Primeira Igreja Batista de Mesquita
Fundada em 22 de março de 1942
 Edição nº 51/ 20 de Dezembro de 2020

ÍNDICE

O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL: JESUS!

Neste ano de pandemia, tivemos a sensação de pouco trabalho e poucas realizações. Mas se engana quem pensa assim. Foi um ano em que descobrimos que estar juntos não significa estar ao lado. Um ano em que principalmente os idosos descobriram que estarem virtualmente conectados também é estar junto, é amar, é cuidar é se importar.

Todos nós sempre aguardamos pelo fim do ano. E deste ano de 2020 mais ainda, pois a esperança de termos uma vacina para conter esta pandemia é enorme.

Mas não devemos nunca nos esquecer da pessoa mais importante em nossas vidas, que é Jesus. É claro que não há nada demais em passarmos o Natal e o Ano Novo com nossos familiares e amigos que são tão importantes para nós.

Mas qual o significado do nascimento de Jesus para você? Será que você também tem se esquecido do principal?

Lembre-se de Jesus!

  1. Que Ele é o Salvador e é o único caminho que nos conduz a Deus (João 14:6)
  2. Que Ele decidiu lhe amar e lhe convida a confiar Nele (João 3:16)
  3. Que Ele oferece uma nova vida, cheia de paz e esperança àqueles que caminham com fé Nele (Efésios 3:17-19)

Nós, cristãos, sempre celebramos o Natal de Jesus. Seja grato diariamente por Deus ter enviado Seu Filho Jesus, por amor a todos nós. A Sua presença conosco é o maior presente que poderíamos receber!

Jesus veio ao nosso encontro, e é por isso que somos valiosos e importantes aos olhos de Deus. Somos amados por Ele, ao ponto de nos ter dado o melhor: Jesus Cristo, para vivermos a vida em plenitude. Por isso devemos dedicar as nossas vidas ao Seu Reino e à Sua justiça, todos os dias do ano. Busque conhecê-Lo mais pessoalmente, através da Sua Palavra.

E a cada idoso da Igreja e do Ministério Feliz Idade, gostaria de agradecer por tudo que fizeram e ainda fazem. Espero que um dia eu possa ter a mesma importância para os mais jovens que vocês têm para mim. Fazer parte do passado é também zelar pelo nosso futuro. Se hoje damos valor às coisas que temos ou mesmo por sermos quem somos, devemos agradecer pelas experiências e perseveranças das pessoas que vieram antes de nós.

 

Joenice Lopes

"UMA BOA NOTÍCIA"

A Bíblia conta que o povo de Israel, sempre ouvia falar das promessas de Deus. Os profetas que falavam de Deus anunciavam que nasceria aqui na terra um Salvador, filho de Deus, para tirar os pecados do povo, as coisas erradas que as pessoas faziam. Assim as pessoas poderiam ser mais felizes, poderiam amar mais a Deus e fazer as coisas boas. Ele ensinaria como as pessoas deveriam viver para agradar a Deus e serem felizes. Desde os tempos de Adão e Eva, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José, Moisés, profetas e reis mandados por Deus vêm anunciando o Natal. Na verdade a história já estava contada na Bíblia mesmo antes de acontecer. Muitos prestaram atenção a essas promessas e aguardavam a vinda do Messias, observando os acontecimentos escritos na Bíblia. Mas quais seriam esses acontecimentos?

1 – Quando Adão e Eva desobedeceram à ordem de Deus, no Jardim do Éden, dando ouvidos à serpente, Deus prometeu um libertador – Gn 3:15; Mt 1:20-21

2- O Messias seria um descendente de Davi – Is 9:6-7; Mt 1:1

3- O Messias nasceria de uma virgem – Is 7:14; Mt 1:18-25

4- O Messias nasceria em Belém – Mq 5:2; Mt 2:1

5- Deus prometeu salvação ao Seu povo – Is 9:6; Mt 12:17-21

Alguém lhe fez uma promessa? É difícil esperar? Aqueles que conheciam as promessas de Deus sobre o Messias esperavam ansiosamente por isso – Lc 2:25-38

Deus começou a cumprir suas promessas escolhendo um jovem casal que estava noivo: Maria e José. Eles ainda não estavam casados. Eles moravam na Galiléia.

Maria, como José, recebeu a visita inesperada de um anjo que trouxe uma notícia surpreendente: ela foi escolhida para ser a mãe do Messias. Ela ficou feliz e emocionada com tão grande privilégio!

José também ficou surpreso com a notícia e foi orientado pelo anjo, em sonhos, para se casar com Maria e cuidar do menino Jesus. Eles aceitaram a vontade de Deus e puderam viver grandes emoções. Esta foi uma boa notícia! Nasceria o Salvador do mundo e eles cuidariam Dele até que crescesse. Que notícia o anjo trouxe!

Jesus ainda não havia nascido quando Maria e José foram até Belém para alistarem-se, conforme o decreto do imperador César Augusto.

Ao chegar a Belém, não encontraram lugar para se hospedar, ficaram então numa estrebaria e ali Maria teve o seu filho, colocando-o numa manjedoura.

Durante a noite, alguns pastores cuidavam do seu rebanho quando, de repente, foram visitados por anjos e cercados por uma grande luz! Um anjo falou a eles sobre o nascimento do Messias e deu um grande sinal de onde encontrariam o menino: “achareis o menino envolto em panos e deitado numa manjedoura”.

Um grande coral de anjos louvava a Deus. os pastores ficaram maravilhados com todas as coisas que estavam acontecendo e logo foram procurar o menino-rei.

O anjo tinha razão! Lá estavam os pastores, sendo os primeiros a visitar o menino Jesus e conhecer o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Agora eles sabiam que todas as pessoas que acreditassem em Jesus teriam um Salvador para perdoar os pecados. Os pastores de Belém também foram escolhidos para fazer parte da história de Natal.

Agora você já sabe o que comemorar no Natal: o nascimento de Jesus, o filho de Deus, que veio ao mundo para perdoar os pecados das pessoas, inclusive os seus, para que sejam felizes e vivam bem perto de Deus fazendo o bem todos os dias, mesmo quando não há festas e nem presentes.

Você também já sabe da Boa Notícia: Jesus nasceu! Louve a Deus como Maria fez e os anjos fizeram.

AMIGOS DEUS

   Havia um menino, cuja família enfrentava uma fase de privações e incertezas.

   O momento histórico era mau em vários sentidos. Havia uma crise econômica.

   Muitas pessoas sem emprego . Naquele momento, era impossível que surgisse uma resposta.

   Mas em meio aquele caos, restava uma esperança. O menino e sua mãe passaram a orar juntos e pedir a Deus uma solução. Eles contavam ao Senhor seus temores e apresentavam suas necessidades. Faziam isso noites após noites. Então, um dia, contra todas as probabilidades, o telefone toca.

   Era uma proposta de trabalho para o pai do garoto. A mãe, antes de orar naquela noite dissera ao filho: Hoje, nós só vamos agradecer ao Senhor. Seu pai conseguiu um trabalho. O menino com os olhinhos arregalados e um sorriso sem igual no rosto, declara: Funciona mesmo, mãe!

   A oração funciona mesmo. E concluiu: o melhor mesmo é ser amigo de Deus.
Neste tempo difícil que estamos vivendo, temos que orar e ter fé que tudo vai passar e que as nossas lagrimas se transformarão em bênçãos.

Kátia e Giselle

 

EXORTAÇÃO A QUE SE CONFIE SOMENTE EM DEUS.

Este é o título do salmo 62, e o faço como título desta conversa, por oportuno. Este salmo deveria como tantos outros, ser visto, lido, relido, pois nos tiram muitas vezes da nossa apatia e indiferença espirituais. Nós, o povo que pertence a Deus, foi escolhido por Deus, precisamos alicerçar nossa vida, nossa confiança, nossa fé somente em Deus. Nós, o sacerdócio real, nação escolhida, precisamos desesperadamente conhecer a Deus, obedecer a Deus, mergulhar em Deus e buscar o refúgio e o socorro de Deus. “Confiai nele, ó povo, em todos os tempos, derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio” (vers. 8). Esta palavra continua atual.

“Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação. Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei muito abalado. Até quando acometereis vós a um homem, todos vós, para o derribardes, como se fosse uma parede pendida ou um muro prestes a cair? Só pensam em derribá-lo da sua dignidade; na mentira se comprazem; de boca bendizem, porém no interior maldizem. Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança. Só ele é a minha rocha, e a minha salvação, e o meu alto refúgio; não serei jamais abalado. De Deus dependem a minha salvação e a minha glória; estão em Deus a minha forte rocha e o meu refúgio. Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio. Somente vaidade são os homens plebeus; falsidade, os de fina estirpe; pesados em balança, eles juntos são mais leves que a vaidade. Não confieis naquilo que extorquis, nem vos vanglorieis na rapina; se as vossas riquezas prosperam, não ponhais nelas o coração. Uma vez falou Deus, duas vezes ouvi isto: Que o poder pertence a Deus, e a ti, Senhor, pertence a graça, pois a cada um retribuis segundo as suas obras.

 

EVANGELIZAR É APRESENTAR A PESSOA DE JESUS

               O evangelismo não se resume em dizer "que Deus tem um plano para a sua vida", embora isso seja verdade para todos. Evangelizar não é focar no resultado, no "número de batismos" (Jo 4.1), mas dizer quem é Jesus, como fez o Apóstolo Paulo: "Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado" (1Co 2.2). Num encontro entre Filipe e um viajante, encontro marcado por um anjo no deserto, depois da leitura de um texto bíblico, registrou-se: "Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus" (At 8.35).

          Pode-se começar falando de história religiosa (Jacó, José); de símbolos religiosos (poço, monte); de doutrina de adoração (lugar, forma). Pode-se  falar de necessidades pessoais (água, marido, utensílio para tirar água, transporte); mas a evangelização precisa chegar ao ponto indispensável: a pessoa de Jesus. Muitos ficam na periferia: na água, milagre, doutrina e costumes, mas não chegam a comunicar o plano enviado de Deus para o homem. Foi o próprio Jesus quem disse que o amor de Deus foi de tal maneira, que O levou a enviar o seu único Filho. Quem nisso crê, livra-se do merecido inferno e recebe a dádiva do céu (Jo 3.16).

          Alguns chamam de evangelismo o que na realidade é um proselitismo, porque procuram convencer  pessoas a deixarem "seus montes " e suas igrejas e ingressarem em outra. Outros acham que teriam cumprido o seu dever evangelizador ao comunicarem um convite ou até um versículo ou folheto, mas sem terem eles mesmos realmente sido impactados. Vale a pena ressaltar que evangelizar também é viver como Jesus. Aceitar o Evangelho é aceitar o Reino de Cristo e o Seu governo em nossas vidas e isso, por si só, é uma pregação convincente. "Ele tem dito o que tenho feito" (Jo 4.39).

         Não é errado desejar que nossa Igreja abençoe pessoas e as desafiem para um relacionamento de aprendizagem, adoração, comunhão e serviço. Até porque faz parte do "Reino de Deus" uma Igreja operosa. Mas evangelizar é mais do que isso.

       A mulher mais improvável aos nossos olhos tinha também expectativas do cumprimento de profecias bíblicas e dos ensinos do Messias. Essas pessoas precisam conhecer a pessoa de Jesus.

                                                                                                           (EXTRAÍDO)

 

PIBMESQUITA EM AÇÃO

TEMPO DE CLAMAR

Prelúdio

Boas Vindas

“Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno” (Hebreus 4. 16)

Oração

Leitura Bíblica: Lamentações 3. 22-27

  1. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim
    23. renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.
    24. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.
    25. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
    26. Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio.
    27. Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.

Canto “Santo é o Senhor” (Brooklyn)

Nós levantamos as mãos, nossa força está no Senhor

Nos prostramos em adoração, quão maravilhoso Ele é

Nós levantamos as mãos, nossa força está no Senhor

Nos prostramos em adoração, quão maravilhoso Ele é

Santo é o senhor, Deus poderoso

Tua glória enche a terra

Momento de Fidelidade e Gratidão

Canto “Rocha Fiel”

Amo a ti, oh, meu Senhor, o Grande Eu Sou
Rocha firme, inabalável, seguro sempre estou
Meu coração se alegra em ti, em teu poder
E quando tudo escuro está, a tua luz posso ver

Quero estar edificar o meu coração
No seguro imutável rochedo fiel
Fortaleza da minha vida
Consolo minha fé
Onde sempre buscarei
Encontrarei o melhor

Posso confiar, na rocha estarei Em ti quero habitar
Ajuda-me, Senhor
Em lutas e problemas, a rocha vai jorrar
Em vales e desertos, Cristo sempre esta
Vencerei, vencerás
Venceremos em Cristo Jesus

Oração de Gratidão

“Porque estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a Ele que é meu socorro, e o meu Deus” (Salmos 42.11)

Mensagem da Palavra – Pastor Renato Reis

 Canto 25 HCC “Tu És Fiel, Senhor” (Chisholm/Runyan)

  1. Tu és fiel, Senhor, meu Pai celeste,
    pleno poder aos teus filhos darás.
    Nunca mudaste, tu nunca faltaste:
    tal como eras, tu sempre serás.

Tu és fiel, Senhor, tu és fiel, Senhor,
dia após dia com bênçãos sem fim.
Tua mercê me sustenta e me guarda;
tu és fiel, Senhor, fiel a mim.

  1. Flores e frutos, montanhas e mares,
    sol, lua, estrelas no céu a brilhar:
    tudo criaste na terra e nos ares.
    Todo o universo vem, pois, te louvar!
  2. Pleno perdão tu dás, paz, segurança;
    cada momento me guias, Senhor.
    E, no porvir — oh, que doce esperança!
    desfrutarei do teu rico favor.

Interação

Oração

Avisos

Poslúdio

 

HAJA ESPERANÇA, AMOR E LUZ

Prelúdio

Boas Vindas

“É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2. 11)

Oração

Leitura Bíblica: Isaías 9. 2-4; 6,7

  1. O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz.
    3. Tens multiplicado este povo, a alegria lhe aumentaste; alegram-se eles diante de ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando repartem os despojos.
    4. Porque tu quebraste o jugo que pesava sobre eles, a vara que lhes feria os ombros e o cetro do seu opressor, como no dia dos midianitas.
  2. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz
    7. Para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.

Canto “Rei da Glória”

Quem é esse Rei da glória
Que me abraça com amor
E com falar suave
Surpreende meu viver?

Meu coração recorda
O perdão que me lavou
Quem é esse Rei de glória?
Ele é tudo para mim

Que é esse Rei de anjos?
O Príncipe da paz
Revela seus mistérios
Do alto, para mim

Meu espírito almeja
Sua graça me firmar
Quem é este Rei de glória?
Filho do Deus criador

Seu nome é Jesus
Precioso
Poderoso
Rei do meu ser
Rei da glória

Quem é esse Rei de glória
Majestoso e com poder
Sabedoria plena
Gracioso Rei dos reis?

Senhor dos céus e terra
De tudo é o criador
E quem é esse Rei de glória?
Ele é tudo pra mim

Seu nome é Jesus
Precioso
Poderoso
Rei do meu ser
E Rei da glória

Senhor dos céus e terra
De tudo é o griador
E quem é esse Rei de glória?
Ele é tudo pra mim

Seu nome é Jesus (Jesus)
Precioso (Jesus)
É o poderoso (poderoso)
Rei do meu ser (rei do meu ser)
Rei da glória (rei da glória)

“Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade” (Lucas 2.14).

Momento de Fidelidade e Gratidão

Canto 104 HCC “Surgem Anjos Proclamando” (Tradicional francês)

  1. Surgem anjos proclamando paz à terra e a Deus louvor.
    Vão seus hinos ecoando nas montanhas ao redor.

Glória, glória a Deus nas alturas!
Glória, glória a Deus nas alturas!

  1. Vão-se alegres os pastores ver o infante celestial
    e acrescentam seu louvores ao louvor angelical.
  2. Berço rude lhe foi dado, mas do céu lhe vem louvor.
    ele é o Salvador amado, bem merece nosso amor.
  3. Povos, tribos, celebrai-o! “Glória a Deus” também dizei
    de joelhos adorai-o, ele é o Cristo, o grande Rei!

Oração de Gratidão

ESPECIAL DE NATAL – Ministério Adoração e Artes

  • Jesus Nasceu (Vídeo Crianças)
  • Alegria
  • Adorem o Rei
  • Na Noite em que Nasceu
  • É Natal! É Natal!

Mensagem da Palavra – Pastor Renato Reis

Música “Haja Paz! Haja Luz!!! (Vídeo Coro Louvarte/Dança)

Interação

Oração

Avisos

Poslúdio

OREMOS PELOS IRMÃOS


Ana Luiza Barreira, Arildo & Marlete, Ednéa Barreto, Emília de Souza Baptista, Káthie Crivello (cunhada de Rosane), Kilmarina, Maria Helena & Júnior Lira, Josiane e Maria Eduarda (filha e neta de Catarina), Natália (sobrinha de Rosane), Rosane Crivelo, Tiago (filho de Rita Vital) e Valmir Anunciação.

 

FELIZ ANIVERSÁRIO!

Dia 20: Paulo Marcos Bomfim (2796-8010);

Dia 21: Sandra Fernandez (3746-3123), Sheron Angel Lopes dos Santos (2696-4042);

Dia 22: Raimundo do Rodrigues do Nascimento (3763-5972);

Dia 23: Flávia Santos da Silva (2697-1145), Mirlene Oliveira (99157-5989);

Dia 24: Ana Cláudia Rezende (3584-6855), Elen Sant'Anna (2703-2818);

Dia 26: Antônio Luiz da Silva Cavalcante (99501-3382), Evaldo Cavalcante da Silva (2796-5102), Leandro Silva Ferreira (3012-1534);

PARABÉNS! QUE DEUS ABENÇOE NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS!

 

 

CULTO PRESENCIAL

Clique no botão para fazer a sua inscrição