Primeira Igreja Batista de Mesquita
Fundada em 22 de março de 1942
 Edição nº 52/ 27 de Dezembro de 2020

ÍNDICE

JESUS CRISTO, O PRÍNCIPE DOS REIS DA TERRA

 e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Aquele  que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados" (v.5).  Apocalipse 1.4-8.

          "Um artista pintou o quadro de um crepúsculo, com as árvores cobertas de neve e uma casa sombria, desolada e escura no meio de uma tempestade forte. Era um quadro verdadeiramente triste: então, com um lápis amarelo, o artista colocou uma luz brilhante que reluzia em uma das janelas. O efeito foi mágico: a cena toda transformou-se numa visão de conforto e ânimo". 

          O nascimento de Cristo foi assim também uma luz num mundo de trevas.

          Hoje é Natal, a maior festa da cristandade. Comemora-se o nascimento daquele que dividiu a História em duas eras. Até o mais convicto ateu ou o mais declarado pagão reconhecem essa realidade, quando colocam a data em um documento. 

          Mas não foi só no Natal que Jesus marcou a humanidade. Como diz o Apocalipse, Ele é o Princípio e o Fim.

          No verso 5 do texto lido, João dá uma tríplice identidade a Jesus Cristo:

1) Fiel Testemunha - Jesus revela Deus e dá testemunho dele.

2) Primogênito dos Mortos - Ele foi o primeiro a ressurgir dentre os mortos.

3) Príncipe dos reis da terra - Não há rei que se compare a Jesus Cristo.

          Neste Natal, celebre o nascimento de Jesus, não o menino da manjedoura, mas o Cristo vivo que reina e reinará para sempre. 

          Hoje é Natal. Celebremos. Mas o Rei está voltando, preparemo-nos para esse grande dia.

                                                                                (EXTRAÍDO - MANANCIAL)

Com amor,

Pr Denilson Novaes de Souza

Ministro de Evangelismo e Discipulado

 

COMUNICADO

Nossa MM Lindalva Moreira, estará de férias de 02 a 22 de Janeiro;  e nosso Pastor Claudio Duarte de 10 a 30 de Janeiro.

PODEMOS MUDAR ALGO COM OS CRISTÃOS NO ANO NOVO?

O ano de 2020 será lembrado como o ano da pandemia, o ano em que toda a humanidade percebeu sua fragilidade diante da vida. O ano de 2020 mostrou a insensibilidade e a indiferença em relação ao outro, mas mostrou solidariedade e sofrimento dos que se dizem ateus e dos cristãos também. A pergunta que não quer calar é a seguinte: a sociedade vai aproveitar as lições de 2020 para ser transformada?

Com a esperança gritando no meu peito, eu desejo que sim. Mas, ao mesmo tempo, revejo situações passadas e me permito duvidar, infelizmente. Veja um exemplo nítido no relato de Cortela:

“Em 1974, dois caciques da nação Xavante vieram visitar a cidade de São Paulo. Deixaram Cuiabá, desembarcaram no aeroporto de Congonhas e foram levados à unidade daquilo que hoje é a Funai. No dia seguinte, a programação era levá-los para conhecer lugares representativos da cidade. O itinerário começou pela Avenida Paulista, que os deixou estupefatos. No metrô, ficaram impressionados com a velocidade com que eram transportados. Próxima parada: o shopping center. Detalhe: os xavantes não usavam o dinheiro naquela época. Qualidade de vida para eles era ter acesso a alimentos. Pois bem, naquele templo do consumo, o que mais causou espanto nos indígenas foi a grande quantidade de espelhos. Eles não conseguiram entender por que a gente gostava tanto de se ver, em vez de olhar o outro. Se você estava com você o tempo todo, por que ia querer ver a si próprio, tendo tanta gente ao redor? Eles não conseguiram entender, nem a gente foi capaz de explicar.

Outro ponto turístico foi o estupendo Mercado Municipal, projetado por Ramos de Azevedo. Não foram necessários mais do que dois passos dentro daquele entreposto imenso, com comida em abundância, para que os índios ficassem maravilhados. Pilhas de alface, de tomate, de cenoura, de laranja. Um deslumbramento. Num dado momento, entretanto, um deles viu uma cena que passava despercebida pela maioria das pessoas que ali estava. Ele mostrou um menino negro, pobre (a gente sabia que era pobre pela roupa, o xavante não tinha aquele referencial), com um saquinho na mão pegando alface deteriorada, tomate estragado, batata já moída. “O que ele está fazendo?” Nenhum e nenhuma de nós notariam aquela situação corriqueira no cotidiano da metrópole, porque pareceria “normal”. Falamos: “Ele está pegando comida”. O cacique ficou quieto, continuou andando conosco, mas estava incomodado. Minutos depois, retomou o assunto:

 — Eu não entendi. Por que ele estava pegando a comida estragada do chão, se tem essa pilha de comida boa?

— É que para pegar comida dessa pilha aqui precisa de dinheiro. — E ele não tem dinheiro?

— Não.

— Por que ele não tem dinheiro?

O que ele está cutucando? A nossa base ética, o nosso valor de vida. Uma criança com fome, mesmo diante de uma pilha de comida boa, come comida estragada, e achamos isso normal?

— Ele não tem dinheiro porque é criança.

— E o pai dele tem?

— Não, o pai dele não tem.

— Não entendi. Por que você, que é grande, tem, e o pai dele, que é grande, não tem? De qual pilha você come, dessa daqui ou a do chão? — Dessa aqui.

— Por quê?

A única resposta possível para o cacique naquele momento foi a que algumas pessoas dão: “Sabe o que é? É que aqui é assim”. E os xavantes falaram algo de que nunca esqueci: “Vamos embora.” Não era para ir embora do mercado, eles queriam ir embora de São Paulo. Veja como eles são “selvagens”, pensariam alguns... Selvagens? São mesmo? Quem o é e como? A própria palavra “selvagem”, o que vive e vem da selva, usada nesse contexto e para avaliar os dois indígenas é preconceituosa e ameaçadora da diversidade, não é?

O texto dos Xavantes não é diferente de tantos outros relatos de insensibilidade e egoísmo nos dias atuais. Mas podemos - e somos chamados a fazer a diferença diante do mundo em crise! A diferença está na atitude, na compreensão da missão e no propósito alinhado com o querer de Deus e com o exemplo máximo de Jesus Cristo!

Sim, nós podemos mudar algo como cristãos no ano de 2021. Vamos?

CONTAMINADOS PELO AMOR

   Com maior ou menor intensidade, fomos tomados pelo medo de sermos contaminados pelo vírus da "COVID 19". Tomamos medidas de higienização e distanciamento no sentido de que não sejamos atingidos pela doença.

O nascimento de JESUS, preconizado por Isaias 9:6-9 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu...” Mostra-nos o Amor materializado, NÃO EXISTE DISTANCIAMENTO OU ISOLAMENTO É DEUS DEIXANDO SE TOCAR, É DEUS TOCANDO EM NÓS, É DEUS SAINDO DE SÍ MESMO E VINDO AO NOSSO ENCONTRO, É DEUS MOSTRANDO QUE O AMOR EXISTE E É REAL, QUE NÃO É SOMENTE UM SENTIMENTO, É O AMOR EXPRESSO NO OLHAR, NO TOCAR, NO ABRAÇAR, NO AFAGAR, NO PERDOAR... Tudo sofre tudo espera JESUS o VÍRUS que contamina a alma, nos contamina com seu AMOR INCONDICIONAL. NÃO SUSPEITA MAL, não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.

Só Deus pode trazer paz para aquilo que lhe aconteceu no passado, só Deus pode trazer um sentido para a sua vida no presente, e esperança no futuro neste momento de tantas dificuldades e incertezas e medo.

Deixe se contaminar pelo "VÍRUS DO AMOR". O AMOR DE DEUS SALVA, CURA DESENGANADOS, RESTAURA FERIDAS, LIGA PEDAÇOS, LIMPA  A ALMA, REGENERA, trás saúde física e emocional, trás vida a todos os que creem.

Deus nos visitou de modo único e não se repete. O EMANUEL, DEUS CONOSCO! É A PRESENÇA DE DEUS ENTRE NÓS É DEUS EM NÓS.

“Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros” (1 João 4:9-11).

SEJAMOS, POIS,  CONTAMINADOS PELO AMOR DE DEUS .

                                         Valdir Belizario

 

 

ADEUS 2020 E A DEUS 2021

E aí pessoal... Ano difícil né ?

Planos congelados, projetos adiados.

Talvez um ano de perdas de pessoas queridas pra vc. O nosso grito é por um 2021 diferente.

Para muitos o Ano novo é uma época de expectativas e uma nova perspectiva. E isso é muito bom.

As tristezas e dores do ano findo vestem-se agora de esperança. É verdade que nesta época estamos mais reflexivos, mas nossas reflexões podem estar centradas na esperança, ou no medo. Lembremos-nos das palavras do salmista: "Entrega teu caminho ao senhor, confia nele e o mais ele o fará".

Juventude da PIB de Mesquita, devemos terminar este ano difícil com gratidão. Mesmo com todas as dificuldades, nosso Deus nos proporcionou momentos incríveis e sabemos que ele nunca nos abandona mesmo nos momentos de maior dor. Estamos esperançosos por tudo que realizaremos em 2021. Vamos entregar ao nosso Deus esse novo ano e trabalhar para nos aproximarmos cada vez mais da sua vontade. Vamos investir tempo com Deus na leitura da Palavra e em oração. E que assim, sintamos que em nós é "ano novo" permanente.

Que possamos exclamar com muita esperança: A Deus, Ano Novo!

Atenção!

Toda segunda, 19h, encontro dos adolescentes, e toda a quinta, 20h, dos jovens. Acontecem pela plataforma Zoom. Tempo de oração e estudo. Não fique de fora. Entre em contato com seus líderes e participe.

 

A VERDADEIRA SABEDORIA ESTÁ PERTO DE VOCÊ!

“Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Ele dá compreensão aos que obedecem aos seus mandamentos. Que o Senhor seja louvado para sempre!” (Salmos 111: 10).

Neste final de ano, muitos ou alguns gostariam de ser mais sábios no próximo ano. Está aí a receita! A verdadeira Sabedoria, a que vem do Alto, a que nos concede discernimento espiritual, equilíbrio, visão do Reino de Deus, pode ser recebida graciosamente através do desenvolvimento do temor de Deus, do zelo pelas coisas de Deus, e da obediência aos seus ensinos. Aproxime- se genuinamente de Deus, da Sua Palavra, da Sua Vontade, e receba gratuita e largamente da Sua Sabedoria.

 

EVANGELIZAR É CONVIDAR À FÉ EM JESUS

     Entregar um folheto, falar sobre algum texto ou episódio bíblico, testemunhar da experiência pessoal com Jesus, podem ser ações importantíssimas da etapa evangelizadora. Mas a evangelização completa-se com o convite, que é feito em nome do próprio Espírito de Deus, para que se creia na mensagem apresentada. Como a fé não é apenas uma compreensão mental, um assentimento ou uma concordância, o que se espera como resposta da fé? Fé é mais do que possamos compreender e, por isso, depende da ação do Espírito de Deus em nós. Fé inclui revisão de conceitos, disposição para mudança de vida e renúncia da própria vida, certos de que não podemos salvá-la sozinhos. A fé salvadora exige entrega incondicional da vida ao plano de salvação em Jesus.

                                                                                                           (EXTRAÍDO)

 

PIBMESQUITA EM AÇÃO

IMPORTA QUE FAÇAMOS AS OBRAS DAQUELE QUE ME ENVIOU

Prelúdio

Boas Vindas

“IMPORTA QUE FAÇAMOS AS OBRAS DAQUELE QUE ME ENVIOU” (João 9. 4)

Oração

Leitura Bíblica: 1 Pedro 2. 1-9

  1. Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências,
    2. Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação,
    3. Se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso.
    4. Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,
    5. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.
    6. Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.
    7. Para vós outros, portanto, os que credes, é a preciosidade; mas, para os descrentes, A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular
    8. E: Pedra de tropeço e rocha de ofensa. São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram postos.
    9. Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Canto “Adoramos o Cordeiro”

Adoramos o cordeiro
Adoramos o rei dos reis
Adoramos o cordeiro
Adoramos o rei

Com nossas mãos levantadas rendemos louvor
Com nossas mãos levantadas nos regozijamos
Com nossas mãos levantadas ao céu
Nós dizemos ao mundo que amamos o nosso rei

Ou, ou, ou nós amamos o nosso rei
Ou, ou, ou nós amamos o nosso rei
Ou, ou, ou nós amamos o nosso rei

Momento de Fidelidade e Gratidão

Canto “Geração de Adoradores”

Que não passe de nós o Teu Espírito
Que tudo o que foi dito a nós
Venha se cumprir
Que não seja preciso que se levante
Outra geração que vá avante
Venha sobre nós e realize o Teu querer

Geração de adoradores queremos ser
Sacerdócio santo pra te oferecer
O perfeito louvor
E em nossas vidas
Fluir o teu querer.

Oração de Gratidão

“Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus” (1 João 4. 15).

Mensagem da Palavra – Pr Renato Reis

Canto 433 HCC “Usa Senhor” (Coropos)

Usa, Senhor, todo meu ser, pra teu louvor.
Mãos, pés e voz, tudo consagro a ti.

Não há no mundo nada melhor
que dia a dia trabalhar por Jesus.
Por isso, tudo te entrego, ó Deus,
enquanto neste mundo eu viver.

Interação

Oração

Benção

Poslúdio

 

PAZ, ESPERANÇA E VIDA

Prelúdio

Boas Vindas

“Foram, pois, a toda pressa, e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura” (Lucas 2. 16).

Oração

Leitura Bíblica: Lucas 1. 46-56

  1. Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor,
    47. E o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador,
    48. Porque contemplou na humildade da sua serva. Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada,
    49. Porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome.
    50. A sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem.
    51. Agiu com o seu braço valorosamente; dispersou os que, no coração, alimentavam pensamentos soberbos.
    52. Derribou do seu trono os poderosos e exaltou os humildes.
    53. Encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos.
    54. Amparou a Israel, seu servo, a fim de lembrar-se da sua misericórdia
    55. A favor de Abraão e de sua descendência, para sempre, como prometera aos nossos pais.
    56. Maria permaneceu cerca de três meses com Isabel e voltou para casa.

Canto “Grandioso é o Senhor”

Vestido de esplendor
O santo Deus de amor
É rei da criação
É rei da criação

Na luz envolto está
Pra sempre reinará
O Deus da salvação
O Deus da salvação

Grandioso é o Senhor
Cantarei, grandioso é o Senhor
Seu nome exaltarei
Grandioso é o Senhor

Eterno imortal
Princípio e final
Senhor da terra e céus
Senhor da terra e céus

Deus pai, Deus salvador
Deus consolador
Ele é o trino Deus
Ele é o reino Deus

Grandioso é o Senhor
Cantarei, grandioso é o Senhor
Seu nome exaltarei
Grandioso é o Senhor

Então minha alma canta a ti Senhor
Grandioso és Tu
Grandioso és Tu

Grandioso é o Senhor
Cantarei, grandioso é o Senhor
Seu nome exaltarei
Grandioso é o Senhor

“É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2.11).

Momento de Fidelidade e Gratidão

Canto 28 CC “Nasceu o Redentor”

  1. Alerta ó terra entoa, o canto que ressoa;
    O mundo pecador, tem grande sorte e boa!
    A nova se vos dá, e quão alegre soa: Nasceu o Redentor!

    Nasceu o Redentor, nasceu o Redentor,
    O eterno Pai do céu seu Filho ao mundo deu,
    Alerta ó terra entoa, a nova alegre e boa: Nasceu o Redentor!

    2. A noite já passou, a aurora já raiou;
    O negro e denso véu de todo se rasgou.
    Dos montes através, o brado ressoou: Nasceu o Redentor!

  2. Nasceu o Rei da paz, num berço humilde jaz;
    Nas asas desse amor conforto a todos traz;
    Dizei em alta voz, que Cristo satisfaz: Nasceu o Redentor!
  3. Oh! gozo divinal, amor celestial;
    Quem pode te sondar ou ter um outro igual?
    Posso eu da morte réu, gozar ventura tal? Nasceu o Redentor!
  1. Ó povos, exultai, nações ó jubilai;
    Eis finda toda a dor jamais se dá um ai!
    A virgem deu a luz, a Deus glorificai! Nasceu o Redentor!

Oração de Gratidão 

ESPECIAL DE NATAL – Ministério Adoração e Artes

  • Jesus Nasceu (Vídeo Crianças)
  • Alegria
  • Adorem o Rei
  • Na Noite em que Nasceu
  • É Natal! É Natal! 

Mensagem da Palavra – Pastor Renato Reis 

Música “Haja Paz! Haja Luz!” (Coro Louvarte/Dança) 

Interação 

Oração 

Avisos 

Poslúdio

OREMOS PELOS IRMÃOS


Ana Luiza Barreira, Arildo & Marlete, Ednéa Barreto, Emília de Souza Baptista, Káthie Crivello (cunhada de Rosane), Kilmarina, Maria Helena & Júnior Lira, Josiane e Maria Eduarda (filha e neta de Catarina), Natália (sobrinha de Rosane), Rosane Crivelo, Tiago (filho de Rita Vital) e Valmir Anunciação.

 

FELIZ ANIVERSÁRIO!

Dia 27: Andreza Maria dos S. Monsores (3763-5972), Jorge Cabral da Silva (97472-8177);

Dia 28: Isabella Carolina S. Aleixo (2657-3728), Ivan Coimbra de Almeida (2767-6525), Pedro Lucas C. Rodrigues;

Dia 30: Leandro Carlos Souza (96427-4197), Marco Antônio F. Aleixo (2657-3728);

Dia 31: Luiz Alberto de L. Miranda (99247-3363);

Dia 01: Jansen de Souza Soares (98136-5801);

Dia 02: Isabelle Rachel L. Resende (3584-6855), Paulo César M. Barbosa (2768-4153);

PARABÉNS! QUE DEUS ABENÇOE NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS!

 

 

CULTO PRESENCIAL

Clique no botão para fazer a sua inscrição