Primeira Igreja Batista de Mesquita
Fundada em 22 de março de 1942
 Edição nº 50/ 06 de Dezembro de 2020

ÍNDICE

FAMÍLIAS DE DEUS

   Em tempos difíceis de isolamento e distanciamento social, sem beijos, sem abraços, sem muita conversa, onde os encontros em sua grande maioria têm sido virtuais; deparamo-nos com um contexto de convivência para o qual não fomos criados; a companhia, o sorriso, o abraço, um bate papo, um olho no olho nos enchem a alma; de fato não fomos criados para a solidão,  Somos seres Sociais!!

  E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só.” Gênesis 2:18.

    Aqui Deus instituiu a FAMÍLIA, uma instituição Divina, 1ª célula Social.

   Segundo a wikipedia on-line, família é compreendida como sendo célula vital da sociedade; 1ª sociedade natural; santuário da vida, a quem é atribuída uma tarefa educativa; protagonista da vida social.

   Existe uma relação entre Fé e Família. Quando Deus a formou estabeleceu também mandamentos importantes para que fossem a base e formação de princípios para sociedade, independente do clã a que forma (extensa; monoparental; matrimonial; anaparental ou unipessoal):

  • Ao homem: liderar a família. Uma liderança exercida com e em amor, amando sua esposa assim como Cristo amou a igreja, como ama a si mesmo.
  • A mulher: Sujeição ao esposo, sendo sua auxiliadora.
  • Aos filhos: Obediência, respeito e honra aos pais.
  • Aos pais: Treino e ensino aos filhos, condução ao conhecimento do caminho do Senhor, instrução de acordo com os preceitos da palavra de Deus; não lhes faltando o exemplo de uma vida em obediência, temor e adoração a Deus.

    Há quem na igreja “adora” ao Senhor nos cultos, mas O tem negado com seus “pecados familiares”.  É tempo de entendermos que fé e família são inseparáveis. A família deveria ser transformação, ou melhor, formação para o mundo.

    “...E em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gênesis 12:3).

    Mas o pecado nos afastou de Deus; os mandamentos foram esquecidos, as promessas guardadas em gavetas, os ensinamentos perderam sua importância, o propósito ficou desconhecido.

   Não há nada que possa ocupar o 1º lugar nas nossas vidas a não ser Deus: “...Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças". (Deuteronômio 6:5). Quando reconhecemos que Deus é o  centro e o Senhor, a base é solidificada.

   “Se alguém não cuida dos seus e especialmente dos de sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo.” (1ªtimoteo5:8)

   Não há dúvidas sobre a importância da família para Deus, mas ainda temos negligenciado a família, não percebendo que estamos andando em desordem. É hora de ordenarmos nossos passos e darmos atenção, honra e dedicação devida ao que Deus instituiu com tanto amor:

  • O cuidado com a família é o 1º testemunho de um cristão;
  • A prática do amor em família, o amor vem de Deus, Ele é o amor.
  • O interesse pela Palavra de Deus, a leitura da palavra nos fortalece, traz crescimento espiritual.
  • O lazer em família é forma de gratidão a Deus.

   O maior propósito de Deus ao estabelecer os mandamentos familiares e tratar de forma tão séria com a obediência e desobediência dos mesmos, não diz respeito apenas a tentar melhorar a nossa qualidade de vida emocional, mas acima de tudo, o propósito é de nos levar a ter a vida familiar correta, aproximando-nos Dele por meio de Cristo, nos fazendo relacionáveis primeiramente com Ele.

   Deus criou a família para ser unida, protegendo e fortalecendo cada momento. A família é o lugar ideal para refletir o amor de Deus.

Família!!!

Lugar de amor, acolhimento, respeito, aprender/ensinar, lugar de Fé, Casa de Deus. Crescer em uma família que serve e ama a Deus é um grande privilégio!

   “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” (Josué 24:15)

    Sigamos olhando para o alvo, nos aperfeiçoando a fazer a vontade de Deus, obedecendo, honrando e O seguindo, como FAMÍLIAS DE DEUS.

 

   Dióice Lopes Vieira

“De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. (...) Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” (2 Co 4: 8; 16-18).

“Nós somos peregrinos na jornada aqui, e precisamos testemunhar, deixando um rico legado de fé aos que nos seguirem”. (Deivinson Bignon)

  1. Nós somos peregrinos em jornada

A nossa frente muitos outros vão unindo-se aos fortes, encorajando os fracos. Suas vidas são exemplos vivos de Deus e seu amor e seu amor.

  1. Milhares que nos cercam observando estão

Sigamos a jornada com vigor pois aqueles que passaram seu exemplo nos deixaram e  a tocha da verdade está agora.

  1. Em muito pouco tempo vidas vem e vão

Os planos e os sonhos vem ao chão para que os nossos filhos sigam ideais que nos inspiram, precisam do exemplo do serviço e do amor. 

 

POSSAM TODOS QUE NOS SEGUEM VER JESUS EM NÓS

BRILHE EM NOSSA VIDA INTENSA COMO A LUZ

QUE NOSSO CAMINHAR POSSA DEMONSTRAR

QUE A FORÇA QUE NOS MOVE VEM DA CRUZ

POSSAM TODOS QUE NOS SEGUEM VER JESUS EM NÓS

TER RAZÃO OU SER FELIZ?

Em resposta a um artigo que escrevi, Conquiste o Respeito de Seu Filho, recebi o seguinte e-mail:

“Eu gostaria de ter lido seu artigo há trinta anos, quando estava criando minha filha. Acho que fiz tudo errado em meu relacionamento com ela… não nos falamos há dois anos.”

Depois de me comunicar com o pai e a filha, percebi que ambos estavam sofrendo por causa daquele relacionamento, porém nenhum deles queria dar o primeiro passo para alterá-lo. Cada qual está esperando que o outro dê o primeiro passo.

Partilhei com eles a seguinte observação: Quando crianças brigam, pode-se ouvi-las dizer: “Nunca mais falo com você! Não quero mais brincar com você, nem num milhão de anos!” Cinco minutos depois, pode-se vê-las brincando uma com a outra e apreciando a mútua companhia.

Por outro lado, os adultos, quando entram numa briga – especialmente em família – podem ficar sem se falar durante vinte anos. Às vezes esquecem o motivo original para a briga. A razão para esta diferença é que as crianças preferem ser felizes a ter razão, e seu instinto natural lhes diz que será mais feliz se perdoarem e esquecerem.

Como adultos, nós às vezes escolhemos ter razão do que ser felizes. Trocamos o incômodo temporário de fazer as pazes com nossos entes queridos e passarmos tempos felizes juntos por uma tristeza de longa duração; a de não podermos nos conectar com as pessoas que nos são importantes.

“É nossa fúria que nos leva a uma briga” – declarou uma pessoa inteligente – “mas é nosso ego que nos mantém nela.” É um sinal de sabedoria deixar de lado nosso ego e pedir perdão à outra pessoa, mesmo se estivermos certos. Se nós somos pai ou mãe, devemos nos considerar a mais sábia das duas partes, e utilizar nossa sabedoria e maturidade para dar o primeiro passo para resgatar o relacionamento, exatamente porque entendemos que é mais difícil para a outra pessoa fazê-lo.

Em alguns casos, precisamos da ajuda de uma terceira pessoa – alguém que seja um amigo mútuo, ou um profissional na solução de conflitos, para dar início ao processo de reconciliação.

Às vezes o motivo pelo qual o relacionamento não está dando certo pode ser de natureza subconsciente. As pessoas envolvidas realmente não sabem por que estão aborrecidas uma com a outra. Pode ser preciso um aconselhamento em longo prazo numa situação assim. A jornada pode ser longa, mas é recompensadora.

É como passar por uma operação, onde o paciente se coloca numa situação desconfortável por algum tempo para um ganho em longo prazo. O resultado final será que ficaremos felizes, além da certeza de ter feito coisa certa, ao deixar de lado o nosso ego.

No dia 11 de setembro as pessoas encurraladas nas Torres Gêmeas utilizaram seus últimos momentos para telefonar aos entes queridos e dizer pela última vez: “Eu te amo!” E em outras inumeráveis situações extremas na vida, que estão sujeitas a ocorrer com qualquer um de nós, é justamente em momentos como esses que o ego não desempenha qualquer papel, e o verdadeiro ser humano se revela em toda a sua glória.

A vida é muito curta para guardar mágoas, independentemente do tipo de relacionamento que você mantém com seus pais ou irmãos. Você sentirá falta deles, quando se forem de sua vida. Portanto, por que esperar até que seja tarde demais?

Dê o primeiro passo – agora!

Por Yaakov Lieder

                                                 Dc. Valdir Belizario

 

FELICIDADE

A maior felicidade não é apenas passar bem os poucos anos da vida terrena, mas é ter a certeza da vida eterna.

Mas não há felicidade também no bem-estar e nas conquistas pessoais dessa vida?

Sim. Essas são alegrias e satisfações que Deus por sua misericórdia nos permite viver. Mas, para que sejam profundas e duradouras devem estar fundamentadas nos princípios transcendentes do amor a Deus e ao próximo. Do contrário, cedo ou tarde, essas "alegrias" se desvanecerão e deixarão vazio o coração. A mera alegria humana é incompleta e fugaz. Por outro lado, a felicidade que procede de Deus é estável e dura tanto quanto aquele a quem redime.

"O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei." (Salmos 28:7)

Atenção!

Toda segunda, 19h, encontro dos adolescentes, e toda a quinta, 20h, dos jovens. Acontecem pela plataforma Zoom. Tempo de oração e estudo. Não fique de fora. Entre em contato com seus líderes e participe.

 

A GRAÇA NÃO É DE GRAÇA!

“Todos os que querem viver a vida cristã unidos com Cristo Jesus serão perseguidos” (II Timóteo 3:12). 

     Esta advertência do apóstolo Paulo ao seu filho na fé Timóteo, é de uma viva é impressionante atualidade.

     Temos, infelizmente, a tendência carnal ou de apequenar ou simplesmente esquecer a obra de Jesus na Cruz para nos conceder graciosamente Salvação e Vida eternas.

     Custou sangue, sacrifício, humilhação e muita dor. E se nós, discípulos de Jesus, filhos de Deus feitos por este sacrifício vicário, queremos viver em Cristo certamente padeceremos , em alguma medida, das suas dores, rejeições, agravos e sofrimentos.

 

O ADVENTO DO SALVADOR

“Mas tu, Belém Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos. Ele se estabelecerá e os pastoreará na força do Senhor, na majestade do nome do Senhor, o seu Deus. E eles viverão em segurança, pois a grandeza dele alcançará os confins da terra” (Miquéias 5.2,4,5).

E ESTE SERÁ A NOSSA PAZ.

Hino 87 HCC Vem, Jesus tão desejado (Wesley/Perry)

Vem, Jesus tão desejado, vem teu povo libertar;
Pois vencendo seu pecado, hás de tua paz lhe dar.

És pra todos a esperança, és consolo em aflição,
Pois, em ti teu povo alcança alegria em teu perdão.

Tu nasceste bem pequeno, mas és Rei libertador.
Reina em nós, ó Nazareno, todo o dia, com amor.

Para termos acolhida na celeste habitação,
Vem, domina a nossa vida, vive em nosso coração.

O EXEMPLO DE JESUS NA EVANGELIZAÇÃO

          Jesus é mestre também na evangelização. O texto de João 4.4 registra que Jesus "tinha que passar por Samaria". Embora muitos passassem por outro caminho por razões sociais, raciais, geográficas e religiosas até, Jesus percebeu o dever, a responsabilidade, e fez isso por amor aos samaritanos e para nos ensinar.

          Esse encontro com a mulher samaritana nos dá alguns marcos, alguns padrões, alguma diretrizes para aquilo que pode e deve acontecer em nosso programa de evangelização.

          Para resumir, nesse encontro com a mulher e depois com os seus patrícios samaritanos, Jesus, ao dizer "Uma comida tenho para comer" (Jo 4.34), estava deixando claro que o propósito de vida que alcança outras vidas, determina as suas prioridades, acima do que nos possa ser até urgente. Ao dizer: "não dizeis que há ainda quatro meses para a ceifa..." (Jo 4.35), mostrava que o propósito de agradar a Deus, abençoando vidas com a salvação, não deve ser deixado para depois, pois há gente precisando ser salva agora. E quando pede água a uma samaritana e ouve: "como sendo tu judeu, pede água a mim que sou samaritana?" (Jo 4.9), está ensinando que o foco em salvar alguém, vence as possíveis objeções. Jesus se apresentou como um homem que sente cansaço, sede e fome. Às vezes, somos tentados a  parecer "sobrenaturais" ao transmitirmos o recado simples de Deus.

          Além desse encontro com os samaritanos, temos muitos outros exemplos de Jesus. O evangelista Marcos registra, por exemplo: "Ora, depois que João foi entregue, veio Jesus para Galileia pregando o evangelho de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o Reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho" (Mc 1.14-15). O seu modo de vida foi aproveitar cada oportunidade para pregar a boa notícia de Deus, mostrando o seu propósito de "buscar e salvar o que estava perdido" (Lc 19.10). Assim fez ao encontrar-se com um rico, coletor de impostos, convidando-o para segui-Lo. Na ocasião, disse que havia vindo "chamar justamente pecadores ao arrependimento" (Lc 5.29-32). Assim foi também com um homem que queria vê-Lo e Jesus o encontrou em uma árvore e propôs ir à sua casa onde disse: "Hoje veio salvação a esta casa" (Lc 19.1-10). Da mesma forma, as multidões famintas de pão também recebiam orientações para a salvação, sendo advertidas assim: "Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará" (Jo 6.27)

          O Evangelista Mateus disse assim sobre o Filho de Deus, nosso exemplo: "Percorria Jesus toda Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo" (Mt 4.23).

                                                                                                       (EXTRAÍDO)

 

PIBMESQUITA EM AÇÃO

JUSTIFICADOS PELA FÉ EM JESUS

Prelúdio

Boas Vindas

 “Justificados, pois pela fé, tenhamos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;” (Romanos 5.1)

Oração

Leitura Bíblica: Romanos 3. 23-26

  1. Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,
    24. Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,
    25. A quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos
    26. Tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.

Canto “Maravilhosa Graça”

Momento de Fidelidade e Gratidão

Canto “Jesus é Vencedor”

Oração

Mensagem Virtual – Pastor Hélio Schwartz Lima

“Porque também Cristo morreu uma só vez pelos pecados (...) para levar-nos a Deus” (1 Pedro 3.18)

Canto 124 HCC “Morri na Cruz Por Ti” (Havergal/Bliss)

Ceia do senhor

Canto 137 HCC “Porque Vivo Está” (Gaither)

  1. Deus enviou Jesus, seu Filho,
    e seu amor perdão nos dá.
    Na cruz morreu por meus pecados,
    mas ressurgiu e vivo com o Pai está.

Porque vivo está, o amanhã enfrento.
Sim, vivo está, não temerei.
Pois eu bem sei que é dele o meu futuro,
e a vida vale a pena. Cristo vivo está!

  1. Que belo é um nenezinho,
    e que prazer um filho dá!
    Maior prazer é ter certeza
    de um feliz futuro: Cristo vivo está!
  2. Um dia irei passar o rio,
    vencer a morte sem temor.
    Morrer pra mim será vitória:
    verei a glória de Jesus, meu Salvador.

Interação

Oração

Bênção

Poslúdio

 

O DESEJO DO CONHECIMENTO DE CRISTO

Prelúdio

Boas Vindas

 “Seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4.15)

Oração

Leitura Bíblica: Filipenses 3. 7-11

  1. Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo.
    8. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo
    9. E ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé
    10. Para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte
    11. Para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos.

Canto “Vem, Esta é a Hora”

Momento de Fidelidade e Gratidão

Canto “Graças te Damos”

Apresentação de Isadora

Oração

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”  (Romanos 12.2)

Mensagem Musical – Anna e Alice

Mensagem da Palavra – Pastor Renato Reis

Canto 364 HCC “Mais de Cristo” (Hewitt/Sweney)

  1. Mais de Cristo quero ver,
    mais do seu amor obter,
    mais da sua compaixão,
    mais da sua mansidão.

Mais, mais de Cristo.
Mais, mais de Cristo.
Mais do seu puro e santo amor,
mais do meu Mestre e Salvador.

  1. Mais de Cristo compreender,
    quero a Cristo obedecer,
    sempre perto dele andar,
    seu amor manifestar.
  2. Mais de Cristo transmitir,
    os seuspassos vouseguir;
    imitando seu viver,
    vou seu reino promover.

Interação

Oração

Bênção

OREMOS PELOS IRMÃOS


Ana Luiza Barreira, Arildo & Marlete, Ednéa Barreto, Emília de Souza Baptista, Káthie Crivello (cunhada de Rosane), Kilmarina, Maria Helena & Júnior Lira, Josiane e Maria Eduarda (filha e neta de Catarina), Natália (sobrinha de Rosane), Rosane Crivelo, Tiago (filho de Rita Vital) e Valmir Anunciação.

 

FELIZ ANIVERSÁRIO!

Dia 07: Camile Dias (2669-6268), Jussara de Macedo (3773-7725);

Dia 09: Anna Beatriz Moreira (2696-4146), Leonardo Alves (2792-3089);

Dia 10: Alícia Gabrielle de Moraes (2792-3815), Márcio da Silveira (2655-0404), Miriam Soares (26774-2923), Sérgio Rodrigues, Thauany Bernardo (2694-8848);

Dia 11: Aurora da Paixão (2796-0334), Harim Bomfim (2796-8010), Harime Bomfim (2796-8010), Rosane Jorge (98459-1388);

Dia 12: Bethania Miranda (2655-0904);

PARABÉNS! QUE DEUS ABENÇOE NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS!

 

 

CULTO PRESENCIAL

Clique no botão para fazer a sua inscrição