmir Anunciação.

 

FELIZ ANIVERSÁRIO!

Dia 15: Ilson Tomé (98596-4520);

Dia 16: Leonardo Cavalcanti (2792-4776);

Dia 18: Nadja Babo (2796-3657);

Dia 21: Juan Monsores (2697-0769); 

PARABÉNS! QUE DEUS ABENÇOE NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS!

 

 

CULTO PRESENCIAL

Clique no botão para fazer a sua inscrição