SER FILHA E FILHO DO PASTOR

ÍNDICE

SER FILHA E FILHO DO PASTOR

   Há algumas semanas, nos pediram para escrever sobre ser filha e filho do pastor. Quando começamos a conversar sobre o assunto, imediatamente nos lembramos dos desafios e situações únicas que vivenciamos todos os dias. E ficamos pensando em como compartilhar um pouco dessa experiência com os irmãos e irmãs – até porque existem furadas que só filha e filho de pastor(a) passam. Essa é uma tentativa de refletir sobre a nossa trajetória e o que temos aprendido com ela.

   Ser filha e filho do pastor é sentir as orações de toda a igreja. É ouvir palavras de carinho, e saber que sempre tem alguém intercedendo por nossas vidas. Mas é também carregar parte da responsabilidade do pastoreio.  Muitas vezes, recebemos o título de “filha/filho do pastor” antes mesmo do nosso próprio nome. Sabemos que somos sempre observados, e que existe a expectativa de que sejamos perfeitos exemplos de conduta. E, apesar de compreendermos que ela é natural, lidar com isso é uma pressão muito grande, porque conhecemos os nossos defeitos e temos medo de não conseguir corresponder ao esperado. Sim, somos pecadores e não temos intenção alguma de fingir que não somos. Mas estamos no mesmo propósito, o de ser mais parecidos com Cristo. O fato de sermos os filhos do pastor não interfere nisso.

                Mas, apesar de conhecermos bem as partes difíceis dessa missão, decidimos dar ênfase, também, às partes boas. Desde pequenos, valorizamos a experiência de ter, dentro de casa, alguém que dedica toda a sua vida a Deus. De manhã, quando acordamos, nosso pai já está mergulhado nos estudos da Bíblia. Todos os dias, a primeira atividade dele é buscar descobrir um pouquinho mais das revelações de Deus, através de sua palavra. Não há dúvidas de que isso o torna um pastor melhor, mas também se reflete nas suas atitudes como pai. Quando precisamos de um conselho (ou até mesmo um puxão de orelha), ele sempre tem um versículo na manga. Nem sempre é fácil ouvir. Mas sabemos que sempre tem sabedoria e muito amor por trás de cada palavra.

                Entre todas as dificuldades do nosso papel, reconhecemos o grande privilégio que é ter o nosso pastor como pai. Não podemos falar por todos os filhos e filhas de pastores(as). Mas, na nossa experiência, percebemos o quanto o nosso pai é um homem de fé e temente ao Senhor. E somos gratos a Deus por sua vida, por seu exemplo, por seu amor por nós e por seu ministério. E, neste domingo, no dia dos filhos(as) de pastor,  queremos também agradecer aos membros da PIB de Mesquita por nos acolherem e nos sustentarem em oração.

Desejamos um grande abraço a todos e uma boa semana!

Maitê e Renan

A Igreja local, a Missio Dei e as agências missionárias

Há consenso, entre os missiólogos, que somente a partir do século XVI a palavra “missão” passou a ser usada em referência ao que a Igreja faz; antes, era entendida como a ação de Deus no mundo, e que a Igreja fazia parte dessa ação, não tendo ela própria uma missão. É certo que esse entendimento, por mais correto que esteja, levou a uma estagnação ou ao conceito de missões coloniais, até a “reforma” das missões modernas iniciadas por William Carey. 

Biblicamente, como em Atos 13, Deus tem uma missão no mundo (Missio Dei) e, para executá-la, dá à Igreja uma Missão. Gosto de pensar nesse plano de Deus a partir do seu objetivo final:

 

O final e o objetivo A Igreja como executora do Plano A tentativa frustrada: Israel A humanidade após a queda A queda: a escolha possível A criação
1Co 15.24-28,

Ef 3.10

Mt 28.18-20,

At 1.8

Ex 19.5-6,

Dt 6.7

Gn 6, Gn 11 Gn 3 Ec 4, Gn 1, Ef 3.10, Ap 13.8
Submissão voluntária
A escolha em amar o que não vê
A estratégia é sempre a multiplicação da submissão individual, não de estruturas. Amostras da não submissão. A escolha em não amar o que vê  

 

Mas, se é Deus quem está em Missão, e se a Igreja deve alinhar sua missão à Missio Dei, por que fazer missões através de Juntas e campanhas missionárias?

A primeira campanha foi a de assistência aos santos, e é referida em 2 Coríntios 8. Tinha o objetivo de ajudar os crentes da Judeia em um período de crise: cristãos de todo o mundo ajudando os de uma única parte.

O exemplo dos macedônios, que insistiram em participar, é impactante. Diferente dos macedônios, e por vários motivos, muitos ainda fazem a pergunta: por que fazer campanha missionária? Essa pergunta, geralmente, vem acompanhada de outras: Por que não fazemos missões sozinhos? Por que não investimos aqui perto? Por que não atendemos nossas necessidades primeiro? Com todo o respeito, essas perguntas são egoístas e ingratas. Se os crentes do passado tivessem feito os mesmos questionamentos e desistido de enviar missionários, nós não conheceríamos Jesus, hoje.

Mas, então, por que fazer missões através de Juntas e campanhas missionárias? Porque a propagação do evangelho não é igual em todas as regiões do mundo. No Brasil, por exemplo, estatisticamente, temos uma igreja para cada 900 pessoas, mas isso é só estatística. Na verdade, temos regiões inteiras sem nenhuma igreja evangélica. No sertão nordestino, por exemplo, 12 milhões de pessoas nunca ouviram falar de Cristo de forma intencional.

Todas essas regiões não alcançadas, sejam bairros, cidades ou países, só serão atingidas se os que já conhecem a verdade enviarem missionários e investirem na plantação de igrejas, como um dia alguém fez conosco.

As campanhas missionárias tentam equalizar isso e evangelizar toda a região que for enfatizada, não só com a evangelização em si, mas também com outras ações, como a construção de templos e obras sociais (a campanha de 2 Coríntios 8). Algumas regiões já estão mais desenvolvidas, em termos de alcance, e menos necessitadas de ajuda para missões diretamente, mas ainda assim precisam de ajuda para outras formas de alcance da Palavra, como obras sociais (a exemplo dos projetos Cristolândia).

Campanhas missionárias unem todas as igrejas num mesmo objetivo: cumprir a Missio Dei através da Igreja Local.

 

Pr. Milton Monte

Gerente Executivo de Comunicação e Mobilização

Até breve, irmã Eunice!

Dona de uma voz inconfundível, de uma energia contagiante e de talentos admiráveis. Uma Mulher Cristã em Ação incansável em suas atividades na igreja ou no seu lar. Muitas vezes incompreendida, mas dona de um coração generoso e perdoador. Assim era a irmã Eunice Sanches que conhecíamos. Tive a honra de ser liderada por ela e agora, anos depois, a honra também de a liderar no Ministério Feliz Idade. Era uma excelente líder. Mas também sabia ser liderada.

Amava Missões, seja ela qual fosse. Vestia todas as camisas das campanhas e trabalhava por elas para que o alvo fosse alcançado. Participou de todos os nossos congressos. E pudemos nos despedir, sem sabermos, no nosso último, em Angra, a alguns dias atrás. Em nós, do Ministério Feliz Idade, ficará muitas saudades, mas a certeza de sua alegria em estar ao lado do nosso Senhor Jesus Cristo, onde todos nós estaremos um dia também.

Só temos a agradecer a Deus a vida da irmã Eunice aqui conosco e pelos seus serviços prestados na Casa do Senhor.

"O Senhor deu, o Senhor levou; bendito seja o nome do Senhor!" (Jo 1.21).

REUNIÃO

Reunião do Ministério Feliz Idade no dia 20/10, às 17 horas.

 

 

BENÇÃO PARA O POVO

"E seja o vosso coração perfeito para com o Senhor nosso Deus, para andardes nos seus estatutos, e guardardes os seus mandamentos, como hoje o fazeis" (1Rs 8.61)
          Antes de Salomão abençoar o povo, ajoelhou-se em atitude de reverência e oração diante do altar do Senhor e, em alta voz, com as mãos erguidas em direção ao céu, abençoou todo o povo de Israel. Que momento tão significativo! No início da bênção usou duas palavras de conteúdo muito forte, a saber - "coração perfeito", que quer dizer completamente íntegro. Essa lealdade para com o Senhor dá o direcionamento para andarmos, como povo de Deus, nos seus estatutos, guardando os santos mandamentos. Tenhamos um momento de reflexão e cheguemos à contrição que tanto agrada o coração de Deus: espírito quebrantado, coração humilde e arrependido. Quando nos sentimos contritos diante do Pai, Ele, pelo seu amor, aceita-nos e restaura-nos completamente. Cada um de nós exerce influência no local onde atua: no lar, na igreja, na área educacional, política, no campo de assistência social, na sociedade como um todo. Segurando firme na mão de Deus, caminhemos na estrada da vida testemunhando que vivemos prosseguindo para o alvo da soberana vocação, buscando ter um coração perfeito e seguindo os mandamentos de Deus.
                                                                                                   (EXTRAÍDO)

 

PIBMESQUITA EM AÇÃO

QUEM PRECISA DE MAIS FÉ?

Prelúdio – Música da Campanha Adulto 

Canto “Eu te Louvarei”

És Tu, única razão da minha adoração, ó Jesus
És Tu, única esperança que anelo em ter, ó Jesus

Confiei em Ti, fui ajudado
Tua salvação tem me alegrado
Hoje há gozo em meu coração, com meu canto Te louvarei

Eu Te louvarei, Te glorificarei
Eu Te louvarei, meu bom Jesus
Eu Te louvarei, Te glorificarei
Eu Te louvarei, meu bom Jesus

És Tu, única razão da minha adoração, ó Jesus
És Tu, única esperança que anelo em ter, ó Jesus

Confiei em Ti, fui ajudado
Tua salvação tem me alegrado
Hoje há gozo em meu coração, com meu canto Te louvarei

Eu Te louvarei, Te glorificarei
Eu Te louvarei, meu bom Jesus
Eu Te louvarei, Te glorificarei
Eu Te louvarei, meu bom Jesus

Em todo tempo, Te louvarei
Em todo tempo, Te adorarei

Eu Te louvarei, Te glorificarei
Eu Te louvarei, meu bom Jesus
Eu Te louvarei, Te glorificarei
Eu Te louvarei, meu bom Jesus

Canto “Eu Quero Mais”

O meu coração deseja mergulhar em tua presença desfrutar cada momento
E ali sempre permanecer
Meu Senhor, te amo tanto, que eu não consigo me conter
Vou anunciar tua glória e manifestar o teu poder
Eu quero mais de ti, eu quero mais de ti
Mais do teu espírito, mais da tua unção
Mais de ti, Senhor

Eu quero mais de ti, eu quero mais de ti
Mais do teu espírito, mais da tua unção
Mais de ti, Senhor

O meu coração deseja mergulhar em tua presença desfrutar cada momento
E ali sempre permanecer
Meu Senhor, te amo tanto, que eu não consigo me conter
Vou anunciar tua glória e manifestar o teu poder

Eu quero mais de ti, eu quero mais de ti
Mais do teu espírito, mais da tua unção
Mais de ti, Senhor

Eu quero mais de ti, eu quero mais de ti
Mais do teu espírito, mais da tua unção
Mais de ti, Senhor

Mais de ti

Mais de ti

Mais de ti, Senhor

Mais de ti

Mais de ti

Mais de ti, Senhor 

Mais de ti

Mais de ti

Mais de ti, Senhor

Eu quero mais de ti, eu quero mais de ti
Mais do teu espírito, mais da tua unção
Mais de ti, Senhor

Eu quero mais de ti, eu quero mais de ti
Mais do teu espírito, mais da tua unção
Mais de ti, Senhor

Leitura Bíblica: Efésios 3. 17-19

E, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor,
A fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade
E conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.

Momento de Fidelidade e gratidão

Canto 348 HCC “A Minha fé e o Meu Amor” (Mote/Bradbury)

Minha esperança, até o fim é Cristo, que morreu por mim.
Eu creio só no meu Senhor, no nome do bom Redentor.

A minha fé e o meu amor estão firmados no Senhor,
estão firmados no Senhor.

Se lhe não posso a face ver, na sua graça vou viver;
em cada crise, sem falhar, sempre hei de nele confiar.

A minha fé e o meu amor estão firmados no Senhor,
estão firmados no Senhor.

Jamais falhou ao prometer; nas lutas vem me socorrer.
Ao sobrevir a tentação, é Cristo e minha salvação.

A minha fé e o meu amor estão firmados no Senhor,
estão firmados no Senhor.

Momento de Oração 

Mensagem da Palavra – Pastor Renato Reis 

Canto 364 HCC “Mais de Cristo” (Hewitt/Sweney)

Mais de Cristo quero ver,
mais do seu amor obter,
mais da sua compaixão,
mais da sua mansidão.

Mais, mais de Cristo.
Mais, mais de Cristo.
Mais do seu puro e santo amor,
mais do meu Mestre e Salvador.

Mais de Cristo compreender,
quero a Cristo obedecer,
sempre perto dele andar,
seu amor manifestar.

Mais, mais de Cristo.
Mais, mais de Cristo.
Mais do seu puro e santo amor,
mais do meu Mestre e Salvador.

Mais de Cristo transmitir,
os seus passos vou seguir;
imitando seu viver,
vou seu reino promover.

Mais, mais de Cristo.
Mais, mais de Cristo.
Mais do seu puro e santo amor,
mais do meu Mestre e Salvador.

Interação 

Oração 

Benção 

Poslúdio

JESUS CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA

ENCERRAMENTO DA CAMPANHA MISSÕES NACIONAIS – 2021 JESUS CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA

 “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4.12).

 Canto “Sou Feliz”

Cantarei para sempre tuas misericórdias, os meus lábios confessarão
Tua fidelidade, aliança que não quebrará
É a tua palavra, eu sei,

Sou feliz por te conhecer e andar em tua luz, Senhor
Em teu nome me alegrarei nele está minha força

Quem nos céus se compara a ti?
Quem é como o Senhor?
Deus tremendo entre anjos, e temido na terra,

o teu reino jamais passará
Rocha da minha salvação,

Sou feliz por te conhecer e andar em tua luz, Senhor
Em teu nome me alegrarei nele está minha força

Teus são os céus, tua a terra e eu vivo pra te adorar

Teus são os céus, tua a terra e eu vivo pra te adorar

E eu vivo pra te adorar

E eu vivo pra te adorar

e eu vivo pra te adorar

e eu vivo pra te adorar 

Momento de Fidelidade e Gratidão 

Canto “Caminho No Deserto”

Estás aqui movendo entre nós
Te adorarei, Te adorarei
Estás aqui mudando destinos
Te adorarei, Te adorarei

Estás aqui operando milagres
Te adorarei, Te adorarei
Estás aqui transformando nossas vidas
Te adorarei, Te adorarei

Meu Deus é
Deus de milagres, Deus de promessas
Caminho no deserto, luz na escuridão
Meu Deus, esse é quem Tu és

Meu Deus é
Deus de milagres, Deus de promessas
Caminho no deserto, luz na escuridão
Meu Deus, esse é quem Tu és

Estás aqui tocando os corações
Te adorarei, Te adorarei
Estás aqui curando multidões
Te adorarei, Te adorarei

Estás aqui restaurando os corações
Te adorarei, Te adorarei
Estás aqui transformando histórias
Te adorarei, Te adorarei

Meu Deus é
Deus de milagres, Deus de promessas
Caminho no deserto, luz na escuridão
Meu Deus, esse é quem Tu és

Meu Deus é
Deus de milagres, Deus de promessas
Caminho no deserto, luz na escuridão
Meu Deus, esse é quem Tu és

Enxuga as lágrimas restaura os corações
Tu és a resposta, Jesus
Enxuga as lágrimas restaura os corações
Tu és a resposta, Jesus

Meu Deus é
Deus de milagres, Deus de promessas
Caminho no deserto, luz na escuridão
Meu Deus, esse é quem Tu és

Meu Deus é
Deus de milagres, Deus de promessas
Caminho no deserto, luz na escuridão
Meu Deus, esse é quem Tu és

Meu Deus é
Deus de milagres, Deus de promessas
Caminho no deserto, luz na escuridão
Meu Deus, esse é quem Tu és

Oração

Boas Vindas 

Apresentação dos Convidados 

Coral Cristolândia 

Testemunhos 

Mensagem da Palavra 

Coral Cristolândia 

Resultado das Ofertas - Grupos Missionários 

Música Oficial da Campanha: “A Esperança é Jesus” (Oliveira/Nelles)

Ergue-se um clamor na Nação,

em busca de solução;

da resposta certa que

traga a todos
esperança e paz.

Que só existe quem é capaz

de entender que só Cristo traz vida ao que nele crer.

E tudo pode em nossa
Pátria transformar

Seu povo escolhido
Deus me fez pra anunciar

o que Ele faz e, por amor,

não vou me calar.

De Norte a Sul vou proclamar:

Brasil, a esperança é Jesus!

Alegria nele encontrarás.

Brasil, a esperança é Jesus!

Nova vida Ele te dará.

Brasil

Seu povo escolhido
Deus me fez pra anunciar

o que Ele faz e, por amor,

não vou me calar.

De Norte a Sul vou proclamar:

Brasil, a esperança é Jesus!

Alegria nele encontrarás.

Brasil, a esperança é Jesus!

Nova vida Ele te dará.

Brasil

Cristo é a única esperança

deste mundo tão hostil.

Para a santa liderança

do evangelho no Brasil.

Cristo é a única esperança

deste mundo tão hostil.

Para a santa liderança

do evangelho no Brasil.

Brasil, a esperança é Jesus!

Alegria nele encontrarás.

Brasil, a esperança é Jesus!

Nova vida Ele te dará. 

Alegria nele encontrarás.

Nova vida Ele te dará.

Brasil 

Oração

Agradecimentos

Poslúdio 

OREMOS PELOS IRMÃOS


Ana Luiza Barreira, Antero Volotão Barreira, Antônio Luís da Silva Cavalcante, Danielle da Silva Faria, Ednéa Barreto, Elisete Lira, Emília de Souza Baptista, Káthie Crivello (cunhada de Rosane), Eunice Sanches, Kilmarina, Marlete, Maria Helena & Júnior Lira, Josiane e Maria Eduarda (filha e neta de Catarina), Maria Inezinha da Silva Rodrigues, Natália (sobrinha de Rosane), Raimundo do Nascimento, Severino Ferreira, Tiago (filho de Rita Vital), Yvone Ferreira da Silva, Valmir Anunciação.

 

FELIZ ANIVERSÁRIO!

Dia 17/10: Idevirgem Bello Rodrigues (2696-3124);

Dia 18/10: Matheus Robson Macieira Lourenço (96531-3973);

Dia 19/10: Billy Marinho Pereira de Souza (3765-38710);

Dia 21/10: Angélica Silva Barros (98437-5325), Cleverson Kauffman Bigarini (97475-8729);

Dia 22/10: Thereza Carlos de Souza (98006-9387);

Dia 23/10: Danilo Vilela Brício (99484-0285);

PARABÉNS! QUE DEUS ABENÇOE NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS!

 

 

CULTO PRESENCIAL

Clique no botão para fazer a sua inscrição