Primeira Igreja Batista de Mesquita
Fundada em 22 de março de 1942
 Edição nº 50/ 13 de Dezembro de 2020

ÍNDICE

QUAL O VALOR DA BÍBLIA?

 “... é perfeita… devolve à alma as forças perdidas… quem obedece, sente profunda alegria no coração… ilumina os olhos… mantém puro… garantia de vida eterna… vale mais do que ouro… mais doce que o mel pingando do favo… serve para corrigir quando errado… quem segue terá sucesso em tudo… revela até pecados ocultos… liberta do orgulho… livra da culpa…” (Salmos 19:7-14 - Bíblia VIVA)

Hoje é celebrado do Dia da Bíblia e o salmista Davi responde à pergunta acima com os elogios destes versos.

Em tempos de pandemia, creio que tais elogios se revelam muito valiosos. Ele diz que a perfeição da Bíblia é tal qual uma jogada de mestre. A Bíblia é mais do que regras. É um conjunto de diretrizes para uma vida totalmente abençoada - vida com qualidade excelente. 

Ah, se os crentes em Cristo se dedicassem mais a ler e a meditar na Bíblia durante a pandemia! Estou certo de que os psicólogos não teriam tanto trabalho com eles, pois a Bíblia restaura a alma (v7) e alegra o coração (v8).

Todavia, o coração humano é pecaminoso e ninguém deseja se sujeitar à Bíblia de forma espontânea. As pessoas, a bem da verdade, não querem ser ajudadas pela Bíblia. Elas querem fazer o que querem fazer. E o grande desafio para ajudar pessoas é mexer no interior delas. É trocar a substância de dentro para fora.

Num mundo de tantos avanços educacionais e de tanta tecnologia, o ser humano deveria se libertar de seus vícios e viver de maneira equilibrada e contente, mas essa não é a realidade que se vê.

Somente quem se submete à Bíblia passa a criticar a si mesmo (vv11-12). Isso porque ela amplia a consciência para os pecados não intencionais. A leitura da Bíblia vale a bênção de um impacto espiritual, moral e psicológico, que leva à cura profunda no íntimo do ser. 

O equilíbrio e o bem-estar do ser humano dependem de um contato verdadeiro com Deus através da Bíblia. Sem o toque divinal, ninguém é normal. Leia e medite na valiosa Palavra de Deus e tenha um feliz Dia da Bíblia.

Renato Reis de Oliveira, seu pastor

Bíblia X Celular

Já imaginou o que acontecerá se você tratar a Bíblia do jeito que se trata o celular?

E se sempre carregar a Bíblia no bolso ou na bolsa?

E se der uma olhada nela várias vezes ao dia?

E se voltar para apanhá-la quando esquecida em casa ou no escritório?

E se a usar para enviar mensagens aos amigos?

E se a tratar como se não pudesse viver sem ela?

E se a der de presente às crianças?

E se a usar quando viaja?

E se lançar mão dela em caso de emergência?

Ao contrário do celular, a Bíblia não fica sem sinal, ela pega em qualquer lugar

Não é preciso se preocupar com a falta de crédito, porque Jesus já pagou a conta e os créditos não têm fim.

E o melhor de tudo, não cai a ligação e a carga da bateria é para toda a vida.

(extraído de www.ultimato.com.br)

Renato Reis de Oliveira, seu pastor

05 DICAS DE COMO ENSINAR A BÍBLIA PARA AS CRIANÇAS

Alguns pais acham muito difícil ensinar a bíblia às crianças, outros acreditam que eles ainda não conseguem absorver o que está sendo lido, ainda existem àqueles que acham que precisam esperar, até que eles sejam um pouco mais velhos ou saibam ler.

Enfim, existem muitas dúvidas quanto ao assunto. Mas quero aqui deixar algumas dicas e que talvez possam ajudá-los (as).

 1º Antes mesmo de nascer comece a leitura da bíblia e historinhas para o bebê em seu ventre, diversas pesquisas já mostraram que o feto é capaz de ouvir sons e responder a eles enquanto está no útero da mãe. Além disso, os pais têm autoridade sobre seus filhos, então declarem no mundo espiritual as bênçãos de Deus sobre suas vidas.

 2º Tenha o hábito diário da leitura da bíblia e da oração. Nossos filhos nos observam o tempo todo, por isso, aproveite para dar bons exemplos. Um dia o meu filho me perguntou: - Mamãe porque só a senhora lê a bíblia? Nunca vejo meu pai lendo. Respondi que o papai gostava de ler a bíblia no celular e que já tinha lido a mesma vária vezes. Mas isto nos serviu de alerta. Pedi ao meu esposo para que usasse mais a bíblia de papel, pois as crianças precisam de referências. Além disso, sempre que precisar corrigi-los por algum erro, faça correlacionando ao que a Palavra de Deus ensina.

3º Tenham o hábito de realizar cultos domésticos e devocionais DIÁRIAMENTE. Reúna a família para um tempo de culto doméstico ou culto familiar. Cante louvores (você pode utilizar instrumentos infantis – fazer uma “bandinha”). Leia a Bíblia- A leitura deve breve, mas que prenda a atenção das crianças use uma entonação de voz diferente para todos os personagens, ou faça um pequeno teatro.

Finalize orando - Na hora da oração segure na mão uns dos outros, isso faz com que fiquem mais tranquilos e focados no que está sendo dito, coloque cada um para fazer a sua própria oração com foco naquilo que leram na palavra.

 4º Invista em seus filhos – Há uma variedade enorme de materiais no mercado para ajudar o seu filho a adquirir o hábito da leitura, são devocionais diários, bíblias para cada idade, livros de histórias bíblicas em mangá, gibis... Mas existem também materiais gratuitos em toda a internet que pode auxiliar você a montar um estudo ou devocional para seus filhos, com desenhos e outras aplicações que irão contribuir muito para o aprendizado deles.

5º Para que as crianças que já sabem ler presenteiem com um caderno de devocional e canetinhas marca texto, deixe-os marcarem suas bíblias. Meu filho de 7 anos já está lendo a bíblia toda, ele vai lendo e marcando aquilo que ele acha “curioso”, depois escreve em seu diário a sua devocional. Esses dias ele disse: Mamãe ler a bíblia é uma grande aventura.

(Extraído de @ministerioinfantiltiaEdinabeth)

A BUSCA PELA SABEDORIA

     Os idosos, tanto no Antigo ou Novo Testamento, eram considerados sábios e experientes. No mundo atual, as pessoas já não dão tanta importância a isso. Mas para aqueles que buscam sabedoria para resolver problemas difíceis, sua resposta para a resolução está próxima.  Fique alerta, natural e espiritualmente, para não perder a orientação que facilitará seus passos para o rompimento.  As respostas que você busca são sutis, mas poderosas. 

     Em Provérbios 2: 6-8,  diz assim:  "Porque o Senhor dá sabedoria;  de sua boca vem conhecimento e compreensão;  Ele armazena sabedoria sólida para os retos;  Ele é um escudo para os que andam retamente;  Ele guarda os caminhos da justiça e preserva o caminho dos Seus santos".

     Que nunca deixemos de buscar a sabedoria que vêm  do alto. Que vêm de Jesus. Sempre.

 

 

COMUNHÃO

Será que nossa comunhão é verdadeira?

Quando nossa comunhão é alimentada pelo Espírito de Deus, somos capacitados para nutrir afetos e compaixões pelos outros, conforme também o exemplo de Jesus.

Em Filipenses 2: 1-11, o apóstolo Paulo nos recomenda ter afetos em relação aos nossos próximos, próximos a quem devemos tratar com piedade.

Ele quer destacar que nossas atitudes para com os outros devem ser naturais, quase que imperceptíveis nunca gestos forçados. Somos campeões de misericórdia forçada, talvez por ouvirmos o mandamento de Jesus neste sentido.

No entanto, nosso afeto deve decorrer do fato que temos a mente de Cristo, que estamos em Cristo. Não é um sorriso para mostrar que amamos, mas um sorriso porque amamos. Não é um abraço para parecermos afetuosos, mas um abraço de prazeroso amor e interesse pelo outro.

"Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo". (Filipenses 2.1-4)

Atenção!

Toda segunda, 19h, encontro dos adolescentes, e toda a quinta, 20h, dos jovens. Acontecem pela plataforma Zoom. Tempo de oração e estudo. Não fique de fora. Entre em contato com seus líderes e participe.

 

O VIVER ESTÁ EM CRISTO!

“Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos. Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus”. (Filipenses 3: 7 a 12).

Neste belíssimo texto, Paulo, o apóstolo, derrama sua proposta de Vida, seu propósito único, após ter um definitivo encontro com Jesus: Conhecer Jesus, estar em Jesus, viver em e para Jesus, perder sua vida para ganhar a Vida de Jesus! Este não é somente o propósito de vida de Paulo, mas precisa ser o meu, o seu, o nosso. “E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, pelo qual sofri a perda de todas as coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo”. V. 8.

 

O ANÚNCIO DO NASCIMENTO DE JESUS

No sexto mês Deus enviou o anjo Gabriel a Nazaré, cidade da Galileia a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado José, descendente de Davi. O nome da virgem era Maria.

O anjo, aproximando-se dela, disse: "Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você! "

Maria ficou perturbada com essas palavras, pensando no que poderia significar esta saudação.

Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus!

Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus.

Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó; seu Reino jamais terá fim".

Perguntou Maria ao anjo: "Como acontecerá isso, se sou virgem? "

O anjo respondeu: "O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.

Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação.

Pois nada é impossível para Deus".

Respondeu Maria: "Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra". Então o anjo a deixou.  (Lucas 1:26-38)

 

O EXEMPLO DOS DISCÍPULOS DE JESUS NA EVANGELIZAÇÃO

       É muito interessante o fato de encontrarmos na mulher samaritana tanto o retrato de pecadores e carentes que somos quanto o exemplo de evangelistas que devemos ser. Após ser alcançada pelo evangelho, mesmo sem muito preparo, a mulher tornou-se mensageira da boa notícia que havia chegado à Samaria.

      Da mesma forma, aqueles discípulos, aprendizes de Jesus, tornaram-se anunciadores, evangelistas, instrumentos de Deus. Eles que, como nós, ouviram a ordem: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Mc 16.15), ao serem revestidos do poder do Espírito Santo, tornaram-se testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra “(At 1.8)”. Lucas registrou que "os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra" (At 8.4).

          Em certa ocasião, Pedro e João, advertidos de que deveriam deixar de falar de Jesus, retrucaram: "pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos" (At 4.20). O apóstolo Paulo, um grande exemplo de dedicação e de estratégia evangelística, disse que jamais teria deixado de anunciar o que fosse proveitoso, e que o fazia publicamente e de casa em casa (At 20.20). Ao aconselhar ao seu discípulo Timóteo, advertiu: "prega a palavra, insta, a tempo e fora de tempo, corrige, repreende, exorta com  toda a longanimidade e doutrina" (2Tm 4.2).

                                                                                                           (EXTRAÍDO)

 

PIBMESQUITA EM AÇÃO

A EXCELÊNCIA DA PALAVRA DE DEUS

Prelúdio

Boas Vindas

 “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hebreus 4.12).

Oração

Leitura Bíblica: Salmos 119. 97-105

  1. Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!
    98. Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos; porque, aqueles, eu os tenho sempre comigo.
    99. Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos.
    100. Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos.
    101. De todo mau caminho desvio os pés, para observar a tua palavra.
    102. Não me aparto dos teus juízos, pois tu me ensinas.
    103. Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca.
    104. Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade.
    105. Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.

Canto “Alegrei-me”

Momento de Fidelidade e Gratidão

Canto “Tua Palavra”

Momento de Oração

“E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1.22).

Mensagem da Palavra – Pastor Denílson Novaes

Canto “Aquele Que Me Ama”

Interação

Oração

Bênção

Poslúdio

 

ANDANDO SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS

Prelúdio

Boas Vindas

 “Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia! (Salmos 119.97)

Oração

Leitura Bíblica: Salmos 119.9-16

  1. De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho?

Observando-o segundo a tua palavra.
10. De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos.
11. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.
12. Bendito és tu, SENHOR; ensina-me os teus preceitos.
13. Com os lábios tenho narrado todos os juízos da tua boca.
14. Mais me regozijo com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas.
15. Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito.
16. Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra.

Canto 216 HCC “Eu Quero o Pão do Céu” (Lathbury/Sherwin)

Momento de Fidelidade e Gratidão

Canto “Sou Feliz”

Oração de Gratidão

Mensagem Musical – Anna e Alice

“Tu és bom e fazes o bem; ensina-me os teus estatutos. Nunca me esquecerei dos teus preceitos, pois eles me tens vivificado” (Salmos 119.68).

Mensagem da Palavra – Pastor Cleverson Bigarani

Canto “Oferta Agradável”

Interação

Oração

Bênção

OREMOS PELOS IRMÃOS


Ana Luiza Barreira, Arildo & Marlete, Ednéa Barreto, Emília de Souza Baptista, Káthie Crivello (cunhada de Rosane), Kilmarina, Maria Helena & Júnior Lira, Josiane e Maria Eduarda (filha e neta de Catarina), Natália (sobrinha de Rosane), Rosane Crivelo, Tiago (filho de Rita Vital) e Valmir Anunciação.

 

FELIZ ANIVERSÁRIO!

Dia 13: Vanessa Vezu;

Dia 14: Lorena Cunha (2697-0361), Miguel Ângelo Grosso (2792-4776);

Dia 15: Ednéa Ribeiro (2796-1198);

Dia 16: Guilherme Ferreira (3584-1743);

Dia 17: Anselmo de Oliveira (2693-3471), Maria Iracema Andrade (2796-7288), Zilda Maria Freire (96439-9309);

Dia 18: Renan de Oliveira (2143-4107);

PARABÉNS! QUE DEUS ABENÇOE NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS!

 

 

CULTO PRESENCIAL

Clique no botão para fazer a sua inscrição