Primeira Igreja Batista de Mesquita
Fundada em 22 de março de 1942
 Edição nº 48/ 22 de novembro de 2020

***
Convocação para a assembleia
dia 29/11

Culto da manhã
***

ÍNDICE

MINISTRANDO EM SANTIDADE AGRADÁVEL AO SENHOR

"Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração"; (Efésios 5.19)

"A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração". (Colossenses 3:16)

O próprio senhor é tanto a fonte quanto o objeto de todo louvor do coração do cristão. A escritura deve permear cada aspecto da vida do cristão e controlar todo pensamento, palavra e ação.

.  No Antigo testamento, a Bíblia relata que Deus tomou a iniciativa de mandar que fossem separadas pessoas com a responsabilidade de liderar o povo de Deus e responder ao Senhor de maneira apropriada para alcançar excelência e bênção na adoração. Esta responsabilidade foi confiada aos Levitas e sacerdotes (Nm 8.14 – 16).

 O Novo Testamento enfatiza a adoração comunitária.  A igreja primitiva é instruída a cantar salmos, hinos e cânticos.  Não era mais alguns poucos profissionais que faziam esse serviço. Fazer a obra ministerial é responsabilidade de todo cristão cheio do espírito santo (Ef 4. 11-13; 1 Pe 2. 5-9).

Hoje, seguimos o mesmo modelo proposto por Deus. Nossa função não é diferente. Somos os responsáveis para prepararmos e ministramos em santidade agradável ao Senhor. Nosso papel é ajudar toda a igreja a expressar sua adoração a Deus e isso não acontece acidentalmente. Como líderes temos que priorizar, temos que levar essa questão a sério individualmente, no nosso tempo devocional, porque está diante de nós uma grande responsabilidade com Deus e com o seu povo. É necessário que nos humilhemos diante da potente mão de Deus para que a seu tempo faça resplandecer a sua glória por meio da nossa vida como líderes de adoração. 

            Min Lindalva Moreira da Costa

O que Aprendemos Quando Ensinamos a Bíblia às Crianças

    1. Ensinar crianças nos torna humildes.

         Se estivermos em busca de algo que impulsione nosso ego rapidamente, ensinar para crianças não é para nós.

         A linguagem corporal delas comunica a difícil verdade sobre o quão interessantes somos (ou não). Crianças não saem da aula comentando com os amigos sobre nossa lucidez e quantidade de informações, nem fazem comentários incentivadores no Twitter sobre os melhores momentos do sermão. Os frutos do nosso ensino com frequência levam anos para se manifestarem na vida de uma criança, e jamais observaremos a maior parte deles em primeira mão.

         É esclarecedor que, quando os discípulos de Jesus começaram a competir por status, Jesus os repreendeu apontando para a humildade de uma criança (Mt 18.1-5; Mc 9.33-37). De modo único, ensinar crianças derruba nossos reinos egocêntricos, nos lembrando de nos render ao reino de Deus. Ensinar crianças é um alerta de que o objetivo do ensino é a glória de Deus, não nossa própria glória.

     

     

(Continua...)

 

VELHO?

Um extenso estudo nos EUA revelou que:

▪A idade mais produtiva da vida humana é entre 60 e 70 anos;

▪A 2ª etapa mais produtiva do ser humano é entre 70 e 80 anos;

▪A 3ª etapa mais produtiva é 50 e 60 anos.

▪Antes disso o ser humano ainda não chegou ao seu auge.

▪A idade média dos vencedores do Prêmio Nobel é de 62 anos;

▪A idade média dos presidentes das 100 maiores empresas do mundo é de 63 anos;

▪A idade média dos pastores das 100 maiores igrejas dos EUA é de 71 anos;

▪A idade média dos papas é de 76 anos.

▪Isso nos confirma que os melhores e mais produtivos anos do ser humano estão entre os 60 e 80 anos de idade.

▪Esse estudo foi publicado por uma equipe de médicos e psicólogos no NEW ENGLAND JOURNAL OF MEDICINE.

▪Eles constataram que aos 60 anos você atinge o topo do seu potencial emocional e mental e isso continua até os 80 anos.

▪Portanto, se você tem 60, 70 ou 80 anos, você está no melhor nível da sua vida.

O "passeio" chamado vida, começa bem mais tarde do que você imaginava!

 

FONTE: Jornal de Medicina da Nova Inglaterra.

 

Encontro virtual: Nosso Momento Feliz Idade acontece todas às quartas-feiras, às 17 h. Assista, curta e compartilhe!

Joenice

                                                   

 

DEPENDÊNCIA OU MORTE!

"Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas." (Provérbios 3:5-6).

A fé em si mesmo é uma das pregações que nós jovens e adolescentes escutamos o tempo todo nesse mundo atual. É dito que podemos ser o que quisermos sem precisar de ninguém e nem de Deus. É pregado para nós uma falsa independência. Essa "independência" é uma grande mentira e um caminho de morte.

A humanidade sem Deus sempre caminhará para a autodestruição. Diferente do que o mundo diz a mensagem do evangelho sempre será um apelo à dependência. Dependência de um Deus criador de todas as coisas e dependência do próximo. Todo esse individualismo e narcisismo que nos é passado não sobrevivem diante do modelo de vida que Cristo nos ensinou.

Seguindo o modelo de vida que encontramos em Jesus, dependa totalmente de Deus e lembre-se sempre que segundo a cosmovisão cristã, o que faz sentido não é o amor exagerado em si mesmo, mas ao próximo como a si mesmo.

                                     Pr. Thiago Marcelino.

 

Aviso aos pais, mães e outros responsáveis dos adolescentes!!!!

Nosso primeiro encontro ZOE foi maravilhoso e vai acontecer uma vez por mês. O próximo acontecerá no último sábado de novembro, dia 28. Neste dia também acontecerá uma palestra especialmente para os pais, mães ou outros responsáveis pelos adolescentes.  Reservem esta data para celebrar a vida conosco. Em breve maiores detalhes.

 

 

 

 

 

Atenção para nossos encontros semanais!!!

Todas as quintas às 20h estão acontecendo encontros de oração dos jovens e todas as segundas às 19h dos adolescentes  pela plataforma Zoom. Tem sido momentos preciosos de oração neste período difícil que estamos vivendo. Os links das reuniões estão sendo disponibilizados pelos grupos de Whatsapp dos Jovens e dos adolescentes. Fiquem ligados!

Vivendo a Palavra!

 

 

“Confie sempre em Deus, meu povo! Abram o coração para Deus, pois ele é o nosso refúgio” (Salmos 62: 8). 

        Creio que nós aprendemos pouco, ou vivemos pouco a Palavra de Deus e as várias experiências humanas retratadas na Bíblia para nos ensinar e fazer com que possamos construir uma vida genuinamente cristã.

        Neste texto, Davi, o autor deste Salmo, fala de algo fulcral, visceral para nossa caminhada com Deus , que é fé, confiança e dependência Nele e Dele. Quantas e quantas vezes temos colocado nossas esperanças em pessoas falíveis e mortais, no dinheiro, na juventude, nos diplomas, enfim, e nos esquecemos de depositar nossa confiança e abrir nosso coração para Deus.

       Que tal hoje, agora, sempre, construir um relacionamento vivo, permanente, de fé, confiança e dependência de Deus? Experimente!

 

 

O OBJETIVO DO CULTO E DO SERVIÇO

Outra resposta para aqueles que perguntam como podem ter felicidade no serviço é ter o objetivo certo naquilo que fazem na vida cristã. Algumas igrejas passam por crises de objetivos. Há muitos que não se realizam porque não sabem a razão de certas atividades. Para que fazemos tantas coisas? Para que cantamos, oramos, lemos a Bíblia, testemunhamos? A crise da motivação é companheira da crise de objetivos.

         O salmista diz: "Entrai pelas suas portas com ação de graças, e em seus átrios com louvor; dai-lhes graças e bendizei o seu nome". Tudo para a glória de Deus! Esse deve ser o objetivo de tudo o que fazemos na vida cristã.

"Ação de graças" é uma expressão para designar a volta do crente para agradecer o que recebeu de Deus. É o reconhecimento de que o que se realizou não foi por esforço próprio, mas foi Deus quem deu as condições. A glória é dele e não nossa. Para o Deus que age assim, só o louvor e a gratidão é que devem ser dadas.

         Paulo ensina: "E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai" (Cl.3.17). Note bem: "tudo" e "por palavras ou por obras". Não alguns atos, mas tudo, incluindo o que falamos. Que teste para o nosso serviço. Paulo vai mais adiante ainda: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus" (1Co 10.31).

         Se as mínimas coisas, como comer ou beber, devem ser feitas para glória de Deus, imagine o serviço e o culto cristãos. É nesse sentido que Pedro ensina: "Se alguém fala, fale como entregando oráculos de Deus; se alguém ministra, ministre segundo a força que Deus concede; para que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e domínio para todo o sempre. Amém" (1Pe 4.11).

        As pessoas deveriam deixar de fazer coisas para se promoverem como se fossem políticos precisando de votos. Devemos deixar de lado o exibicionismo, que só é utilizado pelo Diabo para enfraquecer os crentes e atrapalhar a obra do Senhor, É preciso abandonar o egoísmo que acaba em luta pelo poder dentro das igrejas e na denominação e serve como um mau testemunho na comunidade, além de deixar muitos crentes desanimados e desiludidos com a vida cristã.

        A crise de objetivos precisa ser resolvida, sob pena de cairmos ainda mais num mundanismo que avilta a nossa fidelidade a Deus, impede o crescimento espiritual dos crentes, se torna um empecilho na conversão a Cristo.

Quando o nosso objetivo for a glória de Deus, tudo mudará, inclusive a qualidade do que fazermos e o culto que prestamos. Sem dúvida, nos sentiremos felizes e realizados na vida cristã.

                                                                                           

                                                                                                          (EXTRAÍDO)

 

 

PIBMESQUITA EM AÇÃO

CELEBRANDO O AMOR DE DEUS

Prelúdio

Boas Vindas

“Mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (Efésios 5. 19,20)

Oração

A Noiva (Coreografia) – Alice e Flávia

(Referências: Isaías 1; Isaías 54; Jeremias 2; e Ezequiel 16)

Leitura Bíblica: Salmos 147. 7-9; 3,5

  1. Cantai ao SENHOR com ações de graças; entoai louvores, ao som da harpa, ao nosso Deus,
    8. Que cobre de nuvens os céus, prepara a chuva para a terra, faz brotar nos montes a erva
    9. E dá o alimento aos animais e aos filhos dos corvos, quando clamam.
    3. Sara os de coração quebrantado e lhes pensa as feridas.
  2. Grande é o Senhor nosso e mui poderoso; o seu entendimento não se pode medir.

Canto “Teu nome Exaltarei” / “Graça Te Damos”

Momento de Fidelidade e Gratidão

Oração

“O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” (Salmos 51.17).

Mensagem Musical – Alisson Moraes

Mensagem – Pastora Rosane Vicente Lima

Canto “Jesus, Essência do Louvor”

Interação

Oração

Bênção

Poslúdio

 

OREMOS PELOS IRMÃOS


Ana Luiza Barreira, Arildo & Marlete, Ednéa Barreto, Emília de Souza Baptista, Káthie Crivello (cunhada de Rosane), Kilmarina, Maria Helena & Júnior Lira, Josiane e Maria Eduarda (filha e neta de Catarina), Natália (sobrinha de Rosane), Tiago (filho de Rita Vital) e Valmir Anunciação.

 

FELIZ ANIVERSÁRIO!

Dia 22: Flora Jerônimo (2792-3410);

Dia 25: Danielle Bigarani (95100-2333);

Dia 26: Jackson Teixeira (98499-7349);

PARABÉNS! QUE DEUS ABENÇOE NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS!

 

 

CULTO PRESENCIAL

Clique no botão para fazer a sua inscrição