Primeira Igreja Batista de Mesquita
Fundada em 22 de março de 1942
 Edição nº 49/ 29 de novembro de 2020

ÍNDICE

COMO SER GRATO EM UM ANO COMO 2020?

31 de dezembro de 2019 chegou!

Todos estavam felizes, pois um ano muito difícil e cheio de acontecimentos e notícias ruins estava por terminar. Tivemos deslizamento de barreiras em Brumadinho, incêndio no Ninho do Urubu, massacre numa escola pública em São Paulo, incêndio na Catedral Notre Dame, óleo no litoral do Brasil e por aí vai. Eu pessoalmente passei um ano turbulento emocionalmente, e ainda com o agravante do falecimento de meu pai. Muitos terminaram o ano de 2019 dizendo: Até que enfim! Acabou! Já deu! Agora vai! Que não volte mais...

Eis que 2020 se inicia e...
Conseguimos ter um ano pior que o de 2019, ou o pior dos últimos anos. Uma pandemia mundial assolou nosso planeta, nos limitando a ficar dentro de nossas casas. Não podíamos mais sair, encontrar nossos familiares amigos. Não podíamos mais trabalhar! Comprar alimentos, que era uma das poucas atividades permitidas, deveria ser seguido de um enorme ritual de limpeza de mãos, limpeza de alimentos, trocas de roupas, banhos e tudo mais que fosse garantido a você que não estava trazendo para dentro de sua casa e do convívio de sua família, um vírus invisível e mortal.

Alguns meses já se passaram. Ainda temos que manter várias rotinas e protocolos de segurança como o uso contínuo de máscaras nas ruas, locais públicos. E durante este período perdemos amigos, parentes, conhecidos, empregos, estabilidade financeira e nosso equilíbrio emocional.

Estamos chegando ao fim de 2020, e nesta semana comemorou-se o Dia de Ação de Graças e fica pergunta: Como agradecer por um ano, após tantas perdas?

Lembro-me então de Habacuque 3: 17 e 18:  “Ainda que a figueira não floresça...  todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação”.

O profeta Habacuque viveu numa época difícil. O povo se afastava de Deus, os ímpios prosperavam e os líderes ao invés de cuidar, cometiam injustiças contra todos.

Temos a tendência de nos apegar às coisas ruins, sob a nossa perspectiva limitada e não vermos a grandeza de Deus em nossas vidas. Aprendemos com Habacuque que mesmo que não tenhamos o que queremos, que nossos sonhos não tenham sido realizados, Deus continua agindo em nossas vidas, nos oferecendo Seu Amor através de seu filho entregue na cruz por nós. E isto é maior do que qualquer dádiva ou sonho que o mundo pode nos oferecer.

Agradeça a Deus pelo cuidado que ele teve neste ano com sua vida, com sua família. Se hoje você está aqui, lendo este texto, foi porque Deus cuidou de você, permitiu que chegasse até este momento. Isto já não é um grande motivo de gratidão a Deus?

Elis Sant"Anna

O que Aprendemos Quando Ensinamos a Bíblia às Crianças

    1. Ensinar crianças produz alegria

         As crianças nos relembram de que a alegria e a sobriedade não são antônimos no reino de Deus, embora alguns adultos assim as considerem.

         Ao refletir sobre sua antiga função como presidente do Dallas Theological Seminary, Chuck Swindoll disse: “Abri as janelas e deixei que um pouco do ar da graça entrasse por ali. Apresentei [aos alunos] algo que estava faltando, que eram as risadas e a alegria no ministério”.

         Esta é uma ótima maneira de descrever como ensinar crianças, afeta nossos corações. Ensinar restaura em nós aquilo que a vida adulta com frequência desgasta —a ternura, o riso, a inocência, o desembaraço, a alegria.

         As crianças nos relembram que a alegria não é uma fantasia ingênua, mas uma realidade no reino de Deus (Mt 13.44). Elas nos apontam para Cristo e seu evangelho, que é profundo (1Jo 5.12), mas cujo fardo é leve (Mt 11.28-30).

     

    Will Anderson (MA, Talbot School of Theology) é diretor na Mariners Church em Irvine, Califórnia, EUA.

    Traduzido por Abner Arrais.

     

OLHANDO PARA O FUTURO

Tão logo a barca começou a se mover, minha filhinha disse que estava passando mal. O enjoo já começava a afetá-la. Pouco depois, eu também sentia náuseas. “Olhe fixo para o horizonte”, lembrei-me. Os marinheiros dizem que isso ajuda a recobrar a sensação de perspectiva.

O Criador do horizonte (Jó 26:10) sabe que, na vida, às vezes, podemos nos sentir temerosos e inquietos. Podemos recobrar a perspec tiva nos focando no ponto distante, mas firme, de nosso destino.

O escritor de Hebreus entendeu isso. Ele aprecie o desânimo em seus leitores. A perseguição tinha muitos de suas casas. Então os lembrou de que outras pessoas de fé tinham enfrenta do provações extremas e tinham ficado sem lar. Tinham enfrenta do tudo isso porque tinha uma expectativa de algo melhor.

Como exilados, esses seres humanos olhar para frente, para uma cidade cujo arquiteto é Deus, o país celestial, a cidade que Deus preparou para eles (11: 10,14,16). Então, em suas exortações finais, o escritor pediu aos leitores que focassem nas promessas de Deus: “… não temos neste mundo uma cidade permanente; aguardamos a cidade por vir ”(13:14).

Nossos problemas são atuais. Somos “… estrangeiros e peregrinos neste mundo” (11:13), mas olhar para o horizonte das promessas de Deus nos dá o ponto de referência que precisamos.

Por: Keila Ochoa  

                                                 

 

FELICIDADE

A maior felicidade não é apenas passar bem os poucos anos da vida terrena, mas é ter a certeza da vida eterna.

Mas não há felicidade também no bem-estar e nas conquistas pessoais dessa vida?

Sim. Essas são alegrias e satisfações que Deus por sua misericórdia nos permite viver. Mas, para que sejam profundas e duradouras devem estar fundamentadas nos princípios transcendentes do amor a Deus e ao próximo. Do contrário, cedo ou tarde, essas "alegrias" se desvanecerão e deixarão vazio o coração. A mera alegria humana é incompleta e fugaz. Por outro lado, a felicidade que procede de Deus é estável e dura tanto quanto aquele a quem redime.

"O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei." (Salmos 28:7)

Atenção!

Toda segunda, 19h, encontro dos adolescentes, e toda a quinta, 20h, dos jovens. Acontecem pela plataforma Zoom. Tempo de oração e estudo. Não fique de fora. Entre em contato com seus líderes e participe.

 

A CERTEZA DA NOSSA VIDA

“A nossa vida é como a grama, cresce e floresce como a flor do campo. Aí o vento sopra, a flor desaparece, e nunca mais ninguém a vê.” (Salmos 103: 15 - 16).

     Neste salmo, Davi, inspirado e orientado pelo Espírito de Deus, produz um pensamento acerca da precariedade e provisoriedade da vida, da nossa vida, que devem ser mais do que objeto de reflexão, mais de parâmetro para condução de nossa existência.

     Este necessário e sábio reconhecimento da nossa finitude e fraqueza certamente nos conduzirão ao reconhecimento do poder absoluto e da soberania total de Deus sobre tudo e todos, inclusive sobre nós, e nossa completa incompetência em governar autonomamente nossas próprias ações e decisões.      E este mergulho nas nossas fraquezas, poderá e deverá nos transportar para os braços de um Deus Todo-poderoso sim, Soberano sim, mas cheio de uma inesgotável capacidade de amar, perdoar e acolher a todos que Nele buscam refúgio e segurança.

 

TE VEJO POETA

Te vejo Poeta quando nasce o dia,
E no fim do dia quando a noite vem.
Te vejo Poeta numa flor escondida,
No vento que instiga mais um temporal.

Te vejo Poeta no andar das pessoas,
Nessas coisas boas que a vida me dá.
Te vejo Poeta na velha amizade,
Na imensa saudade que trago de lá.

Com tudo o poema, Tua obra de arte,
Destaque-se a parte numa cruz vulgar.
Custando o suplício de Teu filho amado,
mais alta expressão do ato de amar.

Te vejo Poeta...

João Alexandre

 

É PRECISO TER SEDE ESPIRITUAL

Quando ficamos fisicamente com sede, experimentamos uma angustiosa sensação de secura, um grande desejo pela água. Assim deve ser nossa sede espiritual, nossa alma deve desejar ardentemente as águas da graça de Deus. Ele dá suas bênçãos unicamente àqueles que a desejam (Hb 11.16). Deus só é encontrado por aqueles que o desejam intensamente.

Logo, a primeira coisa necessária é que nós tenhamos sede espiritual. Paulo em Cl. 3.1-3 nos alerta "a buscar e pensar nas coisas que são de cima". O problema é que nossos desejos nem sempre são espirituais, e sim materialistas e carnais, nos impossibilitando de receber as bênçãos de Deus. Nosso Senhor, conhecendo esta dificuldade, instruiu: "porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segunda a sua a vontade" (Fl 2.13).

Observe, Deus trabalha em nós em duas frentes: a primeira é com a finalidade de suprir os meios necessários (tanto espirituais quanto materiais) para a execução do seu serviço; a segunda é na nossa mente, dando-nos desejo de nos  tornarmos crentes cada vez melhores, não é isso que acontece conosco? Como nossa salvação vem de Deus, e Ele habita em nossos corações, significa que os desejos mais profundos e santos que sentimos em relação às coisas espirituais vêm Dele; podemos abrir nossa alma e orar como sugere o Dr. Crane "querido Pai, eu confesso quão pouco espirituais têm sido os meus desejos mais profundos. Eu realmente não estou tendo sede de tuas ricas bênçãos, como deveria. Purifica-me, eu te suplico, de todos os desejos carnais e egoístas, e dá-me um profundo desejo de ser controlado pelo teu Espírito em minha vida diária". Deus responderá a esta oração porque está de acordo com a sua vontade. (1Jo 5:14,15).

                                                                                      (EXTRAÍDO)

 

PIBMESQUITA EM AÇÃO

ANDEMOS NO ESPÍRITO

Prelúdio 

Boas Vindas 

“Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz”

(Efésios 5.8)

Oração 

Leitura Bíblica: Salmos 51.1-4; 10-12

  1. Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; e, segundo a multidão das tuas misericórdias, apaga as minhas transgressões.
    2. Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado.
    3. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
    4. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau perante os teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.
    10. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.
    11. Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito.
    12. Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário.

Canto “Cria em mim ó Deus”

Momento de Fidelidade e gratidão 

Canto “Há um Doce Espírito Aqui” 

Oração de Gratidão 

Mensagem da Palavra – Pastor Renato Reis 

Canto 390 HCC “Filhos da Luz” (Kalley/desconhecido) 

Oração 

Bênção 

Poslúdio

 

PORQUE ELE ME AMOU

Prelúdio 

Boas Vindas 

 “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (1º João 4. 19)

Oração

EXPERIMENTAMOS O SEU PRECIOSO AMOR

“Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8).

 Vídeo libras da Música Jovem – “Ele nos Amou Primeiro” 

Canto “Amor Maior” (Pib Curitiba)

 ORO, MULTIPLICO E REPARTO, TRANFORMADO PELO AMOR

“Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo” (1ª João 4:9 e14).

 Vídeo da - Ênfase ORO 

Momento de Fidelidade e Gratidão 

Canto “Bem Mais Que Tudo” 

Oração de Gratidão 

Vídeo Ministério com Crianças PIB Mesquita 

Mensagem Missionária – Pastor Raone Barcellos 

Oferta Missionária 

Hino da Campanha “Porque Ele me Amou” (Marcelo Nelles) 

Interação e Oração 

Vídeo UMA CARRETA DE SONHOS PARA O SERTÃO 

Bênção 

Poslúdio

OREMOS PELOS IRMÃOS


Ana Luiza Barreira, Arildo & Marlete, Ednéa Barreto, Emília de Souza Baptista, Káthie Crivello (cunhada de Rosane), Kilmarina, Maria Helena & Júnior Lira, Josiane e Maria Eduarda (filha e neta de Catarina), Natália (sobrinha de Rosane), Tiago (filho de Rita Vital) e Valmir Anunciação.

 

FELIZ ANIVERSÁRIO!

Dia 01: Renata Mendes (99676-7428);

Dia 02: Dalva Azevedo (2796-6176), Joel de Miranda (2697-0279), Rogério Arêde (2796-5987);

Dia 03: Anderson Marques (99066-6175), Fernanda Cristina Ribeiro (2696-4236), Viviane Raquel Francisco;

Dia 04: Bernardete da Silva (2796-0655), Miriam Soares (96774-2923); 

Dia 05: Luiza Helena da Rocha (2792-5031);

PARABÉNS! QUE DEUS ABENÇOE NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS!

 

 

CULTO PRESENCIAL

Clique no botão para fazer a sua inscrição